quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra

Joinville

A Fundação Cultural  participa da Semana da Consciência Negra com programações especiais. A partir de hoje (17) o Museu Nacional de Imigração e Colonização apresenta a exposição "Comunidades Negras de Santa Catarina". A visitação gratuita prossegue até 5 de dezembro. Até o dia 21/11 o Museu também exibe filmes alusivos à semana. As exibições serão feitas durante todo o dia das 9 às 17 horas de terça a sexta-feira, e das 12 às 18 horas, de sábado a domingo.

Programação
 
Dia 17
1. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.

2. Uma Princesa Negra na Terra do Marabaixo. Direção: José Reis Filho. Série DOCTV. Tv Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura;

Dia 18

3. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.

4.Comunidade Invernada dos Negros (Campos Novos/SC). Referências Culturais Quilombolas. Coordenação Geral Vânia Cardoso (PPGAS/UFSC); Coordenação de Pesquisa Raquel Mombelli; Superintendência Regional do IPHAN Santa Catarina - Brasil, 2008;

Dia 19

5. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra
Vermelha Filmes.

6. Comunidade São Roque (Praia Grande/SC). Referências Culturais Quilombolas. Coordenação Geral Vânia Cardoso (PPGAS/UFSC); Coordenação de Pesquisa Ricardo Cid
Fernandes; Superintendência Regional do IPHAN Santa Catarina - Brasil, 2008;

Dia 20

7. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.

8. Capoeira. Patrimônio Cultural do Brasil. IPHAN, Ministério da Cultura;

Dia 21

9. Diálogos contra o Racismo e Onde Você Guarda o seu Racismo? Produtora Terra Vermelha Filmes.

10. Tambor de Crioula. Patrimônio Cultural do Brasil. IPHAN, Ministério da Cultura;

11.Uma Princesa Negra na Terra do Marabaixo. Direção: José Reis Filho. Série DOCTV. Tv Cultura, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura.

Outros eventos
A Estação da Memória também recebe nesta quarta-feira, dia 17/11, o encontro "Negras Memórias", às 17 horas, e uma exposição fotográfica organizada pela coordenadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, Sonia Lourenço.

Na sexta-feira, dia 19/11, às 17h30, ocorre outro momento importante da Semana da Consciência Negra que recebe apoio da FCJ. É a lavagem da escadaria do Monumento ao Imigrante, na Praça da Bandeira. A promoção é do Povo-de-Santo de Joinville e região (adeptos e simpatizantes das religiões afro-brasileiras). Como explica o coordenador do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, Gerson Machado, "o ritual é uma manifestação religiosa pública de caráter ecumênico - por incluir membros de religiões como o Candomblé, Umbanda, Almas e Angola, entre outras - inspirada na famosa Lavagem das Escadarias do Bonfim de Salvador, na Bahia. A proposta do Povo-de-santo de Joinville é tomar um monumento público dedicado à memória da imigração e acrescentar um sentido simbólico a mais ao mesmo, ou seja, os negros e a sua cultura, representada pela dimensão religiosa. Nesse sentido, é um ato inclusivista que busca o reconhecimento da participação da população negra na construção histórica e cultural do Estado de Santa Catarina".

"O ritual tem um caráter purificador, já que a lavagem aromática e sagrada advinda da água de cheiro, feita de diferentes folhas e flores, carregada em vasos (potes) por filhas de santo, ao som dos atabaques e cantigas rituais, tem também o sentido de "lavar" a cidade do preconceito racial, religioso, econômico, de gênero, entre outros", observa o pesquisador. Antes disso, ainda na sexta-feira, dia 19/11, a exemplo de 2009, no Cemitério do Imigrante, será realizada uma homenagem aos afrodescendentes ali sepultados.

Para o sábado, dia 20, a Fundação organiza mais um Sábado na Estação com o popular Mercado de Pulgas, Feira de Arte e Artesanato, Produtos Coloniais e apresentações artísticas, das 9 às 17horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário