quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Estação de Serra Alta será restaurada

São Bento do Sul


Prestes a completar um século de existência e em completo abandono há vários anos, a Estação Ferroviária de Serra Alta será, finalmente, restaurada. Nesta semana a Prefeitura recebeu a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para executar o projeto. Mas ainda resta definir a origem dos recursos para a obra.

Estima-se que R$ 500 mil serão necessários. A proposta inicial é tentar captar o dinheiro junto à iniciativa privada. Caso não seja possível, a previsão será colocada no orçamento de 2013 para no próximo ano iniciarem os trabalhos.

Tombada em 1998 pela Fundação Catarinense de Cultura, a antiga estação foi inaugurada em 1º de abril de 1913 e acabou permanecendo em completo abandono por muito tempo. Com isso, hoje em dia somente as paredes resistiram à ação do tempo e dos vândalos. Agora, como a meta é investir no restauro completo do imóvel, o espaço poderá ser usado no futuro para abrigar atividades voltadas às áreas de educação, cultura e turismo.

O Espaço Cultural Estação Serra Alta irá prover ao município espaços destinados a exposições itinerantes, oficinas, reuniões, apresentações ligadas às diversas faces da cultura dos povos que colonizaram e habitam o município. Música, danças típicas, artesanato e itens históricos poderão ser expostos, ensinados e apresentados para a atual e futuras gerações do município. “Esse é o nosso desejo e um desejo antigo da comunidade que, finalmente, vamos conseguir atender”, destaca o prefeito Magno Bollmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário