terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Recuperação do arquivo histórico

Jaraguá do Sul

Todos os nove servidores do Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel se mobilizam em um trabalho minucioso para salvar 140 caixas de documentos – 100 da Tributação e 40 da Contabilidade – que estavam no arquivo da Prefeitura de Jaraguá do Sul e foram danificados por enxurradas ocorridas nos dias 21 e 27 de janeiro, devido ao transbordamento do Ribeirão Molha. O riacho passa por dentro do Centro Administrativo Municipal. A informação é da historiadora Silvia Regina Kita. A documentação foi recebida dia 28 de janeiro, quando começaram os trabalhos, os quais não têm prazo para serem concluídos.

“Nossa prioridade, agora, é descolar um documento do outro antes que sequem, e esperamos fazer isso até o final de fevereiro”, salienta Silvia Kita. Por isso, durante este mês, o Arquivo Histórico estará com atendimento ao público somente no período da tarde, das 13 às 17 horas, com apenas uma servidora nesta função. “Contamos com a compreensão de todos, pois este trabalho tem que ser imediato para que possamos salvar o máximo possível de documentos”, solicita a historiadora. Apesar de toda a dedicação da equipe, muitos papéis ficarão parcialmente danificados, mas serão mantidos por não poderemm ser descartados.

Posteriormente, explica Silvia, os documentos serão higienizados com banho de água deionizada para remover o barro que aderiu aos papéis. Esta tarefa envolve apenas o pessoal especializado. Nos próximos dias, o Arquivo Histórico deverá receber documentos das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Rural, os quais também estavam na sala de arquivo da Prefeitura de Jaraguá atingida pelas enxurradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário