sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jaraguá do Sul em aerografia e grafite

Jaraguá do Sul


 De repente, um barulho típico do acionamento de um compressor se mistura com tantos outros que invadem a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Às vezes, soma-se com os ruídos das composições férreas que, frequentemente, passam pelos fundos do prédio. São muitos os sons, inclusive o de crianças da creche próxima, mas o mais insistente é o do compressor. Uma rápida olhada pela janela revela o motivo das incontáveis repetições. O muro branco, sem graça, ganhou cores, traços, forma, arte, num trabalho anônimo, sem espectadores, mas persistente e confiante.

Aos poucos, as imagens vão tomando forma e retratando pontos da cidade como o Museu Histórico Emílio da Silva, a matriz São Sebastião, o Parque Municipal de Eventos, a Fundação Cultural. Ao todo, sete painéis retratarão a cidade num realismo peculiar. A missão é do artista Alexandre Oliveira Prates (30), mineiro de Justinópolis, residente em Jaraguá do Sul desde 2010, que mescla uma técnica de grafite com aerografia. Tudo é feito com compressor, aerógrafo, pistola e tinta automotiva, que dura mais. O trabalho é rápido. Em apenas uma semana e meia, três painéis de grandes dimensões já foram concluídos.

A riqueza dos detalhes é fruto da experiência. De acordo com Prates, já aos oito anos era convidado a fazer tarefas artísticas na escola. O trabalho na área chegou aos 18, como cartazista. Depois, em Rolim de Moura, Rondônia, dava aulas de pintura sobre tela, mas o aprimoramento ocorreu nos Estados Unidos. Fora do país, dedicou-se em observar as obras, já que a técnica que ele utiliza é muito comum entre os americanos.

Para Prates, a arte “é uma maneira de expressar sentimentos, emoções, realidade e passado”. O mais difícil, segundo ele, é o desenho da anatomia humana e a mistura de cores. O trabalho chamou a atenção do presidente da fundação cultural que convocou o artista para a execução do serviço. A obra ainda não ficou pronta, mas Prates já agenda novos convites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário