terça-feira, 29 de março de 2011

Cursos de Arte

Rio Negrinho

Ter aulas de desenho com uma artista plástica não serve apenas para a formação de novos pintores e escultores. É o que comprova a própria artista Astrid Lindroth, com um curso de Desenho Artístico Básico oferecido por ela. Da mesma forma, o curso de teatro da Cia Teatral Nós em Cena, não visa apenas a formação de novos atores.
No caso de Astrid, ela possui uma aluna que pretende cursar faculdade de arquitetura. Os desenhos dela no curso são voltadas para esse meio. Astrid dá o básico para o aluno e depois cada um segue o próprio caminho. O desenho pode servir para diversas páreas como arquitetura, design, publicidade e a confecção de croquis, como para a montagem de jardins. Mas a arte não é esquecida, depende apenas do aluno direcionar os desenhos. Dependendo pode ser voltado até para caricaturas.
O curso é dividido em cinco módulos. O primeiro trata de coordenação motora, o segundo de desenho base, com estruturação do objeto, forma, volume, luz, sombra, composição e perspectiva básica. Depois vem anatomia (rosto). O módulo quatro, talvez o que mais envolva o desenho como arte em si, foca em técnicas de desenho, grafite, lápis de cor e bico de pena. Por último, o aluno terá o módulo “Criando a partir do desenho”.
Não há idade específica para o curso. Vagas são oferecidas para a turma de terça-feira, das 13h15 às 15h15. As aulas são a cada duas semanas e outros horários podem surgir com a formação de mais grupos pequenos. O número máximo de alunos por turma é de seis ou sete, pois a artista prefere assim para dar a atenção necessária a cada um em particular. “Não adianta eu ter 20 alunos e não conseguir atender a todos durante a aula”, comenta. As aulas são ministradas no Arte Espaço Astrid, bairro Bela Vista. Informações pelo telefone 9976-9616.

Teatro
Quem acha que fazer aulas de teatro é apenas para quem pretende ser ator está enganado. O curso da Cia Nós em Cena, oferecido no Espaço Lina Rückl (terceiro piso do shopping) oferece mais. No entanto, ao término das aulas, o aluno sai de lá pronto para buscar o registro profissional de ator. Para as crianças, o brincar com o faz de conta trabalha o ritmo e a criatividade dos pequenos.
A montagem e apresentação de espetáculos está inclusa no curso, com uma pequena taxa extra para a confecção dos figurinos. Será uma peça por ano. As aulas são preparatórias e trabalham assuntos como expressão corporal, história do teatro e improvisação, a qual pode ser utilizada no cotidiano. Conforme a produtora e atriz Deisi Müller, existem situações em que a improvisação e desenvoltura do clown (palhaço) são exigidas no dia a dia. “Há quem tenha vergonha de falar em público ou não sabe se expressar direito com o corpo, e esses são dois assuntos tratados ao longo do curso”, conta.
Não há idade para os interessados em participar. Há turmas infantis, juvenis e adultas. O horário das aulas depende do fechamento de cada turma. Informações pelo telefone 9904-2866, com o diretor Fábio Beckert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário