terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jaraguá do Sul

“Canções e Lendas de Norte a Sul do Brasil” é o espetáculo preparado para este final de ano pelo Coral da Unerj, que realizará duas apresentações na próxima semana, ambas com entrada franca: no Grande Teatro da Scar, a partir das 20h30 de segunda (6); no Campus da Unerj, às 20 horas de quarta (8). Viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o evento tem o apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Fundação Cultural/JS. Os ingressos podem ser retirados no setor de Pesquisa e Extensão da Unerj, na secretaria da Scar e na Fundação Cultural.

Regido pela Maestrina Liara Roseli Krobot, o Coral da UNERJ apresentará 15 canções do folclore brasileiro, sendo três de cada uma das cinco regiões do País. Do Sudeste: Samba Lelê, Galo Garnizé e Zé Pereira. Do Sul: Negrinho do Pastoreio, Cantiga do Boi de Mamão e Cuá-fubá. Do Nordeste, Muié Rendera, Suíte Nordestina e Asa Branca. Do Norte, Suíte de Cantos Paraenses, Uirapuru e Foi Boto Sinhá. Do Centro-Oeste, Anda à Roda, De Pastoris e Reisados e Suíte de Cantos Paraenses. De acordo com os realizadores do espetáculo, as apresentações são didáticas, com o intuito de resgatar a cultura popular brasileira e educar para a formação de plateia, refletindo as diferenças culturais do Brasil.

Cidade Histórica

Joinville

Joinville recebeu nesta terça-feira, dia 30 de novembro, o parecer favorável ao Projeto encaminhado ao PAC das Cidades Históricas para a Contratação de Projetos de Restauro e conservação. O documento - muito celebrado pelas equipes da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) que encabeçaram o projeto na cidade - é assinado pela arquiteta e urbanista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Santa Catarina, Liliane Janine Nizzola.

O projeto, na casa dos R$ 1, 143 milhão, tem uma contrapartida orçamentária do município de R$ 228.910,24 e está de acordo com o que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias em vigor. Como explica a gerente de Patrimônio, da FCJ, Elizabete Tamanini, este é um grande avanço para a cidade que poderá contratar projetos executivos de restauro, viabilizando a futura contratação das obras para recuperação dos bens. "É uma das grandes ações deste governo e uma prova de boa articulação entre as equipes e o Governo Federal",destacou o diretor presidente da FCJ, Silvestre Ferreira.

Como descreve o parecer técnico do Iphan, "os imóveis a serem recuperados são exemplares representativos para a comunidade local, incluem a Estação da Memória, o Museu Nacional da Colonização e Imigração, Museu de Arte, Casa Fritz Alt e Casa Krüeger, Alameda Brüstlein, Sambaqui da Caieira e do Rio Comprido, e integram o conjunto de imóveis de relevância histórica da cidade e carecem de conservação e recuperação. A contratação de projetos é oportuna e necessária para viabilizar a posterior contratação e execução das obras de restauro. O resultado deste projeto muito tem a contribuir na perspectiva da conservação e recuperação dos bens e consolidação das atividades culturais que neles ocorrem".

O Iphan também ressalta que "a Prefeitura de Joinville, conjuntamente com a Fundação Cultural de Joinville, dispõe de corpo técnico para acompanhar a sua execução do projeto, conforme currículos anexados ao Siconv". "Uma prova de que valeu a pena o investimento da gestão num quadro técnico de qualidade para atuar com profissionais capacitados e em programas e projetos voltados ao desenvolvimento social e cultural do município", enfatiza o diretor presidente da FCJ, Silvestre Ferreira.

Lançamento de livro

São Bento do Sul

Corrente de Leitura

Jaraguá do Sul
 
Pouco mais de uma hora depois que a equipe da Biblioteca Pública Rui Barbosa deixou os três livros do Projeto Corrente de Leitura – Passe Adiante nos bancos do Terminal Urbano, no início da tarde de sexta-feira (26), todas as obras já estavam nas mãos de leitores. A informação é da supervisora da biblioteca, Dianne Katie Konell Chiodini, acrescentando que o estudante Ruan Roberto Pereira, de 15 anos, foi o primeiro e acabou ficando com “O enigma do quatro”, do norte-americano Ian Caldwell. “Ele disse que quando viu os livros sendo abandonados nos bancos imaginou que éramos um bando de loucos, mas gostou da ideia ao explicarmos a intenção do projeto”, comentou a supervisora.

Já “O monge do andar de baixo”, do também estadunidense Tim Farrington, foi pego pela vendedora Fátima da Silva, de 34 anos. De acordo com Dianne, a leitora pensou que alguém tivesse esquecido a obra no banco depois de ter retirado como empréstimo da Biblioteca Rui Barbosa, aonde já se dirigia para devolvê-la quando foi informada que se tratava da Corrente de Leitura. “Ela falou que ia adorar ler o livro e depois passaria a outras pessoas, com certeza.” O terceiro título – “O segredo”, da australiana Rhonda Byrne – ficou com Clovis Reis Cravo Branco (foto), de 56 anos, índio xoclengue, da reserva de Ibirama, que estava de passagem por Jaraguá. Ele perguntou se poderia levar o livro e agradeceu pelo “presente” ao receber o consentimento da equipe da biblioteca.

Noites de Natal - abertura

São Bento do Sul

Uma hora antes do início das apresentações que marcaram a abertura das festividades do projeto Noites de Natal, sábado (27), a Praça Getúlio Vargas, e proximidades, já estava lotada pelo público. A procura era pelo melhor espaço para ficar mais próximo das escadarias da Igreja Matriz e assistir de perto a programação e a chegada do Papai Noel. O evento contou com a participação de artistas locais, que apresentaram canções dos tempos de infância, com o objetivo de resgatar lembranças do passado.

As mais de cem crianças do coral da Escola Henrique Schwarz, com vestes brancas, lotaram as escadarias e tiveram participação especial nas apresentações. Anjos foram lembrados na doce voz de Luiza Beatriz de Souza Schindler com a música “Alguém no Céu”. Ao som de “Natal das crianças”, interpretada pela cantora Ana Maria Giraldi, o Papai Noel chegou. O Bom Velhinho desceu os degraus da Igreja Matriz para dar sua mensagem de paz e distribuir balas para a criançada. A festa de abertura contou ainda com show de fogos com dez minutos de duração.

Até dia 23 de dezembro, o Papai Noel estará todas as noites na Praça Getúlio Vargas, a partir das 19h30 para tirar fotos e ouvir os pedidos das crianças. Ainda na Praça acontecem apresentações culturais, com a participação de alunos da rede municipal, e retretas especiais com a Banda Treml e Escola de Música Donaldo Ritzmann. O Mercado de Natal também atenderá todas as noites e na sexta-feira (03), acontece o Desfile de Natal na rua Barão do Rio Branco. A programação está no blog, algumas postagens atrás.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Curso de Guia de Leitura

Jaraguá do Sul

A Fundação Cultural e o Arquivo Histórico promovem o Curso de Guia de Leitura, na segunda e terça-feira (29 e 30), das 19 às 22 horas, na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa (Av. Getúlio Vargas, 245 – Centro). As vagas são limitadas a 40 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo email arquivohistorico@jaraguadosul.com.br ou pelo telefone 3275-1300.

Destinado principalmente a professores e auxiliares de biblioteca, o curso apresenta programa de leitura e indicação de livros, para incentivar a leitura entre os jovens. O ministrante é o coordenador técnico da Feira do Livro de Jaraguá do Sul e livreiro divulgador da Editora Design, Gelson Bini. Atuando como livreiro divulgador há 10 anos, ele também é um dos criadores do Fórum Literário de Jaraguá do Sul e idealizador do Guia de Leitrua, na biblioteca do Sesc, onde foi implantado em 2009 e que, a partir deste ano, passou a atender as unidades da instituição em Joinville, Brusque, Itajaí, Criciúma, Lages, Laguna, Tubarão e Rio do Sul.

Este é o último dos quatro cursos voltados à área de Patrimônio Histórico Documental e Imaterial programados para novembro. Os outros três foram os cursos de Elaboração de Projetos (dia 6), de Organização de Arquivos (19 e 20) e de Ação Educativa em Museus (22 e 23). A agenda ainda inclui uma palestra História, Memória e Identidade, agendada para 3 de dezembro, das 19 às 22 horas, no auditório da Amvali (Rua Arthur Gumz, 88 – Vila Nova), com a palestrante Sandra Guedes, bacharel, licenciada, mestre e doutora em História, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP. São 60 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo email arquivohistorico@jaraguadosul.com.br ou pelo telefone 3275-1300. Os interessados ainda têm a opção de se inscrever no dia e local de cada um destes dois últimos eventos, desde que haja vagas.

A coordenadora Silvia Kita explica que os eventos integram a programação comemorativa ao Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro –, envolvendo atividades culturais nas áreas de dança, música e teatro, sob a organização da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Conselho Municipal de Cultura.

Apresentação de Ballet

Joinville

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ), a Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e a Escola Municipal de Ballet convidam a comunidade, alunos e pais para prestigiar as apresentações de encerramento do ano letivo da escola. A programação amanhã (27) e domingo (28), no Teatro Juarez Machado, com entrada gratuita.

Os alunos iniciantes apresentam o espetáculo infantil "Dona Sapatilha e seus convidados", que traz toda a beleza da floresta. Entre os participantes do evento, se apresentam também alunos do curso de extensão do Centro Comunitário Costa. No palco do teatro devem se apresentar mais de 200 alunos entre os cursos de ballet clássico e sapateado. O espetáculo será realizado às 15h30, nos dois dias.

O segundo espetáculo apresentado pela Escola Municipal de Ballet leva o título "Cores & Sons", realizado nos mesmos dias, mas às 19h30. Além do ballet clássico, os grupo infantis e juvenil apresentam coreografias de jazz, danças populares, sapateado e dança moderna. As apresentações são gratuitas e abertas ao público. Os interessados podem retirar os ingressos para os espetáculos na secretaria da Casa da Cultura.

Concerto Canto Coral

São Bento do Sul

Terça-feira (30), haverá concerto do Projeto Canto Coral na Igreja Batista da Paz, no bairro Cruzeiro. Participarão a Camerata Vocal, o Conjunto de Câmara e a Orquestra de Câmara São Bento do Sul. Já para o dia 7 de dezembro será realizado o grandioso concerto na Igreja Evangélica Luterana do centro com participação do Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann e Orquestra de Câmara São Bento do Sul. Quem quiser comparecer basta levar um quilo de alimento não perecível, o ingresso, além de permitir acompanhar uma bela apresentação, é beneficente. Toda a arrecadação será doada ao Hospital e Maternidade Sagrada Família, APAE e Casa Espírita Chico Xavier.

O Projeto Canto Coral – Espetáculo e Formação Musical visa buscar excelência quanto a qualidade do Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Para isso o projeto ofereceu aos cantores aperfeiçoamento técnico específico através de aulas de Teoria Musical e Técnica Vocal direcionadas ao canto coral, somada aos ensaios de naipe e ensaios gerais, com objetivo de realizar concertos levando à comunidade um pouco mais de conhecimento sobre o funcionamento e a importância artística e social do coral bem como a beleza de seu espetáculo.

Três concertos didáticos ocorreram nas escolas Dalmir Pedro Cubas, Castelo Branco e Rodolfo Berti, com a presença de 800 alunos, aproximadamente. As apresentações foram no dia 28 de setembro. Em 9 de novembro houve concerto do coral na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, com repertório erudido e popular.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Noites de Natal - programação

São Bento do Sul

Confira aqui toda a programação da promoção natalina no município.

27/11 - 20h30min - Abertura "NOITES DE NATAL" - Escadarias da Igreja Matriz – Centro
 - Abertura da FEIRA DE NATAL - Praça Getúlio Vargas
 
30/11 – 20h - Concerto do Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann, Conjunto de Câmara Donaldo Ritzmann e Orquestra de Câmara São Bento do Sul – Igreja Batista da Paz no bairro Cruzeiro. Ingresso 1kg de alimento não perecível, exceto sal.
 
 03/12 - 20h30min - Desfile de Natal na Rua Barão do Rio Branco e Abertura da Exposição de brinquedos na Secretaria de Turismo
 
05/12 - 20h - Concerto de Natal do Grupo Coral e Musical Edelweiss na Igreja Luterana de Oxford
 
07/12 - 20h – 4º Grandioso Concerto – Natal Barroco do Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann, Conjunto de Câmara Donaldo Ritzmann e Orquestra de Câmara São Bento do Sul na Igreja Luterana do Centro – Ingresso 1kg de alimento não perecível, exceto sal.
 
09/12 – 20h – Apresentação do Quarteto Sambaqui, de Joinville, no Auditório da Escola de Música Donaldo Ritzmann – Entrada Franca
 
14/12 – 19h 30 – Apresentação da Orquestra Som Brasil da Escola de Música Donaldo Ritzmann – Praça Getúlio Vargas.
 
15/12 – 19h 30 - Audição de encerramento da Escola de Música Donaldo Ritzmann na Soc. Ginástica
 
16/12 – 19h 30 – Apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Donaldo Ritzmann e Grupo de Flautas “Ad Libitum” - Praça Getúlio Vargas
 
17/12 – 19h 30 - Cerimônia do "Opuatek" (Pão Ázimo) - Encontro da Cultura Polonesa na Igreja Nossa Senhora Aparecida – Oxford
 
17/12 – 19h 30min - Apresentação da Banda Sinfônica da Escola de Música Donaldo Ritzmann e Grupo de Trompetes – Praça Getúlio Vargas
 
20/12 - 20h - Retreta da Banda Treml - Praça Getúlio Vargas
 
21/12 - 20h - Concerto Natalino da Polska Orkiestra z Brazylii e Coral Santo Estanislau – Praça Getúlio Vargas
 
de 29 de novembro a 10 de dezembro, de segunda a sexta-feira, às 19h30 haverá apresentações Culturais no Coreto da Praça Getúlio Vargas

Concerto Tributo ao Cinema

Jaraguá do Sul


A Cia. Musical Euterpe e a Sociedade Cultura Artística promovem a quarta edição do concerto Tributo ao Cinema. O evento ocorre domingo (28), a partir das 20h30, no Grande Teatro da Scar. O evento também conta com a participação da Associação Musical Jonas Alves de Souza, de Jaraguá do Sul, da Jazz Band Elite, de Corupá, e da Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser, de Pomerode.

Os músicos interpretarão temas de filmes que foram sucesso nas telas de praticamente todo o mundo, como Guerra nas Estrelas, Parque dos Dinossauros, ET, Tubarão, Superman, Rocky e Grease – Nos Tempos da Brilhantina. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na Fundação Cultural, na Scar ou com os músicos da Cia. Musical Euterpe. Só não entendi porque precisa de ingresso se a entrada é franca... Talvez porque sejam cadeiras limitadas.

Festival de Jazz

Joinville

Sábado (27), na Estação da Memória, a cidade tem um encontro com a Música Pura, com a realização da 8º Joinville Jazz Festival, que nesta edição será caracterizado pela Virada do Jazz: 12 horas de música instrumental, das 10 às 22 horas.

Nesse período, serão promovidos nove shows com músicos de Joinville, Itajaí, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Neste ano, o festival será totalmente gratuito e irá valorizar especialmente os músicos locais com o Palco Livre, destinado aos artistas que quiserem se apresentar nos intervalos. As inscrições devem ser feitas no local do evento.

Embora as apresentações musicais estejam concentradas no sábado, o festival já começou hoje, com o início da Oficina em Ensaio Aberto, com Heraldo Do Monte, uma estrela da música instrumental brasileira que fará o show de encerramento ao lado de músicos locais que forma a Joinville All Star Band 2010. A oficina gratuita continua amanhã, das 14 às 17 horas, no Conservatório Belas Artes.

CLUBINHO: aula e prática para crianças
Desta vez, o Clubinho do Jazz, aberto a crianças de 9 a 12 anos, será diferenciado com a presença de novos mestres, o baterista Robertinho Silva e Suzana Machado. O baterista carioca Robertinho Silva é considerado uma lenda viva da percussão e bateria brasileira, um dos músicos mais experimentados do país. Traz no currículo apresentações ao lado das maiores estrelas da música brasileira, como Milton Nascimento, com quem trabalhou por 26 anos. Suzana Machado também é carioca e estudiosa musical e realiza cursos de capacitação em Educação Musical em ONGs, Oficinas de Construção de Instrumentos com material reciclável e Prática de Coral.

O Clubinho com Robertinho Silva e Suzana Machado será promovido no dia 27 de novembro, das 10 às 12h30, na Estação da Memória. Para as crianças participantes, tanto haverá a chance de aprender com estes excelentes mestres, como também de mostrar o que aprenderam numa apresentação descontraída, às 13 horas. Inscrições gratuitas no local do evento.

CHORINHO: na Estação
A já tradicional cena do Chorinhotambém está contemplada na Estação do Jazz, trazendo o melhor músico do gênero do mundo, na atualidade: o bandolinista Danilo Brito. A apresentação é imperdível e será realizada às 14h30.

Danilo é um jovem com carreira prodigiosa de talento e reconhecido. Aos 19 anos, foi nomeado o melhor instrumentista brasileiro pelo júri do Prêmio Visa. Com sua interpretação própria, virtuosidade e criatividade musical, se tornou um grande conhecedor dos estilos brasileiros, seus intérpretes e compositores.

Programação
Dia 27 - 10 às 22 horas
Local: Estação da Memória, Estação Ferroviária Joinville
Shows
10 horas: DEDO DE PROSA (Joinville)
11h30: CÁSSIO MOURA e GRUPO (Florianópolis)
13 horas: CRIANÇAS do CLUBINHO, com ROBERTINHO SILVA & SUZANA MACHADO (Rio
de Janeiro)
14h30: CHORINHO NA ESTAÇÃO - DANILO BRITO (São Paulo)
16 horas: ENTREVERO (Florianópolis)
17h30: ARNOU DE MELLO (Itajaí)
19 horas: MANO A MANO TRIO (Curitiba)
20h30: ANA PAULA SILVA (Joinville)
22 horas: HERALDO DO MONTE & JOINVILLE ALL STAR BAND (São Paulo e Joinville)

CLUBINHO DO JAZZ
Dia 27 - 10 às 12h30: clubinho / 13 horas: apresentação ao público
Local: Estação da Memória, Estação Ferroviária Joinville
COMROBERTINHO SILVA & SUZANA MACHADO

OFICINAS EM ENSAIO ABERTO
Guitarra - Bateria - Baixo - Sopros - Teclado
Dias 25 e 26 - das 14 às 17 horas - no Conservatório Belas Artes
HERALDO DO MONTE & JOINVILLE ALL STAR BAND

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Semana de Incentivo à Leitura

Porto União

Crianças da rede pública municipal já comemoram o resultado da Semana da Leitura 2010, organizada pela Secretaria de Educação. Durante este mês os nomes dos vencedores foram divulgados e cada escola realizou a entrega das premiações.
 
O projeto orienta os alunos em criar desenhos, frases, histórias, poesias e outros textos relativos a assuntos específicos para cada nível escolar. Os trabalhos foram produzidos em outubro nas salas de aula e avaliados pelos professores e direção. Os destaques foram expostos em cada escola para colegas e familiares acompanharem o desempenho dos alunos.

Grana preta com artesanato

São Bento do Sul

Quem poderia imaginar que artesanato pudesse render tanto? R$ 10,5 mil foi o que deixaram na cidade turistas do Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Timbó e outras cidades próximas. O investimento ficou no Salão de Artes e ARtesanato, realizado na Sociedade Bandeirantes, onde passaram cerca de 1,5 mil pessoas.

Pedro Bitencourt, presidente da Fundação Cultural disse que o resultado motivou a equipe para a próxima edição. “Os artistas inovaram na apresentação de seus produtos, a variedade e qualidade sempre foram referenciais deste evento”, afirma. Também pudera, se 1,5 mil turistas e R$ 10,5 mil não servem para motivar os artesãos o que mais serviria? Mas em comparação a outras áreas o investimento e retorno ainda parece pequeno.

Mesmo assim o crescimento da receita foi visível. Na edição 2009, foram 1.021 visitantes e uma receita de R$ 7,4 mil. Ao contrário do que informa a Prefeitura, isso não basta para fazer o salão se tornar tradicional, pois ainda faltam algumas edições para isso acontecer. Segundo o dicionário, "tradição" significa "costumes que vêm do passado", o que não é o caso do salão, ao menos ainda não. Difícil é dizer quando um evento se torna tradicional ou não. A mostra de arte em Joinville está na 40a edição e se tornou tradição com o tempo. Mas a torcida pelo artesanato da cidade dar certo no salão continua.

Patrimônio Histórico - palestras

Jaraguá do Sul

O ciclo de palestras sobre patrimônio histórico promovido pela Fundação Cultural encerra amanhã (24), com o tema "O patrimônio histórico e sua contextualização - parte 2", apresentada pela arquiteta e professora titular da Furb, Yone Yara Pereira. O evento será realizado das 19 às 21h30, nas dependências da Biblioteca Pública Rui Barbosa (Av. Getúlio Vargas, 245 – Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no local da palestra.

Coordenador do ciclo e arquiteto da Fiscalização do Patrimônio Histórico, Carlos Baratto salienta que as palestras são voltadas à população em geral, mas principalmente aos proprietários de imóveis considerados patrimônio pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan), empresários da construção civil, empreendedores e incorporadores imobiliários. De acordo com ele, esta iniciativa – que envolve um total de quatro palestras – tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade.

O ciclo iniciou em outubro, com os temas "O Art Déco e sua presença no centro histórico das cidades catarinenses" e "O patrimônio histórico e sua contextualização – parte 1", prosseguindo na segunda semana deste mês com a palestra “Patrimônio Histórico Edificado - Paisagem Cultural e Lugares de Memória Cidadã”.

Natal dos Sonhos

Joinville

O Natal dos Sonhos 2010 será dia 5 de dezembro (um domingo), a partir das 19h30, na Praça Dario Salles, no centro. A programação, divulgada ontem (22), prevê apresentação da Orquestra Camerata Dona Francisca, grupos de Ternos de Reis, crianças do programa Canto e Dança das escolas municipais, apresentação da banda de Corpo de Bombeiros, chegada do Papai Noel e espetáculo pirotécnico.

Como em 2009, estão programadas atrações nos bairros com noites especiais em sete secretariais regionais. Estão previstas apresentações musicais e culturais, com a apoio da Fundação Cultural.

Programação

26/nov - sexta-feiraHorário: 19h30
Local: Praça David da Graça
(Rua Alferes Schmidt - Comasa)

27/nov - sábadoHorário: 16h
Local: Escola Municipal Prof. Lacy Flores
(Rua São Clemente - Itinga)

1º/dez - quarta-feiraHorário: 19h30
Local: Secretaria Regional
(Rua Alwin Passold - Vila Nova)

3/dez - sexta-feiraHorário: 19h30
Local: Terminal de Ônibus
(Rua Minas Gerais - Nova Brasília)

4/dez - sábadoHorário: 19h30
Local: A definir

5/dez - domingoHorário: 19h30
Local: Praça Dario Sales
(Rua 9 de Março - Centro)

9/dez - quinta-feiraHorário: 19h30
Local: Praça Caetano Évora da Silveira
(Rua Olavo Bilac - Pirabeiraba)

11/dez -sábadoHorário: 16h
Local: Próximo à Base da Polícia
(Av. Júpiter - Jardim Paraíso)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Artesanato de natal

Porto União

A Casa Cultural Aníbal Khury, mais conhecida como Castelinho, abre suas portas para uma exposição especial, mostrando objetos de decoração e guloseimas com motivos natalinos. 

Artesanatos da Igreja Luterana, caixas de Natal da Apae, trufas e pães decorados, bolachas amanteigadas, pães de mel recheados com damasco e artesanato em EVA, tudo confeccionado por artesãos e confeiteiros da região. 

Uma verdadeira amostra da criatividade encontrada em Porto União e região. A exposição é aberta em horário comercial a toda comunidade. Aceitam-se encomendas, que devem ser feitas na secretaria do Castelinho.

Prêmio de música

Itaiópolis


Leonardo de Assis Nunes, tutor presencial do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi premiado no Prêmio Funarte de Composição Clássica, promovido pelo Ministério da Cultura. Sua obra foi uma das 59 selecionadas dentre 384 inscrições. As peças contempladas serão executadas durante a 19ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Considerada a mais importante mostra de música erudita do país, a Bienal será realizada no segundo semestre de 2011 na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Os principais critérios de seleção foram qualidade musical e viabilidade de execução das obras.

Natal mafrense

Mafra

Três grandes eventos para marcam dezembro. Segue agenda:

Dia 01/12 - Formatura

No dia 1º de dezembro, quarta-feira, a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes "Tutão" acontece a formatura dos 562 alunos da segunda turma das oficinas culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Na ocasião serão expostos trabalhos realizados, além de apresentações artísticas (dança e musicais) dos alunos formandos.

Dia 03/12 - Parada Natalina

Este ano a parada natalina acontece no dia 03 de dezembro, sexta-feira a partir das 19 horas, com saída da Rua Felipe Schimdt, em frente ao clube Zeppelin até a praça Lauro Müller. Dentre as atrações, bandas, fanfarras, desfile com carros antigos, participação do Jeep Clube Iatolá e distribuição de balas e sorvetes. O evento também contará com a presença da escritora Marina Medeiros e apresentação do Coral dos Coroinhas da Igreja Bom Jesus da Coluna. A Parada Natalina marca a chegada oficial do Papai Noel a Mafra.

Dia 10/12 - Recital de Natal

No dia 10 de dezembro, sexta-feira, a partir das 20 horas na igreja matriz São José, a população mafrense poderá assistir a um lindo espetáculo - um recital com músicas natalinas e canções italianas cantadas pelo tenor da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Cezino Demetrio Neto, acompanhado pela soprano Cláudia Todorove e o pianista Alexandre Gonçalves. Segundo a diretora de cultura, Kátia Lansky, esta será uma "oportunidade única para os apreciadores da música clássica, cantadas por profissionais do ramo artístico".

Natal Encantado - abertura


Rio Negrinho

Quase 10 minutos de fogos de artifício anteciparam o acendimento das luzes na abertura do 2º Natal Encantado, sábado à noite. A festa começou muito antes do Papai Noel chegar. Como não conseguiu convencer as renas a trabalharem antes do dia 24 de dezembro, precisou ser buscado de trem pelos alunos do 1º ano da rede municipal de ensino, os quais adoraram a viagem.

No desfile da estação ferroviária até o centro cívico, o pequeno Nícolas, de 4 anos, não largou o colo do pai um minuto sequer. “Ele tem um pouco de medo do Papai Noel”, conta o pai, Paulo de Souza, 28 anos. Paulo, a esposa e o filho, saíram de Joinville para acompanhar a abertura do maior evento turístico natalino da região.

O desfile teve ainda a animação da Fanfarra Municipal Escolar. Trombones, tubas, pistões, caixas, pratos e tambores ditaram o ritmo da caminhada. Mas o trenó motorizado do bom velhinho parecia não acompanhar. A cada 10 metros uma parada. O motivo eram as fotos do Papai Noel, o qual acenava para a multidão, acompanhado da esposa. “Se eu cobrasse R$ 1 a cada flash ficaria rico esta noite”, brincou o velhinho com seu saco vermelho repleto de presentes guardados para serem distribuídos apenas na noite de Natal.

Quem não gostou muito da fanfarra foi o padre que celebrava a missa na igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. Como fazem todo sábado, às 19 horas, dezenas de católicos seguem até a igreja para louvar a Deus durante pouco mais de uma hora, com cantos e orações. Mas no momento do sacerdote dar os habituais avisos, a música que vinha da Rua Jorge Zipperer o atrapalhou. A celebração acabou pouco depois e a assembleia da missa pôde acompanhar a passagem da família Noel.

O grupo era escoltado pela Polícia Militar. Momento oportuno para os policiais estrearem as novas motos XRE 300. Cada uma custou cerca de R$ 14,5 mil, conseguidos pelo convênio de trânsito. As motos separavam fanfarra e trenó. Mais à frente, outra viatura da PM dava alguns toques na sirene para alertar quem aguardava em frente à prefeitura sobre a chegada do Papai Noel.

Na calçada da Avenida dos Imigrantes, o rio-negrinhense Jonas Patrick Nones, 26 anos, vendia seus artesanatos. Recentemente se mudou para Joinville, mas resolveu voltar para aproveitar o Natal Encantado. O artesanato é uma das profissões mais antigas do mundo. “Eram os artesãos quem produziam as joias de reis e rainhas”, conta Jonas.

Pouco antes de embarcar na rodoviária da cidade das flores, encontrou uma turista italiana e vendeu alguns itens para ela. Não perdeu a oportunidade e a convidou para conhecer o Natal Encantado. Como já tinha em mente seguir rumo ao Planalto Norte, e sem outras coisas para fazer, partiu para Rio Negrinho, mas não no mesmo ônibus de Jonas.

Quando o artesão começou a vender seus produtos na cidade, fiscais tentaram lhe cobrar a taxa de R$ 60 para comerciantes ambulantes. No entanto, como é filho da terra ele conseguiu exercer o trabalho sem a necessidade de quitar a dívida.

“Está chegando o Papai Noel”, anunciava o secretário de Habitação, Aldemir Tavares. Como Tavares é radialista exerceu a função de mestre de cerimônias. Dentro da prefeitura, artistas aguardavam para se apresentar após o acendimento das luzes.

O Papai Noel também foi para dentro do paço municipal quando acabou o desfile. Para voltar ao palco, setas coladas no chão com fita crepe indicavam o caminho até um retângulo, onde seriam colocadas mais tarde as cadeiras para sentarem Papai e Mamãe Noel. Nem o deputado federal eleito com o maior número de votos desta eleição, Mauro Mariani (PMDB), foi tão aclamado quanto o bom velhinho ao ter o nome citado por Tavares ao microfone.

Como o natal é tempo de religiosidade, não poderia faltar a bênção ecumênica do padre Sérgio da Costa e do pastor Leandro Liberato. Lasers verdes e vermelhos podiam ser vistos na chaminé da cimo, transformada em uma enorme vela há muitos anos para as comemorações natalinas. Diferente daquelas queimadas na igreja do padre Sérgio e na matriz onde o padre dava os avisos quando o som da fanfarra o atrapalhou, esta vela não derrete. E foi a única parte daquela que já foi a maior fábrica de móveis da América Latina a não ceder ao calor do fogo e da falência.

Depois dos depoimentos e mensagens do prefeito e do dono da festa (Papai Noel), houve a queima de fogos. Trezentas e sessentas explosões deram origem a colorações amarela, vermelha, verde e rosa para iluminar a noite de sábado. Todas as cerca de 20 mil pessoas aplaudiram o foguetório. O número foi levantado junto à Polícia Militar, a qual possui experiência nesse tipo de contagem, mesmo que o resultado apresentado possa ser bem menor do que gostaria ou contabilizou a equipe da Prefeitura. Mas sejam 20 mil ou 35 mil pessoas, esses milhares representavam ruas do centro cívico repletas de gente.

No fim das contas, o chaminé transformado em vela só acendeu às 22h27, bem depois das outras luzes. Por duas vezes durante as apresentações artísticas, o playback gravado nos estúdios de Ney Maia, em São Bento, foi interrompido por queda de energia elétrica. Da primeira vez, as crianças cantavam em coro, das janelas da prefeitura, o “Jesus Cristo eu estou aqui”. Quem estava mais à frente do palco teve papel importante ao puxar a música quando os pequeninos ficaram sem saber o que fazer diante do problema técnico. Na segunda, quando se apresentavam o saxofonista Willian Pscheidt e a cantora Ivana Lampe. Mesmo assim, houve aplausos. Quem aplaudiu e mesmo aqueles que não perceberam a falha por já estar fazendo fotos na decoração de pet garantem voltar outras vezes para apreciar a beleza do Natal Encantado durante o dia e à noite.

Decoração natalina

Corupá

A Iluminação Natalina em Corupá foi inaugurada sexta-feira (19). Houve apresentações culturais da Escola de Música, do Coral Ecumênico, da Jazz Band Elite e a chegada, em grande estilo, do Papai Noel.

O projeto “Natal Iluminado Corupá 2010” é uma parceria entre a Aciac (Associação Comercial e Industrial de Corupá) através do Núcleo do Comércio, Prefeitura de Corupá, empresas e comércios, para decoração de ruas, praças e prédios públicos. O objetivo é resgatar o espírito natalino e a magia que o natal provoca. 

A iluminação foi instalada de trevo a trevo nas ruas Roberto Seidel, Jorge Lacerda, Jaraguá, Nereu Ramos, Francisco Mees e Getúlio Vargas. Para viabilizar o projeto, a Aciac conta com a colaboração dos empresários na adoção de um ou mais postes no valor de R$ 300,00 cada. São 88 postes e duas travessas na ponte, prédios públicos que receberam a iluminação e deixam a magia do Natal invadir Corupá.

O investimento aproximado no projeto foi de R$ 50 mil, graças a estas parcerias.
 
Para o prefeito Tamanini, essas ações são apenas o início. “Sentimos que a população aprovou o investimento em decoração natalina. Para os próximos, vamos continuar investindo”.

Para Renê Mahnke, presidente da Aciac, “Esse é um projeto a longo prazo e, anualmente, a cobertura de ruas será ampliada” disse ele.  

Ciranda literária

Jaraguá do Sul

A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa promove a terceira edição – e última deste ano – da Ciranda Literária a partir das 19 horas desta quarta-feira (24). O convidado da noite é o escritor Alcides Buss, de Florianópolis, tendo o escritor Carlos Henrique Schroeder como mediador. Estão previstos sorteio de livro e, nos últimos 15 minutos do encontro (que deve encerrar por volta das 21 horas), um café de confraternização.

Iniciativa de escritores jaraguaenses e da Biblioteca Pública Rui Barbosa, o evento tem como objetivo proporcionar um espaço em que as pessoas tenham a oportunidade de comentar sobre suas leituras e acerca da literatura em geral, tendo, sempre que possível, a participação de um autor convidado. A Ciranda Literária é realizada na última quarta-feira de cada mês, mas não haverá edição em dezembro. O próximo encontro deve acontecer em janeiro de 2011.

Cinemateca

Joinville

Joinville vive a Cinemateca Itinerante entre quinta-feira e sábado. Abaixo segue a programação do evento com locais e horários.

25/11/2010 (quinta-feira) - 19 às 20h30Local: Salão da Comunidade - Unidade Centro - Rua Princesa Isabel, 438
Atividade: Abertura do Evento e Debate sobre o I Congresso Catarinense de Cinema de SC.

26/11/2010 (sexta-feira) - 9 às 12 horas e 13h20 às 18 horasLocal: Sala C21 - Unidade Centro - Rua Princesa Isabel, 438
Atividade: Oficina Formatação de Projetos Audiovisuais com Ricardo Weschenfelder

27/11/2010 (sábado) - 9 às 12h e 13h20 às 18 horasLocal: Sala C22 - Unidade Centro - Rua Princesa Isabel, 438
Atividade 1: Oficina Formatação de Projetos Audiovisuais com Ricardo
Weschenfelder
Local: Anfiteatro - Unidade Centro - Rua Princesa Isabel, 438 - 19 às 22 horas
Atividade 2: Encerramento e Exibição da Mostra retro SC em Ação

No festival catarinense de teatro

São Bento do Sul

Na semana passada, os são-bentenses do Grupo de Pesquisa Teatral Panacéia estiveram em Brusque participando do 15º Festival da Federação Catarinense de Teatro (Fecate). Na quinta-feira, dia 18, o grupo apresentou sua peça “Baião de 2”, espetáculo que homenageia a cultura nordestina. O mesmo passou por uma curadoria de profissionais da área e foi selecionado para fazer parte da mostra oficial do festival. “Nossa pesquisa nunca foi tão intensa e é o que nos coloca entre os melhores trabalhos do estado em 2010”, ressalta Robson Rodrigues, diretor do grupo e vice presidente da Fecate.

A programação do evento contemplou apresentações para todas as idades, desde peças com temáticas adultas até o teatro de bonecos e formas animadas. Aconteceu ainda mostra Escola/Empresa, paralelo ao 15º Fecate, apresentou oito espetáculos catarinenses, dos selecionados seis voltados para estudantes. Além dos espetáculos, também tiveram a Oficina de Teatro de Rua com Toni Edson, da Trupe Popular Parrua de Aracajú.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Roda de Capoeira

São Bento do Sul

Os professores das Oficinas de Capoeira, Fernando Luis Rank e Robson Antonio Gonçalves, junto dos mais de 410 alunos praticantes da arte, participam hoje e amanhã (18 e 19) do evento alusivo a Semana da Consciência Negra. No palco montado na Praça Getúlio Vargas, os estudantes integram as Rodas de Capoeira e expõem trabalhos desenvolvidos com foco no tema. Nos dois dias, o encontro acontece das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.

As escolas da rede municipal de ensino que desenvolvem o Projeto Oficinas Pedagógicas de Capoeira e Programa Escola de Período Integral realizam homenagens a cultura negra no Brasil desde o início da semana. As Rodas de Capoeira e exposição dos trabalhos acontecem nos intervalos e tem o objetivo de enfatizar a presença do negro na história e cultura, além de conscientizar e mostrar os trabalhos que as oficinas de capoeira realizam.

Negras Memórias

Joinville

A 2ª Semana da Consciência Negra promoveu ontem à tarde (17) o segundo encontro "Negras Memórias". Um momento para reunir e homenagear negros que ajudaram a construir um pouco da história de Joinville.

Entre eles estava Oscar Rodrigues, 84 anos, que considerou o encontro importante para manter forte o movimento negro na cidade. Nascido e criado em Joinville, Oscar já foi presidente, em 1972, da Sociedade Kênia Clube, conhecido como o clube mais tradicional da cultura negra de Joinville.

Oscar enfatizou que o preconceito contra o negro "mudou completamente". É só prestar atenção nas novelas, disse. "A TV está mostrando homem branco casando com mulher negra e homem negro com mulher branca. Isso ajuda a reduzir o preconceito". E dá o seu exemplo. "Minha primeira mulher, já falecida, era negra. E hoje sou casado com uma branca", contou.

O evento aconteceu na Estação da Memória e foi precedido pela apresentação do Grupo de Capoeira Beribazu. Incluiu a distribuição do Estatuto da Igualdade Racial, criado pela lei nº 12.288 de 20 de julho deste ano, e visita à exposição de trabalhos de alunos das escolas municipais com o tema "África".

A presidente do Comitê Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Raquel de Queiroz, destacou a participação das entidades do movimento negro no planejamento da Semana da Consciência Negra, que está promovendo atividades em diferentes espaços de Joinville. "Sabemos que a nossa caminhada é longa, mas já estamos na agenda da cidade", disse.

A gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Joinville, Elizabete Tamanini, também destacou o trabalho intersetorial que vem sendo feito desde a primeira edição da Semana, no ano passado. "Várias secretarias e unidades da Prefeitura estão trabalhando em conjunto para unificar as ações", enfatizou.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra

Joinville

A Fundação Cultural  participa da Semana da Consciência Negra com programações especiais. A partir de hoje (17) o Museu Nacional de Imigração e Colonização apresenta a exposição "Comunidades Negras de Santa Catarina". A visitação gratuita prossegue até 5 de dezembro. Até o dia 21/11 o Museu também exibe filmes alusivos à semana. As exibições serão feitas durante todo o dia das 9 às 17 horas de terça a sexta-feira, e das 12 às 18 horas, de sábado a domingo.

Programação
 
Dia 17
1. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.

2. Uma Princesa Negra na Terra do Marabaixo. Direção: José Reis Filho. Série DOCTV. Tv Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura;

Dia 18

3. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.

4.Comunidade Invernada dos Negros (Campos Novos/SC). Referências Culturais Quilombolas. Coordenação Geral Vânia Cardoso (PPGAS/UFSC); Coordenação de Pesquisa Raquel Mombelli; Superintendência Regional do IPHAN Santa Catarina - Brasil, 2008;

Dia 19

5. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra
Vermelha Filmes.

6. Comunidade São Roque (Praia Grande/SC). Referências Culturais Quilombolas. Coordenação Geral Vânia Cardoso (PPGAS/UFSC); Coordenação de Pesquisa Ricardo Cid
Fernandes; Superintendência Regional do IPHAN Santa Catarina - Brasil, 2008;

Dia 20

7. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.

8. Capoeira. Patrimônio Cultural do Brasil. IPHAN, Ministério da Cultura;

Dia 21

9. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.

10. Tambor de Crioula. Patrimônio Cultural do Brasil. IPHAN, Ministério da Cultura;

11.Uma Princesa Negra na Terra do Marabaixo. Direção: José Reis Filho. Série DOCTV. Tv Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura.

Outros eventos
A Estação da Memória também recebe nesta quarta-feira, dia 17/11, o encontro "Negras Memórias", às 17 horas, e uma exposição fotográfica organizada pela coordenadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, Sonia Lourenço.

Na sexta-feira, dia 19/11, às 17h30, ocorre outro momento importante da Semana da Consciência Negra que recebe apoio da FCJ. É a lavagem da escadaria do Monumento ao Imigrante, na Praça da Bandeira. A promoção é do Povo-de-Santo de Joinville e região (adeptos e simpatizantes das religiões afro-brasileiras). Como explica o coordenador do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, Gerson Machado, "o ritual é uma manifestação religiosa pública de caráter ecumênico - por incluir membros de religiões como o Candomblé, Umbanda, Almas e Angola, entre outras - inspirada na famosa Lavagem das Escadarias do Bonfim de Salvador, na Bahia. A proposta do Povo-de-santo de Joinville é tomar um monumento público dedicado à memória da imigração e acrescentar um sentido simbólico a mais ao mesmo, ou seja, os negros e a sua cultura, representada pela dimensão religiosa. Nesse sentido, é um ato inclusivista que busca o reconhecimento da participação da população negra na construção histórica e cultural do Estado de Santa Catarina".

"O ritual tem um caráter purificador, já que a lavagem aromática e sagrada advinda da água de cheiro, feita de diferentes folhas e flores, carregada em vasos (potes) por filhas de santo, ao som dos atabaques e cantigas rituais, tem também o sentido de "lavar" a cidade do preconceito racial, religioso, econômico, de gênero, entre outros", observa o pesquisador. Antes disso, ainda na sexta-feira, dia 19/11, a exemplo de 2009, no Cemitério do Imigrante, será realizada uma homenagem aos afrodescendentes ali sepultados.

Para o sábado, dia 20, a Fundação organiza mais um Sábado na Estação com o popular Mercado de Pulgas, Feira de Arte e Artesanato, Produtos Coloniais e apresentações artísticas, das 9 às 17horas.

Natal Encantado

Rio Negrinho

A abertura da segunda edição do Natal Encantado de Rio Negrinho é neste sábado (20). Várias atividades e surpresas estão sendo preparadas para a abertura de um dos maiores eventos natalinos do Estado. A decoração é toda em garrafas pet. Cerca de 600 mil unidades enfeitarão a edição 2010 do evento. O Natal Encantado acontece de 20 de novembro a 6 de janeiro.

A programação inicia às 17h30 com a apresentação do grupo de acordeon da Escola de Música Professor Valdeci Maia. Às 18 horas, os estudantes do primeiro ano das escolas municipais do município irão buscar o Papai Noel de Maria Fumaça. Após a chegada do bom velinho haverá um desfile de natal da Estação Ferroviária até o centro cívico da cidade onde acontece a abertura oficial do evento, programada para iniciar às 20h.

No centro cívico, haverá a recepção do Papai Noel pela Banda Concerto da Fundação Municipal de Cultura, uma benção ecumênica, show de fogos e o acendimento das luzes. Um show natalino vai fechar a noite.

O Natal Encantado de Rio Negrinho foi elaborado com o objetivo de promover a conscientização ambiental, valorizar a indústria moveleira e transformar a época natalina em um potencial atrativo turístico através do envolvimento comunitário e da criação de uma decoração urbana. O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Rio Negrinho. O Natal Encantado só seria possível se toda a comunidade rionegrinhense o abraçasse, e foi o que aconteceu.

Desenvolvido pela empresa EcoDecor e confeccionado pelas mãos rionegrinhenses, a proposta ofereceu a oportunidade de conhecer formas alternativas de reutilização das garrafas pet. Com o apoio de toda a comunidade, a decoração de 2009 utilizou cerca de 250 mil garrafas cuja arrecadação aconteceu em tempo recorde. Este ano, a proposta da decoração é reunir 350 mil unidades e reaproveitar as peças anteriores.

Na abertura da primeira edição do Natal Encantado, aproximadamente trinta mil pessoas se emocionaram ao ver a mais linda decoração de natal produzida na cidade. As vozes das crianças nas janelas do prédio da prefeitura e o apito da chaminé da antiga Móveis Cimo resgataram a lembrança de muitos trabalhadores.

A iluminação dos pinheiros, anjos, bolas e bengalas, as programações culturais, o museu decorado, a vila do artesanato e o Mercado do Papai Noel fizeram do Natal Encantado de Rio Negrinho, o natal mais visitado e elogiado em todo o Estado.
Com o Natal Encantado, Rio Negrinho foi destaque nacional através do site UOL que lançou uma votação para eleger a árvore de natal mais bonita do Brasil. Ao todo, as árvores de 11 cidades participaram da disputa: Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maringá (PR), Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Florianópolis (SC), Itajaí (SC) e Rio Negrinho (SC). A árvore rionegrinhense foi eleita, com mais de 300 mil votos, como a árvore de natal mais bonita do Brasil.

Para mais informações e a para conferir a programação completa, visite o site do evento: http://www.natalencantadorionegrinho.com.br/.

Concerto 2010 com corais

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Exposição de arte

Rio Negrinho

Amanhã começa uma exposição de arte no Seminário São José. Sob o título "O mundo não é uma poesia, ele é real", o artista Jeferson Schvartz da Silva mostra suas obras para o público nos seguintes dias e horários: 15, 16 e 19 de novembro, das 14 às 17 horas e das 19 às 20 horas.

Cinema Teatro Luz

União da Vitória

O Cine teatro Luz exibe nos dias 13, 14 e 15, Tropa de Elite 2, com sessões às 20h30. Nos dias 14 e 15, com sessões também às 15h e 17h30.
SinopseNascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam, porque o filho Rafael (Pedro Van Held) tornou-se adolescente, Rosane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arqui inimigo Fraga (Irandhir Santos) ocupa posição de destaque no seio de sua família.
Tropa de Elite 2
Titulo original: (Tropa de Elite 2)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: José Padilha
Atores: Wagner Moura, André Ramiro, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz, Pedro Van Held
Duração: 116 min
Gênero: Ação

Biblioteca com novos livros

Major Vieira

Doações do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina para a Biblioteca de Major Vieira.
Livros recebidos e catalogados, os mesmos já estão disponíveis para empréstimos:

*Beijo de luz, 1 exemplar.
*Livro que te quero livre, 5 exemplares.
*Não-me-toque em pé de guerra ? Werner Zotz, 5
exemplares.
*Historias de aprendiz, 5 exemplares.
*Dom João VI e a siderúrgica no Brasil, 2 exemplares.
*Garnizé gabola acabou gabiru, 2 exemplares.
*Barco branco em Mar Azul, 5 exemplares.
*Silêncio no bordel de Tia Chininha, 5 exemplares.
*Se eu fosse, 5 exemplares.
*Apenas um curumim, 2 exemplares.
*Quem tem medo de Mapinguari, 5 exemplares.
*Txakazuê, 5 exemplares.
*Braboletas e Ciuminsetos, 5 exemplares.
*Menina de três, 5 exemplares.
*Ponto de encontro, 1 exemplar.
*Os lentos anos de Santinha na companhia de Emiliana, 5 exemplares.
*Claudinha no ano da loucura, 5 exemplares.
*Mamãe é mulher do pai, 5 exemplares
*O manezinho que nasceu ao contrário, 5 exemplares.
*Tempos heróicos, 5 exemplares.
*Origens da imprensa, 2 exemplares.
*Um beijo no coração, 5 exemplares.
*Julia e Gabriel visitam Itajaí, 1 exemplar.
*Rio liberdade, 1 exemplar.
 
Totalizando mais 95 títulos para a o acervo.
 
Entre os livros recebidos há vários exemplares do escritor Werner Zotz. Werner Zotz (Indaial, 1947) é um escritor brasileiro de literatura infantojuvenil. Passou a infância em Rio Negrinho e viveu no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Teve também uma curta passagem pelo Parque Nacional do Xingu. Desde 1987 vive em Florianópolis. Tem quase vinte livros publicados, entre os quais destacam-se:
 
Presente de um domingo chuvoso, Rio Liberdade: Uma aventura no Pantanal, Apenas um Curumim, Não-me-toque em pé de guerra, Mamãe é mulher do pai e outras histórias, Barco Branco em Mar Azul, Garnisé gabola acabou gabiru e Aventura no Fim do Mundo.
 
Entre os prêmios que recebeu estão:
 
*1985: Prêmio Mirlos Blancos de Melhor Publicação Internacional do Ano para Jovens, na Feira de Bolonha (Itália), concedido pela Unesco, por Rio Liberdade.
*1985: selo de Altamente Recomendável para Jovens da Fundação Nacional do Livro Infantil, por Não-Me-Toque em Pé de Guerra e Rio Liberdade.
*1987: título de Melhor Publicação Latino Americana para Jovens, com Apenas um Curumim.
*2004: selo de Altamente Recomendável para Jovens da Fundação Nacional do Livro Infantil, por Aventura no Fim do Mundo
*2007: Prêmio Othon Gama d'Eça pelo conjunto da obra, concedido todos os anos pela Academia Catarinense de Letras (ACL).

Noites de Natal

São Bento do Sul

Dia 27 acontece a abertura do “Noites de Natal”, com atrações diversas que se concentrarão na escadaria da Igreja Matriz, no Centro. As festividades tem início às 20h30 com apresentação de canções natalinas interpretadas por crianças e grupos de corais da cidade e região. A chegada do Papai Noel e a inauguração da decoração de Natal também prometem grandes surpresas. Neste dia também tem início a Feira de Natal, a qual prossegue até o dia 23 de dezembro na Praça Getúlio Vargas.

Estão programadas apresentações culturais no coreto da Praça Getúlio Vargas, de segunda a sexta-feira, do dia 29 de novembro a 10 de dezembro, sempre com início às 20 horas. Ao todo 32 escolas participam do espetáculo do Natal em São Bento do Sul. Durante a programação do “Noites de Natal” também estão agendadas apresentações nos bairros, com concertos da Escola de Música Donaldo Ritzmann, Musical Edelweiss e demais participantes.

Além disso no cronograma ainda está previsto a realização do Desfile de Natal, no dia 03 às 20h30. Nesta mesma data acontece a abertura da exposição de brinquedos na Secretaria de Turismo, situada no antigo prédio da Câmara de Vereadores, no Centro. Cristiane Nenevê, diretora de Turismo frisa que toda a comunidade é convidada para participar das festividades do “Noites de Natal” que tem como objetivo ressaltar o verdadeiro Espírito de Natal, onde a alegria e o amor pelo próximo sejam destaque.

Cronograma

27/11 - 20h30 - Abertura "Noites de Natal" - Escadarias da Igreja Matriz - Centro
Até o dia 23 de dezembro – Feira de Natal - Praça Getúlio Vargas
03/12 - 20h30 - Desfile de Natal e Abertura da Exposição de brinquedos na Secretaria de Turismo
05/12 - 20h - Concerto de Natal do Grupo Coral e Musical Edelweiss na Igreja Luterana de Oxford
07/12 - 20h - Concerto do Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann na Igreja Luterana do Centro
14/12 - 20h - Apresentação de Grupos da Escola de Música Donaldo Ritzmann na Praça Getúlio Vargas
15/12 - 20h - Audição de encerramento da Escola de Música Donaldo Ritzmann na Soc. Ginástica
16/12 - 20h - Apresentação musical dos Grupos da Escola de Música Donaldo Ritzmann na Praça Getúlio Vargas
17/12 - 20h - Apresentação musical dos Grupos da Escola de Música Donaldo Ritzmann na Praça Getúlio Vargas
17/12 - 19h30 - Cerimônia do "Opuatek" (Pão Ázimo) - Encontro da Cultura Polonesa na Igreja Nossa Senhora Aparecida - Oxford
20/12 - 20h - Retreta da Banda Treml - praça Getúlio Vargas
21/12 - 20h - Concerto Natalino da Polska Orkiestra z Brazylii

Apresentações culturaisCoreto Praça Getúlio Vargas - 19h30

29/11
CEIM Sossego da Mamãe
EBM Ilona Tschoeke
EBM Dalmir P. Cubas

30/11
PEM Ernesto Venera
EBM Osny Vasconcellos

01/12
CEIM Amor Perfeito
PEM Criança Feliz
PEM Cantinho do Céu
EBM Adélia Lutz

02/12
CEIM Castelo Encantado
EBM Aracy Hansen
EBM Lúcia Tschoeke
EBM Rodolfo Berti

06/12
CEIM Nosso Mundo
EBM Sophia Schwedler
EBM Maria Waltrudes
EBM Garibaldina Fuginaga

07/12
CEIM Fada Madrinha
EBM Alexandre Pfeiffer
EBM Carlos Döestch
EBM Antonio Treml

08/12
PEM Abelhinha Feliz
CEIM Pingo de Gente
CEIM Pica Pau
EBM Castelo Branco

09/12
EBM Emilio Engel
EBM Maria Ferreira
EBM Newton Mendes
APAE

10/12
CEIM Adolf Prinz
EBM Ladir dos Santos
EBM Alexandre Garcia
EBM Denise Harms

Música chilena

São Bento do Sul

Depois de 26 horas de viagem e sem parada para descanço, os integrantes da Banda Instrumental Municipal Emilio Luppi Gallardo, da cidade chilena de Frutillar, realizaram, na noite de quinta-feira (11), na Sociedade Desportiva São Bento, um belíssimo concerto. Na oportunidade um público de aproximadamente 200 pessoas prestigiaram a apresentação e se surpreenderam com as belas e perfeitas interpretações.

Hoje (12) a Banda participa do Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina, que acontece na Sociedade Cantores 25 de Julho, Sängerhalle. Eles se juntam a representantes da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, e principalmente do Brasil.

Composta de quarenta músicos, a Banda Chilena executou peças do repertório clássico, temas de filmes (Piratas do Caribe), músicas de James Last, Henri Mancini, alguma peça com música brasileira e também germânica, além de várias peças do repertório popular chileno.

Semana da Consciência Negra

Joinville

A entrega da coleção de livros com seis volumes "A África está em nós" para todas as unidades de ensino (educação infantil e ensino fundamental) abre na próxima terça-feira (dia 16/11) a programação da 2ª Semana da Consciência Negra. A entrega será às 14 horas, no Colégio Bom Jesus/Ielusc, e inclui palestra para professores com Jeruse Romão, autora do livro "Africanidades Catarinenses", que integra a coleção.

A programação da Semana segue até o dia 27 e contempla uma série de atividades, entre elas a entrega do Manifesto do Povo de Santo à Câmara de Vereadores e a participação do grupo Afoxé na Tribuna Livre da Câmara para falar dos espaços que poderão ser usados pelas religiões de matriz africana. Neste mesmo dia, acontece a segunda edição do Encontro Negras Memórias, para homenagear idosos negros que ajudaram na construção da história de Joinville.

Também haverá a entrega solene de flores no monumento aos negros enterrados no Cemitério do Imigrante, no dia 19. Escolas municipais e estaduais estarão apresentando exposições alusivas à Semana, envolvendo várias áreas do conhecimento. A programação inclui ainda exibição de filmes e exposição fotográfica, entre outras atividades.

O espaço simbólico do evento será a Estação da Memória. Neste local, no dia 20 (sábado da próxima semana), serão oferecidas várias atrações culturais, incluindo roda de capoeira, maracatu, chorinho, afoxé, oficina de tranças, roda de samba e desfile de moda africana.

A programação foi organizada pelo Comitê Gestor de Promoção à Igualdade Racial da Prefeitura de Joinville e Fundação Cultural, com a participação das entidades do movimento negro: Ilê Axé Iya Omilode/Casa da Vó Joaquina, Grupo de Capoeira Beribazu, Accaia (Associação de Caridade e Culto Afro Abassá de Inkisse Nzazi), Movimento Brasil Nagô, Cufa (Centra Única das Favelas) Joinville, Sociedade Kênia Clube e Instituto Afro-Brasileiro Joinville.


Programação

Dia 16 (terça-feira)
Entrega de livros
14 horas - Entrega da coleção de livros "A África está em nós" a todas as escolas da rede municipal de ensino fundamental e ensino infantil, adquirida pela Secretaria de Educação.
Palestrante: Jeruse Romão - Autora do livro "Africanidades Catarinenses"
Público: Professores da rede municipal
Local: Colégio Bom Jesus Ielusc (Centro)

De 16 a 19 (terça a sexta)
Exposições

Exposição do Instituto Afro de Joinville.
Local: Instituto Federal de Educação (IFSC) - CAMPUS DE JOINVILLE (Rua Pavão - Antigo Cefet -Costa e Silva)

Semana do IFSC - Inclusão Social e Igualdade - Ações Afirmativas

As escolas públicas municipais e estaduais estarão expondo trabalhos realizados pelos alunos em todas as áreas do conhecimento, alusivos à semana.

Dia 17 (quarta-feira)
16 horas - Entrega do Manifesto do Povo de Santo à Câmara de Vereadores e uso da Tribuna Livre.

Encontro Negras Memórias
17 horas - Apresentação do Grupo de Capoeira Beribazu
Local: Estação da Memória

Exposição fotográfica e trabalhos dos alunos das escolas municipais
Local: Estação da Memória

17 a 21 de novembro
Exibição de Filmes
Os filmes serão exibidos no Museu Nacional de Imigração.
Terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Sábado e domingo, das 12 às 18 horas

"Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo?" Produtora Terra Vermelha Filmes. (Dias 17, 18, 19, 20, 21)

"Uma Princesa Negra na Terra do Marabaixo." Direção: José Reis Filho. Série DOCTV. Tv Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura (Dias 18, 21);
"Comunidade Invernada dos Negros (Campos Novos/SC). Referências Culturais Quilombolas." Coordenação Geral: Vânia Cardoso (PPGAS/UFSC), Coordenação de Pesquisa Raquel Mombelli, Superintendência Regional do IPHAN Santa Catarina - Brasil, 2008 (18);
"Comunidade São Roque (Praia Grande/SC). Referências Culturais Quilombolas." (19);
"Capoeira. Patrimônio Cultural do Brasil." IPHAN, Ministério da Cultura (20),
"Tambor de Crioula. Patrimônio Cultural do Brasil." IPHAN, Ministério da Cultura (21).

17 de novembro a 5 de dezembro
Exposição
Abertura da Exposição Comunidades Negras de Santa Catarina.
Local: Museu Nacional de Imigração e Colonização.
Entrada Franca

Dia 18 (quinta-feira)
Exibição de Filmes no Museu Nacional de Imigração
"Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo?"
"Uma Princesa Negra na Terra do Mar abaixo."
(Ver programação de 17 a 21 de novembro)

Dia 19 (sexta-feira)

10 horas - Entrega de Flores no Cemitério do Imigrante

15 horas - Projeto da Costa Africana à Costa Brasileira.
Local: ACCAIA. Rua: Arildo José, S/N, Itinga.

17h30 - Lavagem da Praça da Bandeira com Grupo Afoxé.

Dia 20 (sábado)
Estação da Memória
Apresentações Culturais, Feira de Arte e Artesanato e Mercado de Pulgas
9h30 - Dança com a Escola Municipal Laura Andrade
10 horas - Grupo de Capoeira Nossa Ginga
10h30 - Criação do mundo na tradição Iorubá? - Grupo de Teatro Lucas Davi
11h45 - Desfile de Moda Africana
12h - "GOPAK", com o bailarino Diego Cunha - Homenagem da Escola do Teatro Bolshoi à Semana.
12h30 - Roda de samba do FIO e amigos
14 horas - Ana Paula da Silva ? apresentação musical
15 horas - Grupo de Hip Hop Inclusivo da Juliana Crestani
15 horas - Catumbi Mirim
15h30 - Grupo de Maracatu
15h30 - Projeto da Costa Africana à Costa Brasileira
16 horas - Apresentação do Grupo Afoxé
17 às 18h30 - Escola de Samba Serrinha e Escola de Samba Príncipes encerram o evento
Durante todo o dia haverá oficina de tranças com Nara.

2ª Edição do Afrocult
Show Nacional com Marcelinho Moreira (RJ) - participação especial do Paulão;
Desfile de Moda.
Local: Kênia Clube. Rua Botafogo.
21 horas.

Dia 21 (domingo)
Projeto "A Rua Ensina" - CUFA
Atividades culturais, basquete de rua, show de rap e outras.
Local: Ginásio Ivan Rodrigues
10 às 18 horas

De 22 a 26



6º Festival Cultural Beribazu (Capoeira)
Local: Praça Nereu Ramos
Cine Ilê Axé Iya Omilode/Casa da Vó Joaquina
Local: Rua Erivelton Martins, 669, Adhemar Garcia

De 22 a 27