sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Biblioteca de Volta Grande

Rio Negrinho

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Helládio Olsen Veiga, através da Fundação Municipal de Cultura, possui extensão no Distrito de Volta Grande, localizada no interior da Escola Municipal Pioneiro Marcelino Stoeberl. A biblioteca conta com aproximadamente 2 mil exemplares e já possui mais de 120 leitores cadastrados, pois além de atender os alunos da escola é aberta também á toda comunidade.

Contando sempre com o apoio da biblioteca central, que uma vez por semana, leva novos livros até a extensão, agora também os alunos e leitores são agraciados com a “Hora do Conto”, toda segunda terça-feira de cada mês, como uma forma a mais de incentivar e estimular o hábito da leitura nas crianças daquela localidade. No dia 1º ocorreu uma Hora do Conto Especial em comemoração ao Dia da Criança, bem como foram sorteados brindes entre os pequenos.

A carteirinha é feita de forma gratuita e o atendimento é sempre de segunda á sexta-feira das 13h30, até as 17h30. A leitura transforma o indivíduo, e é a melhor forma de crescimento do cidadão, uma vez que quem lê com freqüência, fala melhor, escreve melhor e tem um convívio social mais intenso e gratificante.

Ao ler um bom livro você dá asas á sua imaginação, liberando sua criatividade e ao mesmo tempo seu senso crítico, além de servir como informação e forma de lazer. Por isso a biblioteca convida toda comunidade á associar-se e participar,  ajudando assim a formar melhor nossos cidadãos e consequentemente construirmos um lugar melhor para viver. Faça sua carteirinha e seja um adepto da leitura e do conhecimento.

Desfile

Massaranduba

O desfile festivo comemorativo aos 50 anos do município de Massaranduba na sexta-feira, 11 de novembro, será especial. Ele vai contar por meio das escolas diferentes eixos da história que foram trabalhados durante o ano e que agora será levado à rua e os trabalhos ficarão expostos a visitação pública. O desfile será na Rua 11 de Novembro, iniciando na Praça Wilhelm Leu em direção da Prefeitura, fazendo o sentido oposto a direção do trânsito, com a dispersão após o Posto Reinke. O Batalhão do 62º Batalhão de Infantaria fará a abertura.

Na sequência virá o CEI Vidalina Xavier com o eixo indígenas, trazendo representantes da tribo Xoklengs (índios botocudos) que foram os primeiros habitantes e geralmente são esquecidos pela história. O tema imigração e colonização é pela Escola Padre Bruno Linden, religiosidade pela Escola Alto Luís Alves, o cultivo do arroz e demais produtos agrícolas pela Escola Felipe Manke, comércio e serviços pela Escola General Rondon, indústria e tecnologia pela Escola Pedro Aleixo.

A Jazz Band Elite de Corupá abre o segundo pelotão com a EJAM que mostrará a saúde (história), a Equipe Saúde apresentando o momento atual, o esporte será mostrado pela Escola Maria Machado Kreutzfeld e Pré-Escolar Recanto Alegre, as autoridades serão representadas pela Escola Nicolau Jensen, os símbolos municipais pela Araci Duarte, mais os CEIs Hulda Cardoso e Ivete Spézia Schmitt.

O terceiro grupo será aberto pela Banda de São Bento do Sul e mais o Pré-Escolar Caminho Feliz que apresentará as belezas naturais de Massaranduba. A trajetória da educação especial será mostrada pela Apae e o desenvolvimento sustentável pela Escola Maria Konder Bornhausen. Nesse bloco desfilarão também as majestades mirins e adultas da Fecarroz, o Grupo Folclórico Gustav Bach, Banda Anita Garibaldi, Sociedade de Caça e Tiro, Grupo de Bandoneon, Paróquia Luterana, Paróquia Católica e mais a Aciam.
No último bloco, que será aberto pela Banda Marcial Ministro Pedro Aleixo, estão alunos do curso de italiano, PAF, Rotary e Casa da Amizade, Bombeiros Voluntários, Clube dos Carroceiros, Clube da Puxada, CTG, Aprobam, Brasélio, Maba, Barbeta e Clubes de Motociclismo.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Feira das Etnias

Monte Castelo

No dia 04 (sexta) aconteceu em Monte Castelo a 1ª Feira das Etnias; A abertura aconteceu no Ginásio de Esportes Municipal e contou com a presença de diversas autoridades do município e um excelente público; Na ocasião houve desfile dos grupos que representavam as diversas etnias presentes na feira e, o grupo de danças Crazy for Dance, encantou o público com um popurri onde destacava, na coreografia, algumas etnias; a troca de figurino acontecia simultaneamente na barraca das nações, instalada no palco. Depois houve as apresentações dos grupos de danças convidados; do município de Mafra SC, representavam a cultura germânica e, dos municípios de São José dos Pinhais PR e Santa Terezinha SC, representavam a cultura Ucraniana . O propósito cultural do evento era dar aos visitantes da feira, a oportunidade de conhecer um pouco as origens das raças que compõem as etnias, que formam a população de Monte Castelo. A iniciativa surgiu da vontade dos professores em dinamizar as aulas, de forma a integrar todas as disciplinas, motivando os alunos à aprendizagem. A iniciativa deu tão certa que não só os alunos e professores se envolveram, mas também, os familiares e, ainda, grande parte da comunidade. Segundo Elenir Elezita Dadam Grein, diretora da Escola de Educação Básica Valentim Gonçalves Ribeiro e coordenadora do projeto, “se não sabemos de onde viemos; a nossa origem, os nossos costumes; não temos noção pra onde iremos” assim, “é preciso conhecermos e incentivarmos o conhecimento cultural” destacou Elezita, animada com o resultado da feira ; em entrevista, a diretora, fez questão de agradecer o apoio dado pela Administração Municipal, bem como, aos alunos que, segundo ela “são a razão primeira de todo este investimento”. A feira, propriamente dita, aconteceu durante o dia de sábado (5), nas dependências da escola, onde foram armadas diversas tendas com roupa, culinária e objetos típicos de cada etnia. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria da Educação e Cultura, auxiliando no transporte e com empréstimo de alguns trajes típicos. “Assim como a Festa do Tropeiro é um resgate histórico, esta feira promove o resgate cultural de etnias que formam nossas raízes”, destacou a secretária da Educação e Cultura, Oracélia da Silva. Segundo os organizadores, baseado no sucesso da feira, estuda-se a possibilidade de no próximo ano, a segunda edição, acontecer na Semana da Pátria, com o envolvimento das demais instituições do município. Esperamos que sim e, o conhecimento cultural, agradece. (iSMA)

O barco do capitão

Programação cultural

Joinville

A segunda semana do mês de novembro esta recheada de apresentações com música, dança e teatro. Muitas das atividades fazem parte dos projetos contemplados no Edital 2011 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville.
Confira a programação cultural que a Fundação Cultural de Joinville promove entre os dias 9 a 11 de novembro e agende-se!

Apresentações da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL)

A Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, apresenta mais uma edição do projeto 19 horas. A audição de alunos, professores e convidados especiais será realizado nesta quarta-feira (9/11), às 19 horas na sede nova da Casa da Cultura. O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de apreciação e execução musical por meio da audição dos colegas, da vivência de palco e da experiência de tocar em público, sozinho ou em grupo.

Na quinta-feira (10/11), ocorre a apresentação do projeto Audição

Aberta, às 9h e 15 horas, no hall da nova sede da Casa da Cultura. O grupo convidado desta edição é o Trio Saphira, formado por Lysandra Gomes Axt na flauta, Henriette Hillbrecht no fagote e Tadeu Santos no violão e pandeiro. Apresentação aberta a comunidade.

A Igreja Cristo Bom Pastor recebe a última apresentação do Concerto Glória - Vivaldi da EMVL. A apresentação conta com a participação dos alunos do coro de câmara da professora Somone do Vale, com a presença da organista Lucy Mary Leão e seus alunos. O evento ocorre nesta quinta-feira (10/11) às 20 horas. Apresentação aberta a comunidade.

Encontros Musicais em Joinville

Artistas consagrados da música erudita, tanto no Brasil quanto no exterior, participam das apresentações do projeto Encontros Musicais em Joinville. As apresentações ocorrem até o dia 12 de novembro, às 20h30 no Teatro Juarez Machado. A entrada é aberta a comunidade.

Progamação

Dia 9 de Novembro
Flávio Augusto ao Piano
Obras de : Schumann, Liszt, Chopin, Ponce, Janacèk, etc
Participação de Marcus Llerena

Dia 10 de Novembro

Andrea Ernest Dias na Flauta, Flávio Augusto ao Piano e Marcus
Llerena ao violão
Obras de: Blauth, Corrêa, Gnattali, Fauré, Prokofief,etc

Dia 11 de Novembro

Rosenete Eberhardt e Flávio Augusto ao Piano
Obras de: Giuliani, Mozart, Bizet, Villa Lobos, Mahle.etc
Participação de Andrea Ernest Dias e Marcus Llerena

Dia 12 de Novembro - \\\"Homenagem a Arthur Verocai\\\"

Quarteto de Cordas Catarina, Orquestra de violões 6/8 violões,
Rosenete Eberhardt, Andrea Ernest Dias, Flávio Augusto e Marcus
Llerena
Obras de: Verocai, Gnattali, Aguiar, etc

Flor e cultura

Joinville

Logo depois do desfile das candidatas à rainha, no dia 12, às 20 horas, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresentará na 73ª Festa das Flores de Joinville. O espetáculo “Flor & Cultura” é formado por alunos do Bolshoi Brasil que levam ao palco toda a tradição e energia das danças folclóricas.

“Flor e Cultura” traz uma leitura cênica de algumas das principais histórias do folclore existentes de norte ao sul do Brasil. A construção coreográfica prioriza movimentos que traduzem em dança o folclore brasileiro. O espetáculo, que visa a valorização e a divulgação da cultura nacional, traz reconhecimento da imensa riqueza existente na tradição oral brasileira, como uma fonte infindável de possibilidades de criação artística.

Contempla coreografias do folclore brasileiro representando os estados do norte, com o Boi Bumbá, o nordeste com o Afoxé, Coco, Frevo, Xaxado e Maracatu e a região sul com a dança gaúcha e, especificamente, na cidade de Joinville, a Dança Alemã e a Dança de São Gonçalo.

Para a montagem da apresentação, além de aulas práticas e ensaios, os alunos vivenciam, por meio de pesquisas teóricas, a história dessas tradições. Especialistas convidados, que atuam nas áreas de Dança Gaúcha, Dança Alemã, Dança de São Gonçalo e Maracatu, realizaram oficinas na Escola Bolshoi.

A estreia do “Flor & Cultura” na 73a Festa das Flores vai ao encontro dos valores da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, consolidando o papel social das artes e fomentando a produção cultural em Joinville.

Sociedade Secreta

Rio Negrinho

Autor: Diana Peterfreund
Editora: Galera
              
Amy Haskel é editora da revista literária da faculdade e acredita que logo será convocada para a sociedade secreta Pena&Tinta. Mas tudo muda quando se torna uma das primeiras garotas convidadas a integrar a Rosa& Túmulo, a sociedade secreta mais poderosa do país. Amy vê sua vida virar pelo avesso depois que se transforma em Coveira: não consegue estudar, se afasta dos amigos e está prestes a perder seu quase-namorado. E é só o começo. Em nome da sociedade, ela deverá assumir a liderança de uma grande conspiração que envolve dinheiro e poder, e que tem chances de destruir seu futuro.

Uma charmosa mistura de O código Da Vinci com o Diabo veste Prada, o primeiro volume de Sociedade Secreta foi selecionado pela biblioteca pública de Nova York como um dos melhores livros para jovens em 2007.

Superdica de livro da Biblioteca Pública Municipal Dr.º Helládio Olsen Veiga , associe-se e desvende grandes mistérios , lendo.

Festival de Palhaços

Joinville

Festival de palhaços invade 10 cidades do Estado
Com apresentações gratuitas nos teatros do SESC,
I Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina reúne atrações nacionais e internacionais

Dez cidades catarinenses presenciarão espetáculos do 1º Festival Internacional de Palhaços “Ri Catarina”, entre 7 e 13 de novembro. Será uma grande homenagem ao universo dos palhaços, com 18 espetáculos diferentes ao todo. Estão confirmadas as participações de palhaços de grande prestígio internacional: o ítalo-americano Leo Bassi, e o argentino Tomate, que se unirão a grupos e profissionais de diversos estados brasileiros.
Com expectativa de reunir um público de 10 mil pessoas, o Festival está sendo organizado pelos atores Pepe Nuñez e Vanderléia Will, da Cia Pé de Vento Teatro de Florianópolis, em co-realização com o Sesc/SC e patrocínio do Funcultural – Governo do Estado de Santa Catarina e apoio da Casan.

Agenda Cultural - Teatro SESC Joinville
08 à 14/11/2011


Data: 08/11/2011 - TER
I Festival de Palhaços - Ri Catarina
Espetáculo: Tomate a puro Tomate (Victor Tomate - Argentina)
No espetáculo Tomate é um palhaço, um bufão, um ser que por momentos é cruel e por momentos é inocente, com sua habilidade e ingenuidade faz rir e refletir ao mesmo tempo. Show de manipulação de balões e comédia.
TOMATE – Argentina
Tomate é um palhaço, um bufão, um ser que com sua destreza e genialidade faz o público rir e pensar. Em quase 20 anos de risadas e aplausos, já percorreu mais de 20 países com seu espetáculo solo inflando, soprando e dando vida a uma série de disparatados personagens feitos com balões.
Local: Teatro SESC Joinville
Horário: 20h
Classificação Etária: 14 anos
Entrada Franca (Dsitribuição de ingressos 1 hora antes no local)
*****************************************************************************************
Data: 09/11/2011 - QUA
Filme: Entre os Muros da Escola (Frrança/2007)
François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.
Local: Teatro SESC Joinville
Horário: 19h30
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
****************************************************************************************

Data: 10/11/2011 - QUI
I Festival de Palhaços - RI Catarina
Espetaculo: Instintos Ocultos (Leo Bassi/Espanha - Itália)
Com o espetáculo Instintos Ocultos, para Leo Bassi, agir não é apenas agradar o público. O real significado de um show é trazer o público para uma experiência cheia de emoções e fazê-los sentir, que o que eles estão enfrentando é um momento exclusivo e único em suas vidas, e nunca será repetido.
Encontrar aquele momento mágico (sem o qual não há show) e fazer o impossível para alcançar, é o objetivo final de Leo Bassi. Fiel à sua filosofia artística, Leo sempre tendeu a se envolver em situações de chocante e ultrajante para surpreender o público.
LEO BASSI - Itália-Espanha:
Artista reconhecido mundialmente pelas suas extravagantes apresentações, além das inumeráveis ações provocadoras, Leo Bassi procede de uma antiga linhagem de comediantes excêntricos e palhaços circenses vindos da Itália, França, Inglaterra, Áustria e Polônia, que durante 150 anos tem apresentado seus espetáculos sem interrupção nenhuma.
Local: Teatro SESC Joinville
Horário: 20h
Classificação Etária: 14 anos
Entrada Franca (Dsitribuição de ingressos 1 hora antes no local)
****************************************************************************************
Data: 11/11/2011 - SEX
Espetáculo: Maanape, Jigue & Macunaíma
(Sérgio Bello - Florianópolis/SC)
A partir de uma longa pesquisa bibliográfica, foi selecionado um repertório de histórias das culturas africanas, indígenas e européias que circulam entre nós, mas também aquelas que apresentam em si mesmas o sincretismo que buscamos representar, que para a este projeto, chamaremos de mistas. Uma adaptação para a oralidade de um trecho de Mario de Andrade, no qual Macunaíma e seus irmãos banham-se na água mágica e adquirem as cores do Brasil: o branco, o vermelho e o negro.
Local: Teatro SESC Joinville
Horários: 16h e 20h
Classificação etária: 16h(livre) - 20h(12 anos)
Entrada Franca (Distribuição de ingressos 1 hora antes no local)
*****************************************************************************************

Data: 12 e 13/11/2011 - SAB e DOM
Espetáculo: CLOV'S O Internacionável
(Fabiano Perucchi - Criciúma/SC)
Fãs do mundo inteiro apresentamos, poxa apresentar uma figura tão famosa é muita pretensão. Falastrão e exigente - “como todo astro deve ser” – (palavras do próprio artista) e que tem em seu público um parceiro ideal, público este que tem “o privilégio de ter sido escolhido para assisti-lo”, um privilégio para poucos o mais Internacionável dos Internacionáveis, Clóv's, em sua última apresentação de uma turnê mundial, mostrará sua grandiosa
composição musical. Esplendorosamente magnânimo como só ele mesmo sabe ser, Clov's o INTERNACIONÁVEL fará dos instantes que antecedem a apresentação da composição musical um divertido jogo aonde palhaço e platéia conduzem juntos o espetáculo.
Mais informações: http://clovss.blogspot.com/
Local: Teatro SESC Joinville
Horário: 20h
Classificação etária: Livre
Entrada Franca (Distribuição de ingressos 1 hora antes no local)
*****************************************************************************************

Data: 14/11/2011 - SEG
EmCena Catarina - 2011 - III Etapa
Esopetáculo: Pequeno inventário de Impropriedades
(Téspis Cia de Teatro/Itajaí/SC)
Um homem vive dentro de um cotidiano previsível e repetitivo até que um acontecimento muda o rumo de sua vida. Saindo de uma vida ordinária, ele descobre o poder da violência latente dos dias que vivemos. Ficção e realidade se misturam até não conseguirmos distinguir onde uma começa e a outra termina.
Local: Teatro SESC Joinville
Horário: 20h
Classificação etária: 16 anos
Entrada Franca (Distribuição de ingressos 1 hora antes no local)

Telefone para contato: (47) 3441-3300
E-mail: cassiocorreia@sesc-sc.com.br

Doze revistas na biblioteca

Rio Negrinho

A Biblioteca Pública Municipal dr. Helládio Olsen Veiga, vem recebendo do Ministério da Cultura desde fevereiro deste ano, 12 revistas com conteúdos focados nas área  da Cultura, Sociedade, Artes, Políticas e Economia. Estas revistas são distribuídas em 7.000 pontos de leitura, pontos de cultura e bibliotecas públicas com o objetivo de popularizar a leitura, estimular o hábito da leitura e despertar o pensamento crítico aos freqüentadores desses espaços culturais públicos.

As revistas recebidas pela nossa biblioteca são: Revistas Brasileiros, Revista Cult, Revista Viração, Revista Piauí, Jornal Rascunho, Revista Fórum, Revista Le Monde Diplomatique Brasil, Revista Caros Amigos, Almanaque Brasil de Cultura Popular . Neste mês destacamos a  Revista Rolling Stone, que, em virtude do dia do músico (22/11) traz homenagens a essas pessoas que trazem mais alegria e cor à nossa vida.

A Biblioteca informa que todas as revistas encontram-se disponíveis para o empréstimo e pesquisa dos nossos leitores. Faça sua carteirinha trazendo comprovante de Residência Atual, Identidade, taxa anual de R$ 2,00 e menores de idade devem estar acompanhados por um adulto.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Os Fagundes

Canoinhas

Mais de 3 mil pessoas compareceram  ao show  do grupo "Os Fagundes", realizado na tarde de domingo,06, em frente a praça Oswaldo de Oliveira. O evento, que integra o projeto "Música em Movimento", foi organizado pela Souza Cruz com o apoio da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer.

Os canoinhenses cantaram junto com o grupo, sucessos como "canto alegretense", "querência amada" e "Tropeiro velho". A iniciativa em trazer o show para a cidade foi da empresa Souza Cruz em homenagem ao centenário de Canoinhas e também em comemoração aos 50 anos de atuação da empresa na região.

O gosto pela música gaúcha passou por várias gerações da família Leitholdt.  A assistente administrativa Patrícia Leitholdt de Lima cresceu ouvindo "Os Fagundes" por influência de seus pais Antônio e Terezinha e mantendo a tradição, ela e o marido levaram a filha Polyana, de 4 anos, assistir o show. "Estava perfeito, emocionante. A participação do público cantando, aplaudindo e o grande final todos de mãos dadas cantando juntos, acredito que foi emocionante para todos que estavam lá", avaliou Patrícia.

A banda canoinhense "Os novos guris" também se apresentou no evento, que contou ainda com a escola de chimarrão, onde foram ensinadas técnicas para preparar a bebida a base da erva-mate. Enquanto as crianças aproveitavam o parquinho da praça Oswaldo de Oliveira, algumas famílias canoinhenses compartilhavam a cuia com mate, a amizade e a boa conversa.

O domingo foi repleto de atividades para todas as famílias, que ao chegarem no local do evento contribuíram doando 1kg de alimento não perecível para ser distribuído a pessoas carentes que residem em Canoinhas. O prefeito Leoberto Weinert, acompanhado da primeira dama Regina Weinert, o vice-prefeito Beto Faria e sua esposa Larissa Faria, também participaram do evento. Assim como o deputado estadual Darci de Matos,os vereadores Paulo Glinski e Célio Galeski, o secretário de desenvolvimento rural Wanderley Dombroski e representantes de associações e sindicados do município.

Festival do Folclore

São Bento do Sul

A Escola Básica Municipal Sophia Schwedler realizou no dia 26 de outubro, o Festival do Folclore. O evento aconteceu na própria escola e contou com a participação do grupo polonês da EBM Hercílio Malinowsky, de dois grupos alemães, um da EBM Aracy Hansen e da Sophia Schwedler, e do grupo ucraniano da EEF Engelberto Grossl.

Segundo a coordenadora pedagógica, Maristela Becker Lobermayer, as apresentações tiveram como objetivo promover a integração entre professores e alunos através das atividades folclóricas. “Foi uma troca de cultura. O evento faz parte do projeto disciplina, o qual desenvolvemos na escola, e surgiu através de sugestões dos nossos professores”, disse.

Seminário Arte Contemporânea

Jaraguá do Sul

A Fundação Cultural/JS e o Fundo Municipal de Cultura promovem o Seminário Arte Contemporânea, Crítica de Arte e Curadoria, a ser realizado a partir desta quinta-feira (10) a sábado (12) e nos próximos dias 16, 18 e 19, com palestras no Museu Emílio da Silva, na Galeria da Ajap (Associação Jaraguaense de Artistas Plásticos) e no Sesc – instituições apoiadoras do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo e-mail seminariodearte2011@gmail.com, enviando os seguintes dados: nome completo, número da Carteira de Identidade ou do CPF e telefone. Mais detalhes podem se obtidos acessando facebook.com/seminariodearte2011.

Programação
Dia 10, das 19 às 22 horas, no Museu Emílio da Silva
“A Importância da Crítica no Cenário Contemporâneo”, com Inacio Carreira

Dia 11, das 19 às 22 horas, no Museu Emílio da Silva
“Arte Contemporânea”, com Linda Poll

Dia 12, das 8 às 12 horas, na Galeria da Ajap
“Curadoria e Leitura Curatorial”, com Alena Marmo

Dia 12, das 13h30 às 15 horas, no Sesc
“Curadoria”, com Nadja de Carvalho Lamas

Dia 12, das 15h15 às 18 horas, no Sesc
Mesa-redonda “Arte Contemporânea e Curadoria”, com Alena Marmo e Nadja de Carvalho Lamas

Dia 16, das 19 às 22 horas, na Galeria da Ajap
“Leitura Curatorial”, com Alena Marmo

Dia 18, das 18 às 22 horas, no Sesc
“Panorama atual da Crítica no Brasil”, com Elton da Silveira

Dia 19, das 8 às 12 horas, no Sesc
“Curadoria de Museu, Curadoria Rumos Itaú Cultural” e case de “Coletiva de Artistas de Joinville”, com Carlos Franzoi

Dia 19, das 14 às 16 horas, no Sesc
Mesa-redonda “Crítica e Curadoria nas Artes Visuais e Interação com as Outras Artes”, Elton da Silveira e Carlos Franzoi

Dia 19, às 16 horas, no Sesc
Apresentação de performance, com Carlos Franzoi

Lançamento livro Fídias Teles

São Bento do Sul

VENHA FAZER PARTE DE NOSSA FESTA CULTURAL, MÚSICA, PERFORMANCE TEATRAL, DECLAMAÇÃO DE POEMAS E MUITOS MOMENTOS DE ALEGRIA NO SEGUNDO LANÇAMENTO DA OBRA “ROSAS E NAVALHAS EM NOSSAS VIDAS” DA AUTORIA DE FÍDIAS TELES, NO CANTINHO DO CAFÉ, SHOPPING ZIPPERER, CENTRO DE SÃO BENTO DO SUL, DIA 12/11 A PARTIR DAS 13:OO. VOCÊ É NOSSO (A) CONVIDADO (A) ESPECIAL.

Site Dionisos

Joinville

Já deu uma olhadinha no novo site da Cia Dionisos de Teatro? http://www.dionisosteatro.com.br/ Tem muito sobre o grupo, comentários de quem acessou, fotos e mais. O grupo ainda irá sortear uma caneca e camiseta esta semana no Twitter e no site.
 

Shows nacionais na Festa das Flores





Na sexta-feira (11/11) a atração é a banda Capital Inicial, que promete surpreender a cidade com o primeiro show em 3D de Santa Catarina. Uma noite de muito rock nacional repleta de músicas que marcaram gerações nas últimas décadas.
Joinville
As principais atrações da Festa das Flores continuam sendo as orquídeas, mas 73ª edição da Festa das Flores cujo tema é “Joinville e sua Gente: 160 Anos de uma História de Amor” promete ganhar destaque com apresentação de artistas destaque no cenário nacional.
 









No sábado (12/11) quem soube ao palco é Michel Teló. O carismático cantor que já andou dando uma “Fugidinha” por aqui no ano passado, agora volta com um novo hit, o “Ai se eu te pego”. Hit que até o craque Cristiano Ronaldo do Real Madri já dançou na comemoração de um gol, com certeza também vai contagiar o público joinvilense.
  
E na segunda-feira (14/11) é a vez do fenômeno da música sertaneja Luan Santana. O “Meteoro” cai mais uma vez em Joinville trazendo os novos sucessos como “Um beijo fala mais que mil palavras” e “Amar não é pecado”.
Então acesse http://www.absolutpromocoes.com.br/ não deixe para última hora e adquira já o seu ingresso com preços especiais. Mas quem quiser ouvir boa música mesmo em um show nacional gratuito pode esperar até terça-feira (15) e acompanhar o show do Lenine, às 20 horas, na Expoville.

Cinemóvel

Joinville

O Caminhão Cinemóvel visita hoje e amanhã o CAIC Mariano Costa, no bairro Adhemar Garcia. O projeto fica em Joinville até dia 18.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Concertos Didáticos nas Escolas

Rio Negrinho

    EMEB Quiliano Martins recebeu, sexta-feira dia 04 de novembro, o Quarteto de Sopros da Escola de Música Prof. Valdeci Maia com o Projeto “Concertos Didáticos nas Escolas” o Grupo apresentou um repertório bem variado, que vai de temas de filmes clássicos de desenho animado, popular e barroco, esta variedade de repertório torna-se a marca registrada do grupo de Sopros.
     “Concertos Didáticos nas escolas”. É um projeto com abrangência específica com instrumentos de sopro, para estimular a música em seus diversos estilos e gêneros, levando Cultura como forma de entretenimento e profissionalismo dentro das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares. É uma apresentação onde público e artista tem um contato muito próximo. Entre o intervalo das músicas cada músico apresenta seu instrumento de uma forma clara e objetiva, explana curiosidades e também toca o instrumento solo para que todos sintam o som específico daquele instrumento fazendo com que o público saiba distinguir um instrumento do outro em meio do grupo, o músico a frente também responde a perguntas do público em geral.
    O objetivo neste ano segundo Abel Hack Presidente da Fundação Municipal de Cultura, iniciar o trabalho para as Escolas Municipais com os concertos didáticos, atingindo o maior número de alunos, beneficiando desta forma a todos com a música. A partir de 2012 o projeto seguirá, estendendo também para Escolas Estaduais e Particulares. 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Almoço em agosto

Joinville

Exibição de filme no Teatro Sesc.

Roma. Giovanni (Gianni Di Gregorio) é um homem de meia idade, que mora com sua mãe viúva (Valeria de Franciscis) e enfrenta problemas financeiros. Sabendo de sua complicada situação, Luigi (Alfonso Santagata), o proprietário do apartamento em que eles vivem, faz uma proposta: que Giovanni abrigue a mãe dele e sua tia Maria (Maria Cali) durante o feriado de 15 de agosto, em troca de um abatimento nos aluguéis atrasados. Sem alternativa, ele aceita. Logo Giovanni é obrigado, a contragosto, a assumir o papel de babá das senhoras alojadas em sua casa.

Recomendado para maiores de 10 anos Recomendado para maiores de 10 anos.

Público: Livre. Acontece:
02/11/2011 - quarta-feira
das 19:30 às 21:00
Local: Teatro SESC Joinville
ENTRADA FRANCA

Chapeuzinho Vermelho

Guaramirim

Os alunos do Centro de Educação Infantil Santina Schorck, em Guaramirim, tiveram uma tarde diferente hoje (01). Com os olhos fixos na apresentação da peça teatral Chapeuzinho Vermelho, eles adquiriram conhecimento por meio da arte. Segundo a diretora do CEI, Maristela Duwe, o silêncio foi a confirmação positiva da troca de experiência.

Troca de experiência porque a apresentação foi feita pelos alunos do 6º ano da Escola Alfredo Zimmermann. Com o intuito de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa, a professora de Língua Portuguesa, Jucelene Zamblonski, utiliza a expressão corporal como aliada no cotidiano escolar. 

Esta apresentação fez parte de uma parceria entre o CEI e a Escola. “Nós agradecemos a direção da escola, os alunos e em especial a professora Jucelene pela parceria, porque a arte é muito importante no dia a dia das nossas crianças”, finalizou Maristela.

Casa da Cultura Paulino João de Bem

Guaramirim

Cinquenta e um alunos da Casa da Cultura Paulino João de Bem representaram Guaramirim na mostra Jaraguá em Dança 2011. As apresentações aconteceram entre os dias 26 e 31 de outubro, no Grande Teatro da Sociedade Cultural Artística (Scar).

Foram apresentadas ao todo seis coreografias, nas categorias baby class e jazz, coordenadas pela professora Stela Silva, e dança acrobática, com a professora Thamy Secco. Os pequenos apresentaram “Terra do Nunca” e “Lig Lig Lê”,  a turma do jazz “Revolution”e ”Confuncion” e nas acrobacias “Nova Zelânida” e “Oriente Deserto”.

O diretor da Fundação Cultural, Anderson Floriano, considera a experiência bastante positiva para a evolução dos alunos. “Eles estiveram no Grande Teatro da Scar, o maior espaço que os alunos já se apresentaram. E não apenas para os alunos, foi também muito emocionante ver a alegria dos pais assistindo ao espetáculo. Está sendo mundo bom proporcionar aos nossos alunos e as famílias esses momentos culturais”, ressaltou.

Festival Estudantil da Canção 2011

Jaraguá do Sul

O Festival Estudantil da Canção 2011 será realizado a partir das 19 horas de quinta-feira (3), no Grande Teatro da Scar, com a participação de 27 candidatos, estudantes com idade entre 10 e 15 anos, inscritos por 19 instituições de ensino de ensino fundamental. A acesso é gratuito, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente, sendo que para o público em geral ainda há 50 entradas disponíveis na recepção da Fundação Cultural/JS, instituição promotora do evento.

De acordo com a chefe de Eventos da Fundação Cultural, Miriam Meier, este festival foi criado com o objetivo de promover o intercâmbio musical nessas instituições de ensino, incentivando o surgimento de talentos na arte da música. Como incentivo aos participantes, os promotores oferecem uma premiação de R$ 3,3 mil em dinheiro, distribuída aos classificados do primeiro ao quinto lugar: R$ 1,2 mil; R$ 800,00; R$ 600,00; R$ 400,00; R$ 300,00. Também serão concedidos troféus aos cinco primeiros colocados e às unidades de ensino que eles representam.

Do total de escolas com representantes no Festival Estudantil da Canção, 13 são da rede municipal: Cristina Marcatto, Professor Henrique Heise, Marcos Emílio Verbinnen, Max Schubert, Ribeirão Molha, Ricieri Marcatto, Antônio Estanislau Ayroso, Anna Töwe Nagel, Machado de Assis, Maria Nilda Salai Stahelin, Albano Kanzler, Waldemar Schmitz e Vitor Meirelles. Das demais, três são instituições estaduais – Professor Giardini Luís Lenzi, Porfessora Valdete Inês Piazera Zindars e Alvino Tribess – e outras três da rede particular (Sena – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Colégio Marista São Luís e Colégio Evangélico Jaraguá).

Conexão Cultural Tigre Cinemóvel

Joinville

Joinville recebe nesta semana o caminhão do projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH - Cinemóvel. O projeto, que está percorrendo dez estados brasileiros, fica na cidade entre os dias 3 e 18. As escolas e Centros de Educação dos bairros Jardim Paraíso, Aventureiro, Adhemar Garcia, Fátima e Jarivatuba irão receber a visita do Cinemóvel com sessões gratuitas de cinema.

Em cartaz, estarão as produções nacionais: O Bem Amado, regravação do clássico televisivo dos anos 70, O Ano em que meus Pais Saíram de Férias, Chico Xavier, O Mundo em Duas Voltas, O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, Orquestra dos Meninos, As Melhores Coisas do Mundo e Eu e Meu Guarda Chuva. O caminhão que vira cinema, comporta 32 lugares em um ambiente climatizado, com isolamento acústico e uma tela de 120 polegadas. No total, serão exibidas 380 sessões por todo o país. Depois de Joinville, o Cinemóvel vai passar por Blumenau, Massaranduba, Ilhota, Penha, Ibirama, Rio do Sul e Ituporanga.

O objetivo do projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH - Cinemóvel é popularizar ainda mais a produção nacional, a formação de novas plateias e oferecer gratuitamente cultura de qualidade a pessoas que não têm facilidade de acesso. O projeto Conexão Cultural é idealizado pelo Instituto Carlos Roberto Hansen e patrocinado pela Tigre, por meio da Lei Rouanet. As escolas e Centros de Educação dos bairros Jardim Paraíso, Aventureiro, Adhemar Garcia, Fátima e Jarivatuba irão receber a visita do Cinemóvel com sessões gratuitas de cinema " .

Em Joinville, o projeto conta com o apoio da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e Prefeitura. Confira a programação do Conexão Cultural:

03/11 - 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
E.M. Professor Sylvio Sniecikovski (Jardim Paraíso)

04/11 - 8h, 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
E.E.B. Prof. João Rocha (Aventureiro)

05/11: 10h, 13h30 e 15h30
E.E.B. Prof. João Rocha (Aventureiro)

07/11 - 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
CAIC Mariano Costa (Adhemar Garcia)

08/11 - 8h, 10h, 13h30 e 15h30
CAIC Mariano Costa (Adhemar Garcia)

09/11 - 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
E.M. Amador Aguiar (Adhemar Garcia)

10/11 - 8h, 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
E.M. Amador Aguiar (Adhemar Garcia)

11/11 - 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
Casa da Mãe Jacila
Rua Erivelto Martins, 669, Loteamento Rosa (Adhemar Garcia)

12/11 - 10h, 13h30 e 15h30
Casa da Mãe Jacila
Rua Erivelto Martins, 669, Loteamento Rosa (Adhemar Garcia)

16/11 - 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
E.M. Prefeito Geraldo Wetzel (Fátima)

17/11 - 8h, 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
E.M. Prefeito Geraldo Wetzel (Fátima)

18/11 - 8h e 10h
Casa Brasil do Jarivatuba (Rua Monsenhor Gercino, 5.189)