quinta-feira, 17 de março de 2011

Domingo no Jardim do MAJ

Joinville

Que tal aproveitar o domingo (20) ao ar livre num piquenique ou curtir as atrações culturais programadas para a 12ª edição do projeto "Um Domingo no Jardim do MAJ". O evento será realizado das 10 às 18 horas no Museu da Arte de Joinville (MAJ).

Durante o dia, a comunidade vai poder conferir a apresentação do Grupo de Tai Chi Chuan da Família Yang e a intervenção artística dos acadêmicos do 3º anos de Artes Visuais da Univille. Além disso, os artesãos da cidade estarão expondo seus trabalhos. Às 12 horas haverá a degustação e apreciação de alimentos a base de soja, preparados pela estudiosa da área de alimentação, Ilca Soares.

O museu também abre no mesmo dia as exposições "Memórias de um acervo: papel, entre a obra e o suporte" e "Mário Avancini: Família que nasce da pedra", às 12 horas, na sede do Museu de Arte. O projeto "Memórias de um acervo" apresenta 15 peças que fazem parte da Mostra Paperart, exposta na Bahia em 1989. Posteriormente as obras foram doadas ao MAJ pelo Museu de Arte Contemporânea da Fundação Embragel. As peças foram divididas em dois núcleos para a exposição: papel/obra e papel/suporte. O objetivo da mostra é discutir as formas de utilização do papel no processo do fazer artístico, uma vez que na história da arte o papel sempre teve importância na criação de obras.

As obras de Mário Avancini sempre tiveram lugar cativo nos espaços do Museu de Arte. As peças em mármore retratam mulheres, casais e famílias, linhas que deixam claro a importância da família e da arte em sua vida. A escolha do artista pelo mármore e granito branco foram escolhidas por persistirem ao tempo-espaço e serem símbolo de vernaculidade, grandeza e espiritualidade, na Grécia Antiga. As exposições ficam abertas para visitação até o dia 8 de maio. O horário de visitação é de terça a sexta-feira das 9 às 17 horas, sábado, domingo e feriado das 12 às 18 horas. Entrada aberta ao público e gratuita.

Na parte da tarde, o coordenador do museu, Carlos Franzoi irá fazer um bate-papo sobre as exposições, que são de sua curadoria e sobre o Projeto Rumos Visuais do Itaú Cultural. Em caso de chuva, a programação será realizada no interior do museu. Mais informações no blog museudeartedejoinville.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário