quinta-feira, 17 de março de 2011

Cinema

Joinville

Os Ciclos de Cinema do mês de março, com o tema "Oriente Médio - Fronteiras", traz em sua programação filmes que relatam o cenário de uma terra de conflitos, marcado por fronteiras nacionais, culturais e psicológicas.

Amanhã (18) o Ciclos apresenta a produção "Violação de Domicilio", que conta a história de uma família palestina que é mantida refém por soldados israelenses. No sábado (19) a platéia vai conferir o filme "O edifício Yacoubian", de 2006. O prédio é um dos mais antigos e charmosos do centro do Cairo. Moram nele um playboy decadente, que tenta manter a pose, uma jovem pobre, que tenta resistir às investidas de seu patrão, e um jornalista que usa seu dinheiro para seduzir um segurança. O filme é baseado no romance homônimo best-seller no Egito, que leva o mesmo nome, do escritor Alaa Al Aswany.

As sessões do Ciclo deste final de semana serão realizadas às 19h15 na Sala de Reuniões da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) nos fundos do Centreventos Cau Hansen. A sala fica localizada no 1º andar sala 101. Os Ciclos de Cinema são abertos ao público e gratuitos.

Programação:
18/03 - Violação de domicílio (Private)

Saverio Constanzo. Itália, 2004, cores, 90 min. Elenco: Mohammed Bakri, Lior Miller, Hend Ayoub, Tomer Russo, Arin Omary, Marco Alsaying, Sara Hamzeh, Karem Emad Hassan, AlyAmir Hasayen, Niv Shafir e Sahar Lachmy. Falado em hebraico, árabe e inglês.Casal palestino morador dos arredores da fronteira palestina com Israel é mantido refém com seus cinco filhos dentro da própria casa por soldados israelenses.

Para a mulher, Samia, e um dos filhos, não há alternativa além da mudança. Para Mohammad, o marido, é impensável abandonar a casa. Dois dos filhos querem partir para a luta. Os soldados israelenses invandem a casa, apoderando-se do piso superior. À noite, a família é presa na sala de estar. Observamos os efeitos da ocupação nas crianças e no casamento, Pelos olhos de Miriam, a filha mais velha, acompanhamos o trânsito dos soldados.

Melhor filme no Festival de Locarno (2004).Indicado pela Itália ao Oscar de melhor filme estrangeiro, foi recusado por não ser falado em italiano.

19/03 - O edifício Yacoubian (Omaret Yakobean)
Marwan Hamed. Egito, 2006, cores, 161 min. Com Adel Imam, Nour El-Sherif, Youssra, Essad Youniss, Ahmed Bedir, Hend Sabri, Khaled El Sawy, Khaled Saleh, Ahmed Rateb, Somaya El Khashab. Falado em árabe, francês e inglês (as canções). Baseado no romance homônimo de Alaa Al Aswany, "O edifício Yacoubian" gravita ao redor do outrora luxuoso prédio que dá título ao filme - e das pessoas em que nele viveram e vivem.

Provavelmente o mais caro filme da história do Egito, reúne numerosas histórias, entre as quais a do playboy decadente Zaki Pasha (Adel Imam), metáfora inteligente dos velhos e charmosos tempos do Cairo. O filme gerou polêmica no país, por causa da maneira como é exposta a relação homossexual entre o editor francês Hatim Rasheed e um soldado. A mesma polêmica se estendeu para o Ocidente perante o desfecho moralista da história de Hatim, que revela o preconceito dos realizadores a respeito da homossexualidade. Indicado pelo Egito ao Oscar como melhor filme estrangeiro.

Serviço* O quê: Ciclos de Cinema "Oriente Médio - Fronteiras"
* Quando: sexta-feira (18) e sábado (19/03) às 19h15
* Onde: Sala 101 - 1º andar - Fundos Centreventos Cau Hansen - Av. José Vieira, 315 - América
* Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.2190 com Geart

Nenhum comentário:

Postar um comentário