terça-feira, 20 de setembro de 2011

Porto União cidade Arteira

Porto União

A programação dos 94 anos de Porto União está repleta de eventos culturais. Um deles já está acontecendo, na Casa Cultural Aníbal Khury, o Castelinho. Trata-se da exposição Porto União Cidade Arteira, que conta com telas pintadas por artistas locais, e vai até a próxima sexta-feira, 23.
Exposição conta com quadros representando prédios históricos, pontos turísticos e de locais que contam um pouco sobre momentos importantes de Porto União. O Prefeito Renato Stasiak e o Vice-prefeito Anízio de Souza estiveram conhecendo a exposição. Para eles é fundamental divulgar a história de Porto União e eternizá-la, como acontece nas pinturas expostas no Castelinho.
  
O horário para visitação é das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, diariamente.

Noite de artes

Porto União

A Secretaria de Educação de Porto União promove nesta quarta-feira, 21, a Noite de Artes em homenagem aos 94 anos do município. O evento inicia às 19h30, no Cine Ópera e contará com a presença de escolas, grupos e associações convidadas para apresentar um pouco de seus talentos.

Bonecos gigantes na Schützenfest

Jaraguá do Sul

Um casal de bonecos gigantes com trajes típicos alemães vai recepcionar os visitantes da 23ª Schützenfest. A serem posicionados dentro Parque de Eventos, próximos do muro à direita da entrada, ele mede 12 metros e estará sentado com um caneco de chope na mão, enquanto que ela, com 6 metros de altura, deverá segurar a bandeira de Jaraguá do Sul em uma das mãos e a da festa na outra. As esculturas chegaram no município jaraguaense na última segunda (19), vindas de Florianópolis, e começaram a ser montadas e restauradas nesta terça (20) pelo artista plástico Mestre Louro, de Parintins/AM, criador dos bonecos. “Se o tempo ajudar e tivermos todo o material necessário aqui, espero que estejam montados até segunda”, planeja o artista, que conta com dois ajudantes para finalizar os trabalhos.

O presidente da Fundação Cultural/JS e vice-presidente da CCO da Schützenfest, Jorge Luiz da Silva Souza, informa que os bonecos são uma doação do presidente da Escola de Samba Protegidos da Princesa, Moacyr Gomes, a Jaraguá do Sul. Eles foram utilizados como alegorias no desfile de carnaval de Florianópolis deste ano pela agremiação, que apresentou o enredo “Cerveja: o pão líquido dos deuses”. Um deles terá pequenas adaptações em relação ao original do desfile, enquanto que o outro será criado a partir de uma deusa grega, recebendo indumentária feminina típica alemã. “Junto com os bonecos, também recebemos mais de 150 fantasias, que vão para a Liga Independente dos Blocos e Escolas de Samba de Jaraguá do Sul”, acrescentou Souza.

De acordo com Jorge Souza, simultaneamente ao trabalho de restauro e montagem, Mestre Louro estará realizando uma oficina de bonecos, atendendo os interessados de quinta a sábado (22 a 24) a partir das 8 horas, no pavilhão “B” do Parque de Eventos. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas na Fundação Cultural/JS. Mais informações pelo telefone 2106-8702, com Adriana Rau

Estômago

Jaraguá do Sul

Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, o protagonista de ESTÔMAGO, se arranja, ao invés disso, por um caminho todo seu, um caminho à parte: ele cozinha.

Nonato é um dos muitos migrantes que partem em direção à cidade grande na esperança de conseguir uma vida que lhe permita, no mesmo dia, almoçar e jantar. Contratado como faxineiro em um bar, Raimundo descobre seu talento nato para cozinha e, com suas coxinhas, transforma o boteco em local de sucesso. É Giovanni, o dono de um conhecido restaurante italiano da região, quem primeiro intui os dotes de cozinheiro de Nonato e muda sua vida, contratando-o como ajudante de cozinheiro. Assim acontece para Nonato a descoberta da cozinha italiana, das receitas, dos sabores e, como não poderia deixar de ser, do vinho. A vida de Nonato muda, inicia-se sua afirmação no mundo: uma casa, roupas, relacionamentos sociais e, sobretudo, o amor de uma mulher, a prostituta de bom apetite Íria, com a qual estabelece uma ancestral relação de sexo em troca de comida.

O talento de Nonato na cozinha também é logo descoberto pelos seus companheiros de cela. Para eles e para seu violento chefe, Bujiú, a chegada do novo companheiro na cela é a salvação pois logo o miserável rancho da cadeia se transforma em pratos exóticos. Nonato, à sua revelia, passa então a ser conhecido como Alecrim, e com esse apelido começa também a sua escalada ao poder.

Como e porque Nonato acabou na cadeia, isto não sabemos. Esta é uma pergunta que será respondida só no final da história, quando se descobrirá o delito cometido por este homem e se completará seu aprendizado. Pois Nonato, apesar de sua ingenuidade e simplicidade, rapidamente aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte - e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor.

Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.

O filme "Estômago" será exibido amanhã (21) às 15 e 20 horas, no Teatro Sesc. Classificação 16 anos.

A festa da menina morta

Joinville

Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho, que após o suicídio da mãe recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passou a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as "revelações" da menina, que através de Santinho se manifesta no ápice da cerimônia.

Recomendado para maiores de 18 anos Recomendado para maiores de 18 anos.
21/09/2011 - quarta-feira das 19:30 às 21:30

Local: Teatro SESC Joinville
Entrada Franca

Recitais Especiais

Joinville

A Escola de Música Villa-Lobos (EMVL) apresenta nesta quinta-feira (22/09) o projeto "Recitais Especiais" com a participação do Duo Bark. O evento será realizado no Teatro Juarez Machado às 20 horas. O duo vai apresentar um repertório de composições clássicas ao som de piano e fagote. A entrada é aberta à comunidade e gratuita.

O Duo Bark é formado por Jamil Mamedio Bark e Josely Machado Bark, naturais de Curitiba (PR). Ambos são graduados pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). O fagotista Jamil foi solista da Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra de Câmara de Curitiba e Camerata Antíqua de Curitiba. Vencedor do 7º Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba/SP) e do Concurso Jovens Concertistas do Brasil (RJ-1987), estudou no Oberlin Conservatory of Music (EUA). Atuou como professor dos Festivais de Música de Cascavel, Maringá, Londrina, Goiânia e Brasília. Atualmente é fagotista da Orquestra Sinfônica do Paraná e professor da EMBAP. Realizou Mestrado em Música na USP.

Josely foi pianista acompanhadora do renomado flautista Michel Debost e do oboísta Alex Klein nos Estados Unidos. Recebeu o primeiro lugar em concursos nacionais como Concurso Villa-Lobos (PR), IX Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba), II Concurso Nacional de Piano de São Caetano do Sul (SP), entre outros. Participou do 21º Concurso Internacional de Piano & Festival Bartók-Kabavsky-Prokofiev (EUA -2001), sendo a única candidata brasileira e classificada entre os três primeiros lugares. Realizou Mestrado e Doutorado em Música na UNICAMP (SP). Desde 2006 integra o corpo docente da EMBAP.

O projeto "Recitais Especiais" é uma realização da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e Prefeitura. As apresentações dos recitais ocorrem mensalmente no Teatro Juarez Machado, sendo abertas ao público e gratuitas.

Programa:

1ª Parte
▪ TELEMANN, Georg Philipp (1681 - 1767)
- Sonata em fá m
I. Triste
II. Allegro
III. Andante
IV. Vivace
▪ SAINT-SAËNS, Camille (1835 - 1921)
- Sonata Op. 168
I. Allegro moderato
II. Allegro scherzando
III. Molto Adagio
IV. Allegro moderato

2ª Parte
▪ K?CHLIN, Charles (1867 - 1950)
- Três Peças para fagote e piano Op. 34 (1899)
▪ BRAHMS, Johannes (1833 - 1897)
- Sonata F-Moll Op. 120 No. 1 (1894)
I. Allegro appassionato
II. Andante um poco Adágio
III. Allegretto grazioso
IV. Vivace

Mulheres, museus e memórias

Joinville

Os museus e espaços de memória de Joinville participam nesta semana da 5ª edição da Primavera dos Museus. Em meio as atividades museológicas e culturais, a comunidade é convidada a participar do debate sobre a temática "Mulheres, Museus e Memórias". A programação prossegue até domingo (25/9) no Museu Arqueológico de Sambaqui, Estação da Memória, Museu de Arte de Joinville e Museu Casa Fritz Alt.

Nesta quinta-feira (22/9) o Museu de Sambaqui realiza a 14ª edição dos Colóquios Patrimoniais com a temática "Mulheres Indígenas e Cultura Material". Participam da palestra a arqueóloga MSc. Mirian Baptista Carle, da Empresa Carle e Carle Pesquisas e Arqueologia, e a MSc. Barbara Maisonnave Arisi, doutoranda em Antropologia pela UFSC e Universidade de Oxford (UK). A mediação do colóquio será realizada pela arqueóloga Dione da Rocha Bandeira. O encontro ocorre às 19h30, no Auditório Hilda Anna Krisch, no Museu de Sambaqui. A entrada é aberta à comunidade e gratuita.

O Museu Casa Fritz Alt promove nesta sexta-feira (23/9) a oficina "Apropriação do feminino da obra de Fritz Alt: desenho do início ao fim". Os alunos da Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral irão participar da aula, que pretende apresentar as obras de características femininas do artista e analisar as suas linhas. A oficina será realizada às 8h30 na sala de restauro do museu.

Na mesma data, o museu realiza uma solenidade de inauguração do busto de Fritz Alt. A peça criada em 1974 por Edith Wetzel, única aluna do artista, retorna a casa de seu mestre. O busto modelado em gesso, recebeu a fundição em bronze no Atelier Pita Camargo, em Blumenau, por meio do patrocínio da Empresa Wetzel. O busto do artista foi doado ao Museu Casa Fritz Alt no ano de 1983, na época a peça ainda era em gesso. Aos 81 anos de idade, Edith Wetzel é artista, ceramista e personalidade influente nos movimento culturais da cidade. A solenidade está marcada para as 11h30 no jardim do museu.

O sistema virtual do acervo do Museu Casa Fritz Alt, desenvolvido pelo Departamento de Informática, do curso de Sistemas de Informação, será apresentado na sexta-feira (23/09) no museu. O acervo digital ficará disponível em um totem com interface touch-screen para que a comunidade possa conhecer o programa.

A ideia da informatização das obras, itens pessoais e livros surgiu em 2010, a partir da necessidade de organizar o acervo do Museu. O processo, que ainda está em desenvolvimento, possibilita o armazenamento de informações históricas e de fotos das obras, preservando a memória do trabalho do artista. O totem do projeto ficará disponível para consultas somente neste dia.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

18ª Expoama

São Bento do Sul

Quinta-feira (22) terá início a 18ª Expoama, um dos eventos mais aguardados da região, e como mais de 20 mil pessoas estão sendo aguardadas para o evento, uma programação especial para shows e bailes foi preparada. Organizada pela Secretaria de Agricultura, a Expoama faz parte do calendário de eventos do mês de aniversário da cidade.

Para este ano, além dos diversos shows apresentados ao longo dos dias de realização da festa, uma novidade foi preparada para a noite de sábado (24), o público que comparecer à festa, pagando apenas R$ 3,00 pela pulseira que dá direito à entrada e acesso para toda a estrutura, poderá prestigiar o grande baile a partir das 23 horas com o Grupo Irerê do Brasil. Quem chegar somente a noite para o baile, também pagará somente R$ 3,00 pelo ingresso.

“Nós estamos proporcionando um grande baile com um excelente grupo para toda a população da região. Com o ingresso de R$ 3,00 incluindo acesso ao baile, nós queremos que todos possam se divertir e aproveitar ao máximo a noite de sábado na Expoama”, comentou o secretário da agricultura Edimar Geraldo Salomon, .

Mas as atrações para o público não ficam somente por conta do baile de sábado. A programação de shows inicia já às 19 horas de quinta-feira (22), véspera de feriado, com o Grupo Rafa e Cia, e entrada franca para todo o público.

Sexta-feira (23), no aniversário da cidade, os shows já iniciam às 11 horas, com o Trio Encanto, que animará o local durante o almoço da festa. No início da tarde, às 14 horas, será realizado o Baile da Melhor Idade com JC dos Teclados e fechando a tarde, as 18 horas, será a vez do Show com o trio Os Bão Tamém.

Para todo o público que prestigiar a festa na noite de sexta-feira, haverá o Show Nacional com o cantor Daniel, programado para as 23 horas. Contando com apoio da Prefeitura de São Bento do Sul, este grande show organizado pela Spinelli Promoções promete lotar a Promosul.

Os ingressos para o show do Daniel serão vendidos na bilheteria do show, no próprio local, ao preço de R$ 20,00 pista, R$ 40,00 área vip, e R$ 75,00 por pessoa para o camarote, com limite de 12 pessoas. Quem procurar os ingressos antecipadamente poderá comprar nos postos de venda: Behr Motos, Auto Show, Jornal A Gazeta, Loja Maria Valentina, Diba Center, Bar da Brahma no Shopping e Ótica Visual.

Para o sábado (24) a Expoama preparou Show com Jean Carlos finalista do Programa “Ídolos” ao meio dia, para animar o almoço na festa. A tarde, a animação ficará por conta do Show com a banda EmbaloPontoCom a partir das 16 horas. A noite a animação inicia as 19 horas com o Show do Grupo Caldeirão, e às 23 horas, o grande baile com Grupo Irerê do Brasil.

No domingo (25), dia de encerramento desta 18ª Expoama, a programação de shows para animar o público inicia às 11 horas com Jean Carlos. A tarde, já a partir das 14 horas haverá o show com a dupla Fernando e Tiago, e às 15 horas com a dupla Elvis e Egon. Na sequência, fechando a tarde, às 17 horas a dupla Jason e Anderson animará a festa.

E fechando a programação da festa, a partir das 20 horas será realizado grande baile com o Grupo Marcação. Para este baile, além da pulseira adquirida na entrada da festa ao custo de R$ 3,00, será cobrado ingresso no valor de R$ 5,00 na bilheteria do baile.

Os ingressos para a 18ª Expoama poderão ser adquiridos na bilheteria da festa, custando R$ 3,00 a pulseira para acesso a toda estrutura e atrações, exceto para o Show de Sexta e o baile de domingo, que terão ingressos a parte. O estacionamento da Promosul para o evento estará sob a coordenação do Rotaract, e os valores serão R$ 5,00 para quinta-feira, R$ 10,00 para sexta-feira, e R$ 5,00 para sábado e domingo.

Workshow Aquiles Priester

Rio Negrinho

O melhor baterista do Brasil, Aquiles Priester, estará em Rio Negrinho semana que vem. Ele ministra um workshow na Sociedade Musical a partir das 20 horas de quarta-feira. Ingressos antecipados podem ser adquiridos a R$ 20 na Loja Mundo do Rock, Locadora Hollywood e Chaveiro Wilian Bachmann.

O evento terá participação especial de Nando Mello. Nascido na África do Sul, Priester viu uma bateria pela primeira vez aos 4 anos, pela televisão. Em 1977 chegou ao Brasil, em Foz do Iguaçu. Só em 1985 voltou a se envolver com música por causa do Rock’n Rio. Durante o festival, montou uma bateria de latas, potes de sorvete, galões de gasolina, e começou a batucar no fundo de casa. Um ano depois, com amigos da escola, começou a dublar o Ultraje a Rigor. A partir daí sonhava em ser um grande baterista. O primeiro instrumento era formado apenas por uma caixa e um tom emprestado da fanfarra da escola, um bumbo, um chimbal e um prato pendurado no teto.

A vida profissional começou na Tropical Band, mesmo sem nunca ter tocado uma bateria completa. Convidado pelo grupo, se apresentou com eles num bar. Depois participou da banda Stylo Livre. Ao se mudar para Porto Alegre, ingressou na Nômades de Kzak. Só depois de sete anos tocando, foi ter aulas de bateria. Em novembro de 1997 formou a Hangar. O ponto alto da trajetória ocorreu no ano seguinte, com a abertura do show em Porto Alegre para o Angra. Em 1999, o grupo de Priester gravava o primeiro álbum “Last Time”.

Em novembro de 2000, fez o teste para o Angra e gravou cinco discos pelo grupo. O maior reconhecimento da carreira obteve em julho, quando entrou para o ranking Modern Drummer Readers Poll 2011 como o 5º melhor bateros de prog metal do mundo. Era o primeiro brasileiro a entrar nesse ranking. “Hoje olho para trás e vejo que por mais duro que tenha sido o caminho que percorri para chegar onde estou, sempre tive perseverança para acreditar que quem realmente sonha e faz por merecer, consegue”, destaca.

Domingo no Parque

São Bento do Sul

Fazendo parte das comemorações dos 138 anos de São Bento do Sul, no dia 23, a Prefeitura, em parceria com o Samae, realiza no próximo domingo, dia 18, o Domingo no Parque. Caminhadas, trilha ecológica, jogos esportivos, ginástica, contação de estórias, jogos gigantes, distribuição de mudas, avaliações de saúde e feira de adoção de animais são algumas atrações programadas para a comunidade são-bentense. O evento acontece no Parque Florestal Samae, na Avenida dos Imigrantes, das 8 às 12 horas.

O dia será marcado ainda com uma caminhada, às 8 horas, iniciando em frente ao Parque até a SC-301, após, retorna ao Parque. Às 9h30 acontece a premiação do Concurso dos 45 anos do Samae, o qual premiará estudantes das séries iniciais, finais, ensino médio e superior.

Com uma produção inicial de 200 mil mudas que serão utilizadas em áreas de recomposição, recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, distribuição ao produtor rural e em datas comemorativas, o Viveiro de Mudas, instalado no Parque, inaugura às 10 horas. No mesmo dia, às 10h30, o Samae entrega à comunidade a nova ponte metálica instalada na trilha do parque. Já para as 11 horas, a Prefeitura realiza o lançamento do projeto de reforma do campo da Realeza.

O Domingo no Parque, realizado pela Prefeitura de São Bento do Sul e organizado pela equipe do Samae, em parceria com as demais secretarias e clubes de serviço do município, proporciona um dia inteiro de atividades gratuitas para a comunidade.

Obras no Centro Cultural

São Bento do Sul

Na terça-feira (14) os engenheiros responsáveis pela estrutura metálica que irá compor a nova cobertura do Centro Cultural estiveram em São José dos Pinhais-PR. A visita na empresa que está construindo as tesouras que serão instaladas no telhado foi para vistoriar a qualidade das peças já produzidas.

Segundo o engenheiro civil Gerson Evers Mendes, que atua no departamento de programas e projetos da Prefeitura de São Bento do Sul, o objetivo desta visita com os demais engenheiros da empresa responsável pelo projeto, foi verificar se os materiais que estão sendo utilizados estão de acordo com as especificações técnicas do projeto.

Além de fiscalizar se o aço utilizado na montagem das tesouras está de acordo com o exigido, as soldas foram inspecionadas, e as medidas também foram conferidas. Como serão um total de sete tesouras na cobertura do Centro Cultural, e cada uma é montada em duas partes, das 14 partes exigidas, 10 já estão montadas, faltando apenas a conclusão de alguns reforços e das soldas em sua totalidade. A previsão é de que no próximo dia 24 as tesouras estejam prontas e já estejam em São Bento do Sul, onde serão instaladas.

Enquanto uma parte das obras são realizadas em São José dos Pinhais, uma equipe já trabalha no Centro Cultural, onde todas as telhas foram removidas, e detalhes como manejo da fiação elétrica e acabamento para o encaixe das novas tesouras já estão sendo providenciados.

A ideia é deixar tudo preparado para quando as tesouras em estrutura metálicas chegarem, rapidamente instalá-las, substituindo as atuais tesouras em madeira, já totalmente danificadas pela ação do tempo.

Para quem conheceu o Centro Cultural e prestigiou grandes eventos ali realizados, a imagem hoje do lugar assusta. Com as telhas totalmente removidas, a estrutura de madeira do telhado totalmente escorada, e o piso repleto de telhas quebradas, o Centro Cultural transformou-se em um grande canteiro de obras.

Na próxima semana já será entregue a primeira remessa de 5.000 telhas de um total de 15.000. A entrega sofreu um atraso de uma semana devido às chuvas, pois a empresa fornecedora das telhas, localizada no município de Canelinha, ficou ilhada em meio às enchentes que assolaram o Estado.

Devido às dimensões das tesouras, onde algumas peças chegam a 16,5 metros de comprimento e outras chegam à mais de 5,5 metros de altura, uma operação especial de transporte está sendo elaborada para trazer todas as peças de São José dos Pinhais até o centro de São Bento do Sul.

Este transporte deverá ser realizado no sábado, dia 24, pois o trânsito aos arredores do Centro Cultural terá de ser interditado parcialmente. Uma carreta terá que estacionar em frente ao Centro Cultural e um guindaste irá colocar as tesouras por sobre a fachada do prédio até o telhado. “Estamos iniciando os preparativos para esta operação de logística agora mesmo, para que previamente todos sejam informados dos procedimentos a serem tomados. Mas será uma grande operação”, concluiu Gerson.

Após a instalação das tesouras, todo o ripamento das telhas será fixado, sendo esta etapa com madeira nova. O que poderá ser reaproveitado para a estrutura em madeira do telhado será aproximadamente 20% das escoras que estão sendo utilizadas no Centro Cultural.

Na manhã desta quarta-feira o Assessor de Governo Luiz Claudio Gayer Schuves, juntamente com a diretora departamento histórico cultural da Fundação de Cultura, Ivana Maria Lampe, e o engenheiro civil Gerson Evers Mendes, do departamento de programas e projetos do município, estiveram realizando uma visita para verificar o andamento das obras no Centro Cultural.

Na ocasião Luiz Claudio destacou a importância da obra para o município, mencionando que há mais de cinco anos a comunidade aguarda pela reforma do Centro Cultural. Ivana Lampe mencionou o significado cultural desta obra, segundo ela o Centro é um espaço histórico no município. “Desde os anos 40 quando o antigo Cine Brasil entrou em operação este vem sendo um espaço para grandes espetáculos culturais de São Bento do Sul e região, e será de grande importância o retorno deste auditório para toda a cultura de São Bento do Sul”, destacou.

O custo da reforma do telhado do Centro Cultural totalizará R$ 261.619,50, com recursos próprios da Prefeitura são-bentense. Após concluído, uma segunda etapa inicialmente orçada em R$ 300.000,00 será realizada no próximo ano, para a reforma geral do Centro Cultural, quando o mesmo será reinaugurado e destinado, enfim, para os grandes espetáculos culturais de São Bento do Sul.

Música na Escola Donaldo Ritzmann

São Bento do Sul

A Escola de Música Donaldo Ritzmann realiza duas apresentações culturais no auditório da própria Escola. Na quinta-feira, dia 15, estará se apresentando, às 20 horas, o Duo Jarvis-Twitchell, de Florianópolis. Já na sexta-feira, dia 16, às 19h30, é a vez do quarteto BraSax.

O Duo Jarvis-Twitchell é formado por consagrados músicos que estão em sua 18ª temporada. Adriana Jarvis, no piano, e Hans Twitchell, no violoncelo, apresentam nos concertos em três continentes, todo o repertório tradicional. Destacam-se tanto por suas esplêndidas interpretações de obras pós-modernistas, quanto por sua destreza com estilos barrocos (são igualmente fluentes no cravo e na viola de gamba). Os dois moram em Florianópolis, onde Twitchell é professor efetivo de violoncelo na UDESC.

Uma brincadeira com o saxofone, cirandas e músicas de roda do Brasil é a proposta do primeiro trabalho do quarteto BraSax. “O cd traz para as crianças as diversas possibilidades do instrumento no meio musical, além de tirar estigmas frente a gêneros musicais”, explica Everton Backes, um dos fundadores do quarteto. Ensaios rigorosos e gravações caseiras fazem parte da rotina do grupo que sempre levou o ensino e a arte juntos em sua trajetória.

Formado por Willian Pscheidt, Willian Rodrigues, Éverton Backes e Anderson Otero, o BraSax engrandece a música e leva conhecimento em cada apresentação. Para o grupo, “Saxofonando o Brasil das Cirandas” é um sonho realizado. “O cd é resultado da formação que a Escola de Música e Belas Artes do Paraná proporcionou para todos os integrantes do grupo, pois todas as pessoas envolvidas no cd estudaram, estudam ou trabalham na belas”, declara Backes.

O BraSax pretende fazer uma apresentação muito especial para o lançamento do cd. Para isso procura parceiros que se interessem em exaltar a arte, alcançando crianças e propagando a apreciação musical de qualidade. “A boa música depende de competência e seriedade na execução do instrumento, boa interpretação dos arranjos e, fundamentalmente, gosto e alegria de tocar”, finaliza Backes.

Museu Dr. Felippe Maria Wolff de aniversário

São Bento do Sul

Dia 23 de setembro, o Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff completa 40 anos trabalhando pela preservação da história de São Bento do Sul. Criado pela Lei Municipal 078 de 20 de setembro de 1967, foi oficialmente inaugurado e aberto para visitação em 23 de setembro de 1971. Para comemorar a data, o Museu Municipal está com uma programação especial e com horário diferenciado.

Entre os dias 19 e 25 de setembro, o Museu estará participando da 5ª Primavera de Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que tem o tema Mulheres, Museus e Memória. A 5ª Primavera de Museus contará com 1700 eventos em 310 cidades. No Museu Municipal, entre os dias 20 e 25, vai estar montada a exposição Elas na História de São Bento do Sul, ressaltando as contribuições das mulheres para a história do município.

Um exemplo da participação feminina na construção da cidade e da cultura é a parceria com a acadêmica de moda Rafaela Blödorn, que está restaurando, no laboratório de moda da UDESC, uma sombrinha do acervo do museu. Até o final do ano a peça, que retrata e conta um pouco dos hábitos e costumes, deverá ser novamente exposta.

No dia 21, às 20 horas, com reprise no dia 23, no mesmo horário, será realizada a Noite do Gramofone, com a execução de alguns clássicos em 78 rotações no gramofone Brunswick. O aparelho pertencia a Arlindo Wendt já na década de 40 e foi doado para o Museu Municipal logo após a inauguração.

O Gramofone foi restaurado em agosto pelo relojoeiro Hans Ulrich Walde. Entre as músicas escolhidas estão Brasileirinho, La vie em rose, Lili Marleen, Begin the Beguine, Ninguém tem dó, Que será será, Sôdade meu bem sôdade, Êxtase, É com esse que eu vou, Luzes da Ribalta e alguns outros sucessos dos anos 40, 50 e 60.

Aberto de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Aproveitando a semana de aniversário de São Bento do Sul, comemorado no dia 23, vai abrir também no período noturno, das 18h30 às 21h30.

Sonora Brasil

Joinville

Domingo (18) o Teatro Sesc recebe a Sonora Brasil - Duo Ferragutti e Kramer. Trazendo o repertório composto para música de concerto e outras formas de apropriação da linguagem do acordeão relacionadas à música urbana, o Duo Ferragutti/Dramer é composto por dois dos principais acordeonistas da atualidade, Toninho Ferragutti, paulista de Socorro, e Alessandro "Bebê Kramer" gaúcho de Vacaria, ambos compositores e instrumentistas. Eles apresentam um panorama da obra escriga para o acordeão de 120 baixos, desde Luperce Miranda e Radamés Gnattali até a vertente contemporânea de Borges-Cunha e suas próprias composições.

O evento tem início às 20 horas com entrada franca e livre para todas as idades.

A nova onda caipira

Jaraguá do Sul

Depois de passar no sábado (17) por Joinville, o grupo Charme Chulo, de Curitiba (PR) apresenta o CD A Nova Onda Caipira domingo (18) às 20 horas, no Teatro Sesc de Jaraguá. Entrada franca e recomendada para todas as idades.

Josué e o pé de macaxeira

Jaraguá do Sul

Sábado (17) o filme exibido às 15 e 20 horas gratuitamente no Teatro Sesc será "Josué e o pé de macaxeira".

O projeto de Diogo Viegas, premiado pelo Ministério da Cultura, se tornou um curta metragem de animação 2D. Batizado de "Josué e o Pé de Macaxeira", a história é uma adaptação do clássico para a realidade brasileira e ficou sensacional.

A trajetória de sucesso começou no Anima Mundi 2009 (RJ), onde conquistou o prêmio de melhor animação brasileira e continuou arrasando no sul do país, quando ganhou também o prêmio no 37° Festival de Gramado. 
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho desse brilhante artista-designer-pensador, dê um pulo em http://diogoviegas.blogspot.com/

Anos de Chumbo

Jaraguá do Sul

Amanhã (16), o Teatro Sesc exibe o filme Anos de Chumbo em dois horários: 15 e 20 horas. A entrada é franca.

O percurso seguido por duas irmãs nas suas vidas: uma, rebelde na juventude, torna-se jornalista e militante de um movimento feminista. A outra, submissa nos seus primeiros anos, revolta-se contra a sociedade que considera injusta e hipócrita e torna-se terrorista urbana.

O filme lhe valeu o Leão de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Veneza e é inspirado na história das irmãs Christiane e Gudrun Ensslin: Gudrun era da liderança do Baader-Meinhof e morreu - assim como Andreas Baader, Ulrike Meinhof, Holger Meins e Jan-Carl Raspe - dentro da prisão de segurança máxima de Stammheim, em 1977. O título do filme, por sua vez, é uma citação do poema de Hölderlin, "Passeio ao campo" (Der Gang aufs Land, 1800).

Sobre o grupo foi realizado uma nova versão "O Grupo Baader Meinhof (2008)"

Acústico

Jaraguá do Sul

A I Semana Municipal da Juventude de Jaraguá do Sul abre no sábado (17), com o evento “Acústico”, atividade que acontece a partir das 19h45, na Comunidade Batista Vida Nova, localizada na rua Rudolfo Hufenuessler, Centro. Promovida pela comunidade Batista, esta iniciativa, que está em sua quarta edição, desta vez envolverá apresentações das bandas Neiva Flores, Além dos Cravos, CBVN Jovem e a dupla Fabiano e Jackeline Khrenke. A expectativa dos promotores é receber um público de aproximadamente mil pessoas. A entrada é franca.

Organizada pelo Conselho Municipal de Juventude e pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, a Semana Municipal da Juventude foi instituída pela LM 5.949/2011, de 25 de abril de 2011, e integra o calendário oficial de eventos do município. As atividades são voltadas especialmente aos jovens de 15 a 29 anos e também abertas a toda comunidade jaraguaense. A realização do evento tem a parceria das secretarias da Assistência Social, Criança e Adolescente, da Educação e da Saúde, da Fundação Municipal de Esportes e da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, e conta com o apoio do Saint Sebastian Flat, da Wizard e da Católica de Santa Catarina.

A programação da Semana Municipal da Juventude prossegue na quarta-feira (21), quando está agendada para às 19h30, na Scar, a palestra “Jovem – uma vida em construção”, com João Estrella, protagonista do livro, que virou o filme de sucesso “Meu nome não é Johnny”. A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever, sendo que as inscrições devem ser efetuadas no site da prefeitura jaraguaense (www.jaraguadosul.sc.gov.br).

As atividades do evento encerram com a Ação Solidária da Juventude - Arrecadação de Alimentos Não Perecíveis no dia 23, quando as doações deverão ser entregues nas escolas da rede estadual de ensino, nas universidades do município jaraguaense, no setor de Conselhos Municipais da Prefeitura ou na Secretaria da Assistência Social, Criança e Adolescente. De acordo com os organizadores, quem quiser participar desta ação pode doar alimentos como leite (longa vida), açúcar, óleo de cozinha, feijão, arroz e sal. As doações serão destinadas a programas e entidades que atendem famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

A longa história de um pequeno boi

Jaraguá do Sul

A Emef Guilherme Hanemann, na Barra do Rio Cerro, é a próxima escola na agenda das apresentações da peça “A longa história de um pequeno boi”, que será apresentada em duas sessões, às 10 e às 13 horas de segunda-feira (19). Inspirada no Bumba Meu Boi nordestino, a encenação conta a história do sumiço do Boi Surubim que passa a ser procurado por Mateus e seu cão chamado Quinta-Feira. Os dois percorrem o Brasil atrás de Surubim e passam a conhecer personagens do folclore das diversas regiões brasileiras. O texto também contempla uma série de parlendas, trava-línguas, provérbios e adivinhas.

Viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o espetáculo é produzido por Luzia Magalir Rosa e apresentado pela atriz Marisa Cesconetto e o ator Guto Lusttosa, que também confeccionaram os bonecos. A peça é voltada ao público de todas as idades e sua montagem tem circulado em instituições públicas de ensino e espaços alternativos. Já foi apresentada, por exemplo, na Casa da Árvore, no bairro Santa Luzia, e em sete unidades educacionais. A história também será encenada em outras duas escolas municipais ainda neste mês: na Erich Blosfeld (Ilha da Figueira), às 10h30 e às 13h30 do dia 22; na Ricieri Marcatto (Rio Cerro I), às 10 e às 13 horas do dia 29.

Programação do dia

Joinville

Às 17 horas de amanhã (16), o Shopping Muller recebe o Clube do Lambe-lambe, da Cia Alma Livre, de Jaraguá do Sul.

19 horas tem Trilogia das Cores na Faculdade Anhanguera, classificação 14 anos.

Louça Cinderela

Joinville

Amanhã (16) o Sesc traz a pela "Louça Cinderela" da Cia Gente Falante, de Porto Alegre (RS). A apresentação não é recomendada para menores de 8 anos e será exibida às 15 e às 20 horas no Teatro Sesc. Ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo, gratuitamente, no local.

Inspirada na obra dos Irmãos Grimm e também Charles Perraut, escrita no século XIX com o nome de Gata Borralheira, esta adaptação sintética da Cia Gente Falante convertida em teatro narrativo com objetos conta a história de Cinderella, uma xícara de louça comum, sem adornos ou valor histórico, porém com conteúdo especial, sempre cheia de chás aromáticos e curativos disponíveis a e esquentar quem estivesse necessitado em noites frias do inverno.
A adaptação é encenada em uma celebração de "Chá das cinco", evento habitual e herança dos nobres do país de Gales. Uma divertida e curta adaptação Brasileira fazendo confluirem para a mesma obra duas linguagem das artes cênicas, o teatro narrativo (contação de histórias) e o Teatro de objetos, compartilhando com o pequeno público as delícias de um happening ao redor da mesa com volta ao passado provando as delícias da valorização do conteúdo.
Ficha técnica:
Direção de Cena: Liane Venturella
Direção Artística e Atuação: Paulo Martins Fontes
Produção e Operação de som e luz: Eduardo Custódio
Trilha Sonora: Gustavo Finkler e Renata Mattar
Fotos: Vilmar Carvalho

Overdoze

Joinville

A programação da Aldeia Palco Giratório Sesc em Joinville encerra sábado (17) com o evento "Overdoze". Apresentações de teatro, dança e música serão apresentadas nas doze horas de programação. O evento será realizado das 12 às 24 horas no Sesc Joinville. As atividades e espetáculos são abertos aos público e gratuitos.

Os pulgueiros e os artesãos da cidade também participam do evento. O Mercado de Pulgas e a Feira de Arte e Artesanato ficam em exposição e comercialização das 12 às 20 horas no prédio do Sesc. A comunidade vai conferir ao longo do dia as peças teatrais, apresentações do boi de mamão, maracatu, tambores do Japão e dos grupos de dança de Joinville.

À noite, o Overdoze apresenta o espetáculo "Luiza", da Cia Experimentus Teatrais, de Itajaí (SC). A personagem narra o reencontro com Agustin que, após 12 anos de espera, volta de repente em uma noite para despedir-se. A história se desenrola em meio às lembranças reais e imaginárias de Luiza. A apresentação ocorre às 21h30 na Sala de Dança do Sesc. Classificação indicativa 12 anos. Em seguida, a Banda Charme Chulo de Curitiba (PR) sobe ao palco do Teatro do Sesc para apresentar o CD "A Nova Onda Caipira". Ingressos no local da apresentação.

Confira a programação completa do "Overdoze". As atividades e espetáculos são abertos aos público e gratuitos.

12 às 20 horas - Mercado de Pulgas e Feira de Arte e Artesanato

12 horas - Peça "4 Contos"
Cia Gente Falante - Porto Alegre (RS)
4 contos populares latino-americanos, quatro histórias que falam do cotidiano, das dificuldades, das reações risíveis e imperfeições com muito bom humor e simplicidade. Essa é a proposta, reproduzir com um mínimo de recursos a arte dos brincantes mambembes da América Latina, os bonecos de luva e de vara a contar os "causos" que o povo conta com uma linguagem acessível para toda a família.
Onde: Sesc Escola

13 horas - Apresentação do Boi de Mamão
Onde: Estacionamento do Sesc

13 às 15 horas - Clube do Lambe-Lambe
Cia Alma Livre - Jaraguá do Sul (SC)
O Teatro de Lambe Lambe desperta a curiosidade. Cada apresentação dura poucos minutos e só pode ser vista individualmente. O espectador precisa se aproximar da caixa cênica e espiar o espetáculo, que acontece ali dentro, manipulado por um artista. O Clube de Lambe Lambe é composto por sete caixas cênicas, ou seja, são sete diferentes espetáculos.
Onde: Lanchonete Sesc

14 às 16 horas - Poesia ao Pé da Lua
Onde: Sesc Joinville

14 horas - Peça "A velha que enganou a morte"
Grupo de Teatro da Embraco
Onde: Teatro Sesc

14h45 - Histórias de Malazartes
Cia Rústico Teatral - Joinville (SC)
O teatro conta a história de Pedro Malazartes, um malandro fácil de ser encontrado na literatura mundial. No Brasil, encontram-se inúmeras histórias dessa figura que, por meio da sabedoria popular, engana todos aqueles que se acham os donos do mundo. Os atores Alex Maciel e Vinicius da Cunha encenam as artimanhas de Malazartes para sobreviver nesse mundo de espertezas.
Onde: Ginásio Sesc

15h30 - Apresentação do Maracatu
Onde: Estacionamento do Sesc
16 horas - Apresentações de Grupos de Dança
Onde: Ginásio do Sesc

16 às 18 horas - Exposição Maracatu Joinville
Onde: Sala de Grupos

17h30 - Peça "Tem Xente uma Feis"
Cia Alma Livre - Jaraguá do Sul (SC)
O grupo teatral propõe um resgate do teatro de animação do Kasperl, tradicional durante os anos de 1950 e 1970 em Jaraguá do Sul. O espetáculo "Tem xente uma feis!" começa com um despertar. Após 35 anos dormindo dentro de um baú, os bonecos escutam vozes do outro lado da cortina do teatro. Gretel e Seppel ficam esperançosos de voltar às atividades de fantoches e vão procurar o amigo Kasperl, o dono do teatro. Mas eis que a bruxa também está acordada e disposta a qualquer maldade que faça os bonecos dormirem novamente para que ela possa ser a protagonista do teatro do Kasperl.
Onde: Lanchonete Sesc

18h30 - Apresentação do Taikô - Tambores do Japão
Onde: Ginásio do Sesc

19h30 - Peça "Rounin"
Coletivo Terceira Margem - Itajaí (SC)
O espetáculo narra a história de um artista de rua, estátua-viva vestido de samurai, que vê monstros nas paredes das ruas e corajosamente tenta dizimá-los. A luta deste Rounin, anti-herói que transita num universo quixotesco, se passa entre os limites da realidade e loucura, decorrente de sua incapacidade de adaptar-se ou de ser aceito numa sociedade convencional. Rounin é um homem comum, destituído de virtudes em busca de um ato heróico. O espetáculo faz uso de elementos multimídia operados via computador e projetados em ambientes urbanos.
Onde: Sesc Escola

20 horas - Apresentações Musicais
Onde: Teatro Sesc

21 horas - Peça "Contos Notívagos"
Cia Experimentus Teatrais - Itajaí (SC)
Em Contos Notívagos, da Cia. Experimentus, um locutor sozinho em uma rádio adentra a madrugada contando histórias de realismo fantástico e lendas urbanas, sempre com a desconfiança de que ninguém o está ouvindo. Sarcasmo cínico e a presença de jingles e vinhetas nostálgicos garantem risos e diversão. A manipulação, direção e dramaturgia são de Marcelo F. de Souza.
Onde: Lanchonete do Sesc

21h30 - Peça "Luiza"
Cia Experimentus Teatrais - Itajaí (SC)
Agustin voltou. Luiza narra o seu reencontro com esse homem que, após doze anos de espera, volta de repente em uma noite para despedir-se. O universo de Luiza e o universo de Agustin se entrelaçam, em uma historia que mistura fatos, memórias e imaginação. As lembranças, reais ou criadas, compõem uma trama tecida e destecida pelo tempo, pelo amor e pela espera.
Onde: Sala de Dança
Classificação: 12 anos

22h30 - Apresentação Musical "A Nova Onda Caipira"
Charme Chulo - Curitiba (PR)
Onde: Teatro Sesc

Suspense entre as Délícias do Terror

Joinville

A programação dos Ciclos de Cinema "Delícias do Terror" continua nesta semana. Amanhã (16) a sessão exibe o filme "Alias - Relações de Sangue". A produção conta a história de Eva, que sem querer grava a morte de uma jovem garota. Tempo depois, ela conhece o charmoso Dieter, por quem se apaixona. Os dois fatos, aparentemente sem relação entre si, geram uma série de situações que transformam a vida de Eva.

No sábado (17) o público confere o filme "Eu não tenho medo", de Gabriel Salvatores. O garoto Michele vive passeando sozinho em meio aos campos de trigo. Certo dia, uma descoberta intrigante o leva a entrar num processo de desenvolvimento pessoal. Embora não seja um filme de terror, a história trabalha com o ingrediente do medo e o desafio de superá-lo.

Os Ciclos de Cinema são realizados pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) com o apoio do Museu Arqueológico de Sambaqui. As sessões ocorrem todas as sexta-feiras e sábados às 19h15 no auditório do Museu de Sambaqui. A entrada é gratuita.

16/9, sexta-feira - Alias - Relações de sangue (Alias)
Jan Verheyen. Bélgica, 2002. Cores, 98 min. Com Hilde de Baerdemaeker, Geert Hunaerts, Veerle Dobbelaere, Pol Goossen, Hilde Van Mieghem, Werner de Smedt, Michael Pas, Tom de Hoog, Ilse Van Hoecke, Mathias Coppens.
Eva, sem querer, grava em vídeo a morte de uma jovem garota, transformando-se assim em única testemunha do ocorrido. Pouco tempo depois, ela conhece o jovem e charmoso Dieter, por quem acaba se apaixonado. Estes dois fatos, aparentemente sem relação entre si, desencadeiam uma série de fatos que não só transformarão de forma brutal a vida de Eva, mas também a de todos os seus amigos.

17/9, sábado - Eu não tenho medo (Io non ho paura)
Gabriele Salvatores. Itália / Espanha / Inglaterra, 2003. Cores, 108 min. Com Giorgio Careccia, Aitana Sánchez-Gijón, Dino Abbrescia, Mattia di Pierro, Giuseppe Cristiano.
Habituado a passear sozinho pelos campos de trigo, o garoto Michele, de 9 anos, faz certo dia uma descoberta intrigante que o leva a entrar num processo de desenvolvimento pessoal que marcará sua passagem da infância para a adolescência. Embora não seja propriamente um filme de terror, trabalha com o ingrediente do medo e o desafio de superá-lo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Contação

Canoinhas

Hoje a Biblioteca Sesc Ler sedia Contação de Histórias dentro da literatura. O evento será às 10 horas e é gratuito.

Rio Negro e Solimões

Canoinhas

Na última noite da 18ª Festa Estadual da Erva-mate (Fesmate) o parabéns pelo centenário do município foi cantado na Sola da bota e na palma da mão. A dupla Rio Negro & Solimões animou a festa dos cem anos de Canoinhas e junto com o grande público cantou o "Parabéns à você" para a cidade.

Com mais de 20 anos de carreira e muitos sucessos cantados por  fãs do Brasil inteiro, a dupla de Minas Gerais apresentou seu novo show, que leva o título de "Virou Festa". No repertório, músicas de diversos estilos, composições inéditas e também outras já conhecidas pelo público, que pulou, cantou e aplaudiu a apresentação.

De acordo com a coordenação da 18ª Fesmate, mais de 40 mil pessoas passaram pelo parque de exposições Ouro Verde durante os três dias de festa.

De Produndis

São Bento do Sul

Dentro da programação de 65 anos, o Sesc traz cinema à cidade. Amanhã (15) será exibido o filme De Profundis.

Do gênio das histórias em quadrinhos Miguelanxo Prado, uma belíssima animação que levou 4 anos para ser realizada - foram mais de 10 mil quadros pintados a mão por Prado e posteriormente animados. Durante navegação, um pescador afunda no oceano e, junto de sereias e seres marinhos, nada em direção da música distante de uma linda mulher.

País de Origem: Espanha / Portugal
Tempo de Duração: 80 minutos
Classificação etária: Livre
Ano de Lançamento: 2007 

A culpa é do Fidel

Jaraguá do Sul

Sessão cinema em dois horários hoje no Sesc: 15 e 20 horas. Na ocasião será exibido o filme "A culpa é do Fidel".

SINOPSE: Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.

Livre para todos os Públicos Livre para todos os Públicos.

Schützenfest engatilhada

Jaraguá do Sul

“Vai ser uma Schützenfest que poderemos nos orgulhar”, declarou a prefeita Cecília Konell durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (14), quando foi anunciada a programação da festa pelo presidente da Comissão Central Organizadora, Alcides Pavanello, que estava acompanhado de outros componentes da CCO, inclusive o vice Jorge Luiz da Silva Souza. Depois da escolha das majestades, no final de agosto, mais o desfile de lançamento, com a instalação do Schützenbaum, no início deste mês, o anúncio da programação engatilha definitivamente a 23ª Schützenfest, agendada para o período de 6 a 12 de outubro, no Parque Municipal de Eventos. “Está totalmente pronta”, garantiu Pavanello.

O presidente da CCO reconhece que a Schützenfest ainda não está cem por cento resgatada, mas avalia que este alvo não demora a ser atingido e acredita que, em breve, ela poderá ser novamente considerada a segunda maior de Santa Catarina. Pavanello argumenta que, além do apoio do poder público – da prefeitura e do governo do estado –, a festa também está recebendo o apoio de segmentos da comunidade, como dos empresários, que, a exemplo do ano passado, novamente doaram as malhas para a decoração dos pavilhões do Parque de Eventos, e da CDL, que realizará concurso de vitrine para incentivar os lojistas a deixar a cidade com no clima da Schützenfest. Segundo ele, a comunidade já entendeu que a festa é da população e não da prefeita ou da CCO. Por isso, sua expectativa é que um público de 60 a 65 mil pessoas passe pelo Parque de Eventos na edição deste ano.

Para atrair público, a CCO elaborou uma programação repleta de novidades, além dos tradicionais desfiles das sociedades e do Bierwagen, competições típicas – chope em metro, serrador de lenha e corrida do barril -, tardes dos idosos e das crianças, parque de diversões durante todos os dias da festa, competições de tiro, apresentações de grupos folclóricos e das bandas. Este ano estão contratadas 31 bandas, entre elas uma internacional: a austríaca Austria Quintet, que fará apresentação única no dia 8 de outubro, a partir das 21 horas, no pavilhão “A”.

Pavanello informou que uma das principais novidades para este ano é a ocupação do pavilhão “C”, onde estará concentrada a maioria das inovações desta Schützenfest. Nele, ficarão montadas a 1ª Handwerkmesse (Feira do Artesanato), exposições sobre as sociedades de tiro e de veículos antigos. Também haverá um palco à disposição dos talentos locais, que poderão se apresentar (música, dança ou teatro) mediante inscrição prévia junto à CCO. No local, ainda funcionará um café colonial servido pela Apeafa (Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Jaraguá do Sul). Ele ainda destacou a presença do Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal, de 3 a 8 de outubro, para a realização dos sorteios das loterias direto do Parque de Eventos, e uma grande exposição de veículos antigos promovida pelo Clube de Automóveis Antigos de Jaraguá do Sul (Caajas), das 10 às 18 horas do dia 8 de outubro.

Além da novidade do café colonial permanente no pavilhão “C”, o público poderá saborear pratos da gastronomia germânica no restaurante típico no pavilhão “A” e ainda terá disponível uma praça de alimentação composta de 18 barracas, com variadas opões de guloseimas. Para beber, refrigerantes, água e duas marcas de chope: Brahma e Königs Bier. Os preços ainda não estão definidos.

Alcides Pavanello informou que a 23ª Schützenfest está orçada em R$ 990 mil, sendo que, deste montante, R$ 720 mil serão subsidiados pelo poder público, com R$ 470 mil fornecidos pela Prefeitura de Jaraguá do Sul e R$ 250 mil pelo governo do estado. “A diferença terá que ser paga pela festa”, disse o presidente da CCO, avaliando que é uma tarefa difícil e salientando que a viabilização da festa seria impossível sem a participação do poder público. Ele explicou que as principais receitas proporcionadas pela festa são as licitações das bebidas (R$ 82 mil), da alimentação (R$ 50 mil) e dos camarotes (R$ 16 mil), além da verba de patrocínio da Caixa Econômica Federal no valor de R$ 20 mil. De acordo com ele, o restante deverá ser arrecadado com os ingressos.

A festa terá entrada franca no dia da abertura, em 6 de outubro. Nos demais dias os ingressos custarão R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Nos dias 9 e 12 de outubro, entrada livre até as 19 horas. Os ingressos estarão à venda nas bilheterias do Parque de Eventos. Estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia. Pessoas vestindo traje típico alemão têm acesso livre.

Programação completa da 23ª Schützenfest será distribuída em formato de folder em estabelecimentos comerciais e públicos da cidade e estará disponível, em breve, neste site e no site da festa (schutzenfest.com.br), onde também poderão ser conferidas todas as informações sobre esta edição.

4 contos no shopping

Joinville

O Shopping Mueller sedia mais uma apresentação da peça "4 Contos", da gaúcha Cia Gente Falante. O espetáculo será apresentado às 17 horas com entrada franca e classificação livre.

Brincando de bonecos na Amorabi

Joinville

Associação de Moradores do Bairro Itinga (Amorabi) recebe às 15 horas de hoje a peça de teatro "Brincando de bonecos".

Emoções baratas

Joinville

A Cia Experimentus Teatrais de Itajaí apresenta amanhã (15) o espetáculo "Emoções Baratas (ou Eu te amo Glória Pires)", no Teatro Sesc, às 20 horas. O evento ocorre pela Aldeia Palco Giratório.

O filho único da melhor cabeleireira do bairro foi criado para se tornar um artista famoso. Em seu mundo delirante ele é um cantor das multidões e namora a maior estrela da televisão brasileira. Mas uma misteriosa tragédia familiar coloca em dúvida o talento e a sanidade do rapaz. Sua única alternativa é fazer de seu depoimento o maior show da sua vida.

Ficha Técnica:
Texto de GREGORY HAERTEL
Atuação: DANIEL OLIVETTO
Direção: RENATO TURNES
Assistência de Direção: VICENTE CONCÍLIO
Adaptação, Figurinos, Cenário e Desenho de luz: DANIEL OLIVETTO e RENATO TURNES
Preparação Musical e Edição de Som: EDUARDO SERAFIN
Trilha Sonora: RENATO TURNES
Voz em off: RENATO TURNES (professor de teclado) e LARISSA SCHMIDT (Repórter) Cenotécnico: SANDRO CLEMES
Confecção de Figurinos: CHICO ALFAIATE e DANIEL KUMAGAI
Fotos: CAIO CEZAR e CRISTIANO PRIM
Produção: DANIEL OLIVETTO e SANDRA KNOLL

Recomendado para maiores de 14 anos Recomendado para maiores de 14 anos.

Concertos Matinais na Sociedade Cultural Lírica

Joinville

Os Corais Universitários da cidade participam dos Concertos Matinais deste domingo (18/09) na Sociedade Cultural Lírica. A apresentação ocorre às 10h30 com a participação do Coral Bom Jesus/Ielusc e do Grupo Cantante "Voo Livre" da Udesc. O evento será aberto ao público e gratuito.

Sob a regência de Marilene Ott Sprogis, o Coral Bom Jesus/Ieluscjá participu de algumas edições dos Concertos Matinais. Formado em 2005, o Coral Bom Jesus/Ielusc, além de representar culturalmente a instituição, tem por objetivo proporcionar aos seus integrantes um contato maior com a música vocal. É composto por alunos universitários, professores e colaboradores do colégio, bem como por membros da comunidade. Este ano tem se preparado para a apresentação da opereta cênica "A Noiva do Condutor", de Noel Rosa, que será realizada em novembro.

O Grupo Cantante "Vôo Livre" também já é conhecido do público dos Concertos. É formado por pessoas acima de 50 anos, integrantes do Projeto Universidade para Idosos da Udesc. Contemplado pelo Projeto de Extensão da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior há 4 anos, com a atividade de canto coral, ministrado pela regente Marilene Ott Sprogis.

"Concertos Matinais" é uma realização da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e Prefeitura. Esta edição conta com o apoio da Sociedade Cultural Lírica e dos Corais Universitários. Apresentação aberta a comunidade e gratuita.
Repertório do Concerto Matinais:

Coral Bom Jesus/Ielusc
- Vida - Tema da RBS
- Heaven - Negro Spiritual
- Tocando em frente - Almir Sater
- Happy Day - Lauryn Hill
- Syahamba - Folclore Africano

Grupo Cantante "Vôo Livre" - Udesc
- Syahamba - Folclore Africano
- Amigo - Roberto Carlos
- Carinhoso ? Pixinguinha
- Azul da cor do mar - Tim Maia
- Tiro ao Álvaro | Trem das Onze - Adoniram Barbosa

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Humberto D.

São Bento do Sul

Amanhã (14) o Sesc exibe o filme Humberto D. às 19 horas. Umberto D. é um clássico inesquecível sobre o drama da velhice e marca o apogeu da parceria entre o mestre Vittorio De Sica e o roteirista Cesare Zavattini, a dupla responsável por obras-primas do neo-realismo italiano, como Ladrões de Bicicleta, Milagre em Milão e Vítimas da Tormenta. Itália. Início dos anos 50. Enquanto a economia do país renasce, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico Ferrari, um funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel de seu quarto. Na companhia de seu único amigo, o cachorrinho Flik, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro, Umberto D. é um daqueles filmes que ficam para sempre em nossa memória.




País de Origem: Itália
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 89 minutos
Ano de Lançamento: 1952


VI Festa do Produtor

Mafra

A VI Festa do Produtor de Mafra, realizada no período de 8 a 11 de setembro, no Parque de Exposições do Município (BR 116, Km 4) foi um sucesso de público, reunindo mais de 40 mil pessoas, segundo estimativas dos organizadores. A qualidade nas apresentações e na estrutura apresentada contagiou o público que cantou e dançou ao som das bandas nacionais, locais e da região. A chuva que caiu no dia 8 não tirou o ânimo do público que compareceu em massa para prestigiar a abertura do evento.

O Prefeito Jango Herbst destacou que a Festa foi realizada para a população desfrutar de momentos de lazer e conhecer duplas nacionais sem precisar se deslocar a outras cidades. "Esta festa é uma homenagem pelos 94 anos de nossa querida Mafra", afirmou. Fez questão de salientar a manutenção de um dia de atrações gratuitas, no dia 11 de setembro, com promoções para toda a família, como parque de diversões, parque de exposição de animais e show nacional com a dupla Teodoro e Sampaio.  

"A festa é para vocês. É para os 53.140 moradores de Mafra, que de uma forma ou de outra são produtores no nosso município", declarou o Prefeito Jango durante o show de Teodoro e Sampaio, no quarto dia da  Festa. Ao referir-se aos produtores disse que todos produzem algo para o bem da cidade, inclusive as crianças, irradiando amor, carinho e  alegria nas famílias.

Jango considerou a festa como inédita e histórica para Mafra - que recebeu mais de 40 mil pessoas nos  4 dias de comemorações   - e prometeu algo ainda maior no próximo ano.  Ele fez agradecimentos especiais a todas as entidades envolvidas e que ajudaram para que o sucesso fosse "absoluto".

Os 4 dias da VI Festa do Produtor atraíram mais de 40 mil pessoas que assistiram aos shows, visitaram a feira multisetorial de Mafra,  a exposição  e leilão de animais, além do parque de diversões. Assim fez o  casal Juliano e Marcos Furtado que  passeou pela festa com 4 sobrinhos. "Para nós é um dia diferente, com algo novo para fazer", declararam  afirmando que voltariam à noite para o show. Para eles a festa foi muito bem organizada.

Também para o casal Cleusa e Adriano de Oliveira a festa estava muito boa. Eles estiveram no Parque com 4 filhos que visitaram a exposição de animais e brincaram no parque de diversões.

No pavilhão de exposições organizado pela Associação Empresarial  e Industrial de Mafra, participaram 28 expositores entre comerciantes,industriais e prestadores de serviços locais. O objetivo era mostrar para a população um pouco do que Mafra produz.

A Telha Norte, de propriedade dos irmãos Evanir (Tico) e Álvaro Weber, era uma das expositoras. Para eles o espaço era muito bom e a exposição pode ser considerada como a melhor publicidade, tanto para os mafrenses como para os visitantes de outros municípios. Tico Weber destacou a necessidade dos empresários participarem.

Também a responsável, no momento, pela Personalise Enxovais, Elenir Mildemberg,que expôs pela primeira vez, considerou como muito importante a participação dos empresários. Ela  disse que a experiência foi ótima para divulgar a empresa e também como aprendizado para os próximos eventos.

Como parte da Festa do Produtor, aconteceu em paralelo a exposição de animais - bovinos, ovinos  e equinos - e o Leilão, que aconteceu na tarde de domingo.  Segundo informações de João Romário de Carvalho o leilão vendeu todos os 468 animais, com preços médios de R$ 8,89 por quilo para os ovinos, R$ 3,64 por quilo para os bovinos machos e R$ 3,63 para os bovinos fêmeas.

O Prefeito Jango Herbst agradeceu às seguintes entidades que participaram como colaboradores e apoiadores da Prefeitura e Secretaria Municipal da Cultura, na VI Festa do Produtor: Auto-Pista Planalto Sul; Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Rádios Nova Era e São José, Padre Aldo, Associação Empresarial e Industrial de Mafra, Sindicato dos Produtores Rurais de Mafra, Spinelli Produções, Secretarias Municipais de Obras, Desenvolvimento Urbano e Saúde, Produtores e Lojistas expositores.

A VI Festa do Produtor de Mafra contou com as seguintes atrações: shows nacionais com Maria Cecília e Rodolfo, João Marcio e Fabiano, Tchê Garotos e Chimarruts, além dos shows do Grupo Minuano, Banda Giro e Banda Lady Blues.  A Festa contou ainda com feira multisetorial, gastronomia, parque de diversões, pista de skate, além de feira agropecuária e exposição de animais.  No dia 11 de setembro, domingo, aconteceram os shows da banda Rosas ao Vento e show nacional Teodoro e Sampaio. Nesse dia a entrada foi livre.

Festival Estudantil da Canção

Contação de Histórias

Jaraguá do Sul

A edição de setembro do projeto Contação de Histórias da Biblioteca Municipal Rui Barbosa reuniu 64 participantes – 37 crianças e 27 adultos – na manhã de sábado (10). “A tesoura mágica”, tendo como personagem principal a fada Plim-plim, foi a história a presentada pela atriz Mery Petty, também autora do texto. A Contação de História é realizada mensalmente sempre no Sábado Legal.

|Uma noite na biblioteca

Jaraguá do Sul

A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa está recebendo inscrições para a edição deste ano de “Uma noite na biblioteca – dormindo com os livros”, que está agendada para o dia 14 de outubro. O evento é destinado a crianças com idade de seis a dez anos. As vagas são limitadas a 30 participantes. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente, na Biblioteca. “Quem já participou em edições anteriores não pode se inscrever novamente”, alerta a supervisora da instituição, Dianne Katie Konell Chiodini, lembrando que em 2010 foram promovidas duas – uma em abril, alusiva à Páscoa, e outra em outubro, devido ao Dia das Crianças –, mas agora passa a ser uma vez por ano.

A iniciativa envolve os participantes em diversas atividades como contação de histórias e caça ao tesouro, por exemplo. As crianças serão recebidas no final da tarde de sexta-feira (14) pela equipe da biblioteca, onde permanecem até 9 horas de sábado (15). Elas recebem um lanche à noite e café da manhã. A Biblioteca Rui Barbosa está instalada na Avenida Getúlio Vargas, 245, no Centro de Jaraguá do Sul. Informações mais detalhadas podem ser obtidas ligando para 2106-8708.

A era da inocência

Jaraguá do Sul

Filme "A era da inocência" no Sesc. Em seus sonhos, Jean-Marc LeBlanc (Marc Labrèche) é um cavaleiro valente, uma estrela dos palcos, um artista que vive com mulheres a seus pés e em sua cama. Mas, na realidade, é um sujeito muito diferente. Cidadão comum, seu trabalho é ouvir pacientemente pessoas que chegam a seu departamento procurando ajuda. Em casa, sua mulher está muito ocupada para prestar atenção nele e seus filhos adolescentes não lhe dão a mínima. A tentação de seguir vivendo em sua terra de sonhos é muito grande, mas Jean-Marc decide se dar uma última chance no mundo real.

Recomendado para maiores de 16 anos Recomendado para maiores de 16 anos.

Amanhã (14) às 15 e às 20 horas no Teatro Sesc

4 contos

Joinville

4 Contos populares latino-americanos, quatro histórias que falam do nosso cotidiano, das nossa dificuldades, das nossas reações risíveis e nossas imperfeições com muito bom humor e simplicidade. Essa é a proposta, reproduzir com um mínimo de recursos, a arte dos brincantes mambembes da América Latina, os bonecos de luva e de vara a contar os "causos" que o povo conta com uma linguagem acessível para toda a família.
Ficha Técnica:
Direção e Atuação: Paulo Martins Fontes
Produção e Operação de som e contra-regragem: Eduardo Custódio
Trilha Sonora: Gustavo Finkler
Fotos: Cristine Rochol

Livre para todos os Públicos Livre para todos os Públicos.
Amanhã às 15 horas no AMORABI - Itinga. Entrada Franca
15/09/2011 - quinta-feira às 17 horas na Praça de Enventos Shopping Mueller. Entrada Franca
17/09/2011 - sábado às 12 horas no estacionamento SESC Joinville. Entrada Franca
 

Luiza

Joinville

Agustin voltou. Luisa narra o seu reencontro com esse homem que, após doze anos de espera, volta de repente em uma noite para despedir-se. O universo de Luisa e o universo de Agustín se entrelaçam, em uma historia que mistura fatos, memórias e imaginação. As lembranças, reais ou criadas, compõem uma trama tecida e destecida pelo tempo, pelo amor e pela espera.
Ficha Técnica:
Direção - Barbara Biscaro
Atuação - Sandra Knoll
Texto - Daniel Veronese
Tradução do texto - André Carreia
Adaptação do texto - Sandra Knoll
Cenário e figurino - Roberto Gorgati
Consultoria em língua estrangeira - Esteban Campanela
Arte Gráfica - Daniel Olivetto
Fotos: Caio Cezar, Barbara Biscaro e Roberto gorgati
Produção - Sandra Knoll e Daniel Olivetto

Recomendado para maiores de 12 anos Recomendado para maiores de 12 anos.
Amanhã (14) às 20 horas no AMORABI - Itinga
Entrada Franca
Aldeia Palco Giratório Co-realização Local: Fundação Cultural de Joinville Apoio: AMORABI
17/09/2011 - sábado às 21h30
OVERDOZE no SESC Joinville Entrada Franca
Aldeia Palco Giratório
Co-realização Local: Fundação Cultural de Joinville

Semba Trio

Joinville

O Semba Trio é formado por Jacson Araújo no teclado, Rafaela Ventz no vocal e Rafael Vieira na bateria. Essa formação inusitada trabalha releituras do que há de melhor na música brasileira. Esse show é uma homenagem que o grupo presta a uma das maiores intérpretes da MPB; Elis Regina. Trazendo alguns vídeos, histórias e muitas músicas cantadas por esse ícone brasileiro.
Ficha técnica:
Rafaela Ventz - vocal
Jacon Araújo - teclado
Rafael Vieira - bateria

Livre para todos os Públicos Livre para todos os Públicos.
Amanhã às 20 horas
Local: Teatro SESC Joinville
Ingressos: R$ 1,00 - R$ 0,50 (meia)
Aldeia Palco Giratório
Co-realizçaão Local: Fundação Cultural de Joinville

Brincando de Bonecos

Joinville

Brincando de Bonecos visa estimular a capacidade narrativa, incentivar a criatividade e divertir o espectador. Alguns bonecos são feitos a partir de materiais recicláveis, e em alguns casos montados diante dos olhos do espectador.
O espetáculo é composto de cinco quadros, com diferentes tramas que vão se tornando cada vez mais complexas. Entram em cena bonecos de distintos estilos de manipulação, e a cada quadro mais elaborados. As cenas não têm texto verbal, e se utilizam apenas de música, onomatopéias e outros ruídos que a criança faz quando brinca.
Através da simplicidade, da brincadeira e do jogo, Brincando de Bonecos nos mostra como é fácil inventar uma estória, e como é fácil brincar. Um espetáculo para todas as idades.
Ficha Técnica:
Direção, Dramaturgia e Manipulação Marcelo F. de Souza
Produção Executiva Daniel Olivetto, Jô Fornari e Sandra Knoll
Concepção de Bonecos Som e Luz Marcelo F. de Souza

Livre para todos os Públicos Livre para todos os Públicos.

Público: Livre. Acontece:
Amanhã (14) às 17 horas
Local: Praça de Eventos Shopping Mueller
Entrada Franca
Aldeia Palco Giratório
Co-Realizção Local: Fundação Cultural de Joinville
Apoio: Shopping Mueller
 
15/09/2011 - quinta-feira às 15 horas
Local: AMORABI - Itinga
Entrada Franca
Aldeia Palco Giratório Co-realização Local: Fundação Cultural de Joinville

Recitais Especiais

Joinville

Amanhã (14), a comunidade da Paróquia Cristo Bom Pastor recebe o projeto "Recitais Especiais" da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL). O projeto, que ocorre mensalmente no Teatro Juarez Machado, terá a participação do Duo Violas da Gamba com Mario Orlando Mendes Guimarães e Kristina Neves Augustin. A apresentação é gratuita, aberta ao público e será realizada às 20 horas na Paróquia. .

Mario e Kristina desenvolvem um trabalho inédito no Brasil, formando o único duo de violas da gamba. Pouco conhecida, a viola da gamba é um instrumento de corda com traste desenvolvido no século XV, e usado principalmente na Renascença e no período Barroco. O repertório de apresentação do duo é baseado no disco "Fantasias".

A dupla se conheceu em 1983 quando ainda tocavam flauta doce no conjunto Música Antiga da UFF, em Niterói (RJ). Nesse grupo, tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto a viola da gamba e, juntos, participaram de vários cursos e festivais de Música Antiga no Brasil recebendo orientação de professores brasileiros. Entre eles, Myrna Herzog e Eunice Brandão e estrangeiros como Wieland Kuijken, Judith Davidoff e Marianne Muler. Na busca de aprimoramento musical e especialização, Mario partiu para Nova Iorque e depois para Lyon na França e Kristina para Basiléia/Suíça, completando seus estudos em Birmingham na Inglaterra.

Ambos permaneceram no exterior cerca de cinco anos. Ao retornarem ao Brasil trouxeram na bagagem livros, partituras, boas violas e decidiram se unir novamente. A dupla já realizou concertos com formação instrumental a mais variada (duas violas solo - duas violas e cravo - quarteto de violas) divulgando sempre o instrumento nas salas de concerto do Brasil.

O projeto "Recitais Especiais" é uma realização da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e Prefeitura. Nesta edição, o projeto conta com o apoio da comunidade da Paróquia Cristo Bom Pastor.

Confira o vídeo do Duo de Violas da Gamba no link:
http://www.youtube.com/watch?v=YEzvSm3KMS4

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mulheres de aço e de flores

Rio Negrinho

Dica de livro da Biblioteca Pública Municipal Dr.º Helládio Olsen Veiga , associe-se e descubra seus potenciais, lendo: "Mulheres de Aço e de Flores".
Autor: Fábio de Melo
Editora: Gente

De aço e de flores. O aprimoramento da vida ainda insiste em nascer dos contrários. As mulheres sabem mais sobre isso. Elas experimentam na carne o destino de serem como Deus, em pequenas partes. Geram o mundo; embalam os destinos e entrelaçam num mesmo tecido as cores da fragilidade e da força. Elas são de aço. Elas são de flores.

Recordo-me. A jabuticabeira florida era epifania de uma felicidade de época. Alegrias com cores de novembro. Chuvas torrenciais que nos permitiam prazeres delicados. Observar a metamorfose das flores em fruto era satisfação sem preço. A natureza costurada de regras consumava diante de nossos olhos o ditado bíblico, de que debaixo do céu há um tempo para cada coisa. Era o tempo alinhavando os destinos das floradas, enquanto no silêncio do coração uma primavera fora de hora insistia em lançar pequenos brotos.

Festival Municipal da Canção 2011

Rio Negrinho

A Escola de Música Professor Valdeci Maia, em parceria com a Dominante Escola de Música e o Instituto de Música Felipe Szabunia, abriu as inscrições para o “Festival Municipal da Canção 2011”. O Festival será dividido em duas categorias:

- “Canta que eu te escuto”: o participante concorrerá exclusivamente cantando. Será permitido que seja acompanhado de um instrumentista, apenas acompanhamento com o instrumento violão, sendo que, o instrumentista acompanhante não será avaliado.

- “Voz e violão”: o participante concorrerá individualmente cantando e tocando violão. Será avaliado exclusivamente na voz e no violão. Não poderá ter nenhum outro tipo de acompanhamento musical ou instrumental durante a apresentação.

A idade mínima para participar do festival é de 14 anos. O participante também deverá residir em Rio Negrinho pelo período mínimo de um ano.

As inscrições deverão ser feitas on-line através do site da Prefeitura ou pelo link do FESTIVAL DA CANÇÃO 2011. As inscrições deverão ser protocoladas na Fundação Municipal de Cultura ou na Escola Música Professor Valdeci Maia até o dia 10 de outubro de 2011, às 17h. Para protocolar a inscrição é necessária apresentação dos seguintes documentos: cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência e dez cópias da letra da música com o nome do compositor em papel A4, branco, que irá apresentar e CD de áudio com a música escolhida.

Até o dia 14 de outubro acontece a divulgação dos pré-selecionados. A ordem das apresentações será feita por sorteio realizado em 17 de outubro, às 16h30, no Espaço Cultural, piso superior da rodoviária.

O Festival da Canção 2011 acontecerá no Centro de Excelência Evaristo Stoeberl nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 19h. No dia 26 será apresentada a categoria “Canta que eu te escuto” e no dia 27, “Voz e violão”.

A fita branca

São Bento do Sul

Amanhã (13), às 19 horas, o Sesc exibe o filme "A fita branca" na Mostra "O cinema europeu de ontem e hoje".

A Fita Branca (Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte)

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade.

País de Origem: Alemanha
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 144 minutos
Ano de Lançamento: 2010