terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cartão-postal de São Bento do Sul recebe melhorias

São Bento do Sul



As escadarias da Igreja Matriz de São Bento do Sul estão ficando de cara nova. Isso tudo devido à infraestrutura urbanística do local. A obra, iniciada na segunda-feira (30), contempla a remoção e construção de um novo piso, recuperação das pedras das muretas laterais, remoção das pichações, instalação de novo corrimão na rampa de acesso à Igreja, instalação de piso tátil nas calçadas e pintura do muro. Nesta etapa serão investidos R$ 75.242,12, disponibilizados pelo Ministério do Turismo.

O local receberá ainda lixeiras e bancos no pátio da igreja. “Esta obra é referente ao 1º e 2º lote da licitação, contemplando a construção e mobiliário, faltando licitar novamente o 3º lote referente a parte elétrica e de iluminação, já que este não teve vencedor”, explica a arquiteta e urbanista do setor de Planejamento da Prefeitura, Chiara Destro.

Segundo a diretora de Turismo, Cristiane Nenevê da Silva, um dos pontos mais importantes do projeto será o acesso aos deficientes. “Vamos utilizar a mesma rampa e colocar corrimões conforme a norma NBR 9050/2004, que estabelece critérios e parâmetros técnicos aplicáveis a projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Também um piso podotátil, que facilita a locomoção do portador de deficiência visual será instalado no começo da escadaria, guiando-o até o início da rampa, e com ajuda do corrimão especial, chegará até o topo da igreja”, explica.

Com sua construção no dia 07 de novembro de 1966, as escadarias são um dos cartões-postais da cidade. “Por isso da importância desse projeto”, destaca Cristiane. A finalização desta etapa está prevista para o mês de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário