quarta-feira, 28 de março de 2012

Dança acrobática leva alunos às alturas

Guaramirim

O tecido é um aparelho acrobático que se enquadra em um novo panorama da arte circense, o circo contemporâneo. Em um pano fixado em uma estrutura de altura variada, os alunos aprendem acrobacias amarrando-se e enrolando-se no tecido.

A Casa da Cultura Paulino João de Bem possui a estrutura ideal para o treinamento de seus alunos, em uma modalidade que une a parte acrobática com a dança. Guaramirim é a única cidade no estado que oferece aulas da modalidade, a dança acrobática em tecido, gratuitamente para a população.

Esta oficina é destinada para crianças e adolescentes, com idades entre oito e 14 anos. O trabalho começa com a preparação do corpo e a união da equipe para depois evoluir para a realização dos truques em tecido.

Segundo a professora, Thamy Secco, estes truques são divididos em cinco níveis: técnica de subidas, decidas e exercícios de resistências, as chaves que são os nós em partes do corpo que servem de base para outros truques, truques estáticos, quedas e desenroladas de nível um e nível dois.

Em solo, os alunos aprendem mais acrobacias, como as paradas de mão, estrelinhas e pontes, que também funcionam como uma preparação do corpo da criança para o trabalho aéreo. Como a oficina trabalha também com a dança, as turmas aprendem ritmos e coreografias que criam uma atmosfera de beleza e encantamento para o público.

Nas aulas, a professora Thamy sempre enfatiza a necessidade de praticar a modalidade com segurança, alertando sobre os perigos que o aparelho oferece se for utilizado de forma incorreta e sem concentração, e também passa dicas para que os alunos não treinem sozinhos e sem utilizar os colchões.

“Guaramirim conta com uma Casa da Cultura ativa, que dá a oportunidade para alunos terem contato com a arte através de professores altamente qualificados. Com a cultura estamos desenvolvendo ainda mais a nossa cidade, capacitando nossas crianças, jovens e adultos”, destacou o diretor da Fundação Cultural, Anderson Floriano.

Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre essa modalidade pode entrar em contato com a Casa da Cuultura pelo telefone (47) 3372-0147, ou fazer uma visita na Rua Ernesto Pisetta, nº 384.

Nenhum comentário:

Postar um comentário