segunda-feira, 17 de outubro de 2011

5a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo

Porto União

A noite de sábado, 15, marcou a escolha da rainha da 5ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, de Porto União. O evento aconteceu no Clube Aliança e contou com a participação de doze candidatas ao título, representando empresas e entidades da região. Aline Daiane  Mattozo, que representa Luiz Bassi e Márcia Moreira Odontologia, levou o título de Rainha da Festa. Heloise Fernandes Stachera (Massoterapia Raízes e Renegado Tatoo Studio) e Luana Camile Santin (Grupo Grunenwald Biergarten) ficaram com os títulos de 1ª e 2ª Princesas.
  
O espaço do Clube ficou pequeno para a participação maciça da população, familiares das candidatas e autoridades convidadas.  O Prefeito de Porto União, Renato Stasiak, e sua esposa Sirlete, o Vice-prefeito Anízio de Souza e sua esposa Edeltraud, Vereador e presidente do Clube, Luis Alberto Pasqualin, e sua esposa Ionara também marcaram presença no evento.
  
Para Stasiak, a escolha da rainha e princesas marca o início da grande festa que acontece em dezembro. Ele falou sobre a gastronomia que dá o nome a festa. “Aquela semente plantada por Wenzel Rulf, há aproximadamente 50 anos e que foi dada continuidade por toda a família Rulf, por meio da família Doble W eleva o nome de Porto União e o xixo que é algo que somente existe nas redondezas de Porto União, por isso essa festa tem identidade”, destacou Stasiak.
  
O agradecimento aos colaboradores da festa não pode ser deixado de lado. “Fico muito feliz quando lançamos a festa, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e pela Associação Empresarial, pois não imaginávamos que ela se tornaria algo tão grande e com tantos parceiros”, afirmou o Prefeito.
 
  Ao final do seu pronunciamento o anfitrião do evento Renato, mesmo sendo de origem polonesa, desejou uma boa festa a todos na língua alemã: “Gute Party für alle“.  A organização da festa, bem como do Baile de sábado, conta com a parceria de várias empresas e entidades, tendo a frente de tudo a Associação Empresarial de Porto União e a Iguatur Viagens e Turismo.    
 
O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Aloísio Salvatti, diz que toda a programação da festa já está finalizada e que, neste ano, mais novidades farão parte do evento. Agora a contagem é regressiva para o final de semana da 5ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, que acontece nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, na Praça Hercílio Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário