Aprovado pelo Simdec 2011 o projeto de curso de teatro "Vivência teatrao" para adolescentes e adultos, do diretor Robson Rodrigues, tem continuidade amanhã (8) no auditório da escola Froebel (Centro). Robson tem longa experiência com oficinas e o curso prevê montagem do texto do dramaturgo alemão Bertold Brecht "O casamento do pequeno burguês" no término, em dezembro.
As aulas seguem todas as sextas-feiras. O curso visa suprir ou, ao menos, amenizar a falta que faz espaços de discussão do teatro na cidade e também colaborar com o enriquecimento cultural e técnico dos interessados em artes cênicas do município. Como o curso é custeado pela lei municipal de incentivo à cultura (Simdec) os participantes não pagam nada.
A importância em fazer teatro vai desde adequar crianças tímidas ou hiperativas, ajudar os jovens a ter um melhor discernimento de qual carreira profissional seguir, ter atitudes, aprender a se posicionar perante a sociedade ou diante de um obstáculo. Mais do que saber teatro, deve-se entender o processo do fazer teatro. O fazer teatro é extremamente sério, seja como ferramenta, entretenimento, estudo ou profissão.
Sério, por que você vai interagir com os sentimentos mais honestos das pessoas envolvidas. Sério, por que um grupo de amadores ou profissionais, amigo ou não, dependem do público para que o espetáculo aconteça. Sério, por que é uma arte e como toda arte deve ser digna. Exige paciência, determinação e responsabilidade.
"São Bento vem ganhando espaço e respeito em Santa Catarina e no Paraná com o teatro feito com garra, técnica e paixão", observa Rodrigues. As aulas começam às 19 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário