segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mãos do Campo

Campo Alegre

Quem passa por Campo Alegre e visita o Posto de Informações Turísticas acaba se rendendo aos encantos das peças artesanais da Associação Mãos do Campo e compra um ou vários produtos. As artesãs do município diversificaram a produção e enxergam nessa variedade a razão do aumento nas vendas para esta época do ano. Conforme Hermi Schwarz Heinzen, vice-presidente do grupo, o forte das vendas sempre ocorria no inverno, mas o resultado dos meses de dezembro e janeiro está superando as expectativas.
Além dos turistas que visitam a cidade ou que passam pela SC 301 em direção ao litoral, também os moradores locais e das cidades vizinhas têm procurado os artigos da Mãos do Campo. “Geralmente as pessoas vêm aqui porque desejam comprar um presente especial ou porque desejam uma peça feita artesanalmente, não querem algo industrializado, produzido em série”, diz Hermi.
A criatividade das artesãs não conhece limites. Há peças em cerâmica, porcelana, quadros, móbiles, artigos em lã, enfeites em madeira, fuxico, entre outras. As ovelhas, símbolo de Campo Alegre, estão presentes em várias peças e ganharam até uma prateleira só para elas. “No final do ano vendemos peças que foram para a Alemanha e para os Estados Unidos”, conta Hermi.
O livro de registros do Posto de Informações Turísticas mostra que, nos últimos dois meses, o maior fluxo de visitantes veio do Paraná e de São Paulo, além dos joinvilenses que lideram a frequência. Visitantes de Portugal e da Argentina também passaram pelo posto neste período. “Todos querem levar uma lembrança de Campo Alegre e tem que ser artesanal”, observa a vice-presidente da Mãos do Campo. A venda de artesanato ocorre diariamente, inclusive nos domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Com 27 associados, a Mãos do Campo quer continuar diversificando sua linha de produtos. Artistas e artesãos residentes em Campo Alegre que quiserem fazer parte da associação, podem entrar em contato pelo telefone (47) 3632-2450 ou participarem da reunião que ocorre toda primeira segunda-feira do mês, às 18 horas, no Posto de Informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário