quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sucessos do passado vivos no gramofone

São Bento do Sul


Presente na 6ª Primavera de Museus, entre os dias 24 e 30 de setembro, o Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff programou diversas atividades para marcar o evento. Além de exposição e encontros, durante o mês de setembro ocorre ainda a 2ª Noite do Gramofone.

Uma viagem ao passado, embalada pelos sucessos dos anos 20 aos 60. Se isso já chama a atenção, imagina esses sucessos sendo executados por um gramofone dos anos 40. Assim será a 2ª Noite do Gramofone, realizada no dia 26 de setembro, às 20 horas, no Museu Municipal. O evento também faz parte da programação da  6ª Primavera de Museus.

Após ter seu mecanismo inteiramente restaurado, em 2011, pelo relojoeiro Hans Ulrich Walde, o gramofone executará os clássicos com discos de 78 rotações. “Convidamos as pessoas para prestigiar e tornar essa segunda edição, novamente, um sucesso”, disse Campestrini.

Para quem deseja viajar pelo tempo e pelo mundo, uma dica é a Exposição de Selos. Em parceria com a Associação Filatélica de Joinville, o evento iniciou no dia 7 de setembro e segue até 7 de outubro. No local, inúmeros modelos estão expostos e que despertam a atenção. “E pensar que mesmo com o avanço da tecnologia, um pedacinho de papel tem tanta história guardada”, enaltece o responsável pelo Museu, Carlos Campestrini.

Campestrini explica que a Exposição se deu por intermédio do são-bentense Wilson de Oliveira Neto. Professor de História, Wilson faz parte da Associação Filatélica de Joinville. “Durante o 3º Encontro de Entusiastas da História da Segunda Guerra Mundial, em Joinville, a Associação estava expondo e no bate-papo, surgiu a ideia de trazer a exposição para São Bento. Então, resolvemos fazer durante a programação da 6ª Primavera de Museus”, conta.

O Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff convida todos os colecionadores de antiguidades e outras peças que possuam valor histórico/cultural para São Bento do Sul, para participarem de encontro a fim de criar um cadastro e um guia com fotografias e descrições das diferentes coleções. O encontro ocorre no dia 28 de setembro, às 20 horas, no Museu Municipal.

Conforme Campestrini, o guia será disponibilizado, de forma virtual e em formato impresso, em vários locais e na Secretaria de Turismo. “A intenção é facilitar as visitas, agendadas com antecedência, aos colecionadores que aceitarem expor seus acervos”, explica.

A ideia também é que cada colecionar possa cobrar pelos ingressos, com valor e informações para visitas presentes neste guia. “No caso de haver interesse em vender ou comprar antiguidades incluiremos também essa informação no guia. Esperamos com isso gerar contatos entre colecionadores de diferentes regiões, o que pode facilitar possíveis restauros, trocas ou complemento de informações”, cita Carlos.

O responsável pelo Museu destaca ainda que mesmo se o colecionador não quiser as visitas, seu nome constará no guia, onde ficará clara essa condição. “A participação, mesmo não recebendo visitantes, ajuda a demonstrar a preocupação da cidade com a valorização das diferentes coleções”, disse.

Segundo Campestrini, a ideia do projeto nasceu durante os trabalhos de construção do Plano Municipal de Cultura. “Procurávamos, entre outros pontos e preocupações, desenvolver o turismo museológico e ao mesmo tempo garantir a preservação de peças de importância histórica, cultural ou, em alguns casos, apenas estética que estão em coleções particulares. A valorização do colecionismo como ferramenta dessa preservação proporciona, também, vida para as peças que terão a chance de comunicar sua história para um número maior de pessoas”, finaliza.

Para prestigiar a programação o Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff está localizado ao lado do terminal urbano de passageiros. O atendimento ocorre de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados o Museu abre das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário