quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Flor e cultura

Joinville

Logo depois do desfile das candidatas à rainha, no dia 12, às 20 horas, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresentará na 73ª Festa das Flores de Joinville. O espetáculo “Flor & Cultura” é formado por alunos do Bolshoi Brasil que levam ao palco toda a tradição e energia das danças folclóricas.

“Flor e Cultura” traz uma leitura cênica de algumas das principais histórias do folclore existentes de norte ao sul do Brasil. A construção coreográfica prioriza movimentos que traduzem em dança o folclore brasileiro. O espetáculo, que visa a valorização e a divulgação da cultura nacional, traz reconhecimento da imensa riqueza existente na tradição oral brasileira, como uma fonte infindável de possibilidades de criação artística.

Contempla coreografias do folclore brasileiro representando os estados do norte, com o Boi Bumbá, o nordeste com o Afoxé, Coco, Frevo, Xaxado e Maracatu e a região sul com a dança gaúcha e, especificamente, na cidade de Joinville, a Dança Alemã e a Dança de São Gonçalo.

Para a montagem da apresentação, além de aulas práticas e ensaios, os alunos vivenciam, por meio de pesquisas teóricas, a história dessas tradições. Especialistas convidados, que atuam nas áreas de Dança Gaúcha, Dança Alemã, Dança de São Gonçalo e Maracatu, realizaram oficinas na Escola Bolshoi.

A estreia do “Flor & Cultura” na 73a Festa das Flores vai ao encontro dos valores da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, consolidando o papel social das artes e fomentando a produção cultural em Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário