sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Para começar o ano, o mais talentoso da telona

São Bento do Sul



Charlies Chaplin é sem sombra de dúvida a figura mais importante e talentosa da história do cinema. Sua genialidade e sensibilidade marcaram época e emocionaram o mundo com grandes clássicos que ainda hoje são aplaudidos e usados como referência no mundo artístico. Para começar bem o ano, a diretoria de cultura do Sesc de São Bento apresenta a Mostra Curtas Charles Chaplin.

Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres, Inglaterra, em 16 de abril de 1889. Seu pai era um vocalista versátil e ator, e sua mãe, conhecida sob o nome artístico de Lily Harley, foi uma atriz atraente e cantora, que ganhou uma reputação por seu trabalho no campo da ópera luz.

Quando tinha cerca de doze anos, ele teve sua primeira chance de atuar em um show no palco legítimo, e apareceu como "Billy" o menino da página, em apoio de William Gillette em "Sherlock Holmes". No encerramento do presente compromisso, Charlie começou uma carreira como comediante no vaudeville, que eventualmente o levou para os Estados Unidos em 1910, caracterizado como um jogador com a Companhia de Repertório Fred Karno.

Ele finalmente concordou em aparecer diante das câmeras em novembro de 1913, e sua entrada no mundo do cinema ocorreu nesse mês, quando entrou para a Mack Sennett e Keystone Film Company. Seu salário inicial foi de US $ 150 por semana, mas seu sucesso repentino na tela estimulou outros produtores para iniciar as negociações por seus serviços.

A maioria dos curtas exibidos na Sala Multiuso do Sesc são de antes da independência de Chaplin como artista e possuem classificação livre. As sessões são gratuitas e iniciam sempre às 19h30.

Programação da mostra
Segunda-feira
Dia de estréia
Carlitos assiste a um filme e acaba apaixonado pela mocinha. Com isso, invade o estúdio à procura da atriz e atrapalha as cenas e os atores.
Carlitos garçom de um café
O primeiro filme oficial de Charles Chaplin. Aqui ele aparece no papel de um vigarista disposto a aplicar os golpes mais sujos e tentar de todas as maneiras tirar uma foto que seja sensacional para conseguir emprego de repórter. Improvisações, embuste e muita correria.

Terça-feira
Carlitos no hotel
No saguão de um hotel, Chaplin fica maravilhado com uma garota e tenta se aproximar dela. Mas ele se enrosca na coleira do cachorro da moça e se espatifa no chão. A moça foge pelo hotel, correndo pelos corredores até entrar no quarto de um senhor idoso. O problema é que ela e Chaplin terão de se ver com a esposa ciumenta do velho.
Que farra!
Dois bêbados, para escapar das reclamaçoões de suas esposas, vão a um restaurante para beber. Suas esposas vão atrás deles, e eles fogem e se escondem em um bote, que fica cheio de água.

Quarta-feira
Laços da paz
Sinopse não disponível
Carlitos repórter
O primeiro filme oficial de Charles Chaplin. Aqui ele aparece no papel de um vigarista disposto a aplicar os golpes mais sujos e tentar de todas as maneiras tirar uma foto que seja sensacional para conseguir emprego de repórter. Improvisações, embuste e muita correria.

Quinta-feira
Um amor cruel
Neste filme Chaplin interpreta um personagem bem diferente do Vagabundo para o qual ele se tornaria famoso. Ele é um rico cavalheiro de classe alta, cujo romance é ameaçado quando sua namorada supervisiona ele sendo abraçado por uma empregada.
Carlitos e o relógio
Charlie olha diversos pares de amantes no parque e parodia um deles, abraçando uma árvore. Uma outra jovem pede ao namorado uma prova de amor, e ele rouba um relógio de bolso de um homem que está dormindo.

Sexta-feira
Carlitos faceiro
Carlitos é um ator trabalhando em um estúdio de cinema. Ele erra suas falas e estraga as cenas, até ser afastado pelo diretor. Carlitos retorna vestido como mulher e fascina a todos com seu comportamento encantador e acaba sendo contratado.
A maleta fatal
Três rapazes disputam o amor da mesma garota até um deles mostrar a sua melhor estratégia. Um deles, Carlitos, consegue tirar os rivais do jogo fazendo trapaça, atirando-lhes tijolos e usando um imenso martelo. Ele acaba trancando-os em um celeiro. Um menino precoce tenta, sem êxito, competir com Carlitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário