Com o objetivo de ser uma referência em pesquisa sobre a história da colonização de Major Vieira, o livro Itapeba, de autoria de Francisco Péricles Pazda, que foi lançado no dia 06 de Julho, é um misto de histórias, contos e crônicas que esclarecem fatos marcantes da formação do município. De acordo com o autor, o município ainda não possui nenhum registro histórico publicado. “O livro é dividido em duas partes. A primeira aborda a colonização de Major Vieira retratando a história de cada localidade”, conta.
A segunda parte é composta por crônicas e contos, todos de autoria de Pazda. Para compor as histórias da primeira parte do livro, Pazda, entrevistou pessoas que vivenciaram a fundação de Major Vieira. Entre elas, as professoras aposentadas Lurdes Krisan e Valdina Bosse, são destacadas pelo autor, por contribuírem relembrando fatos que marcaram a colonização do município que completou 50 anos em janeiro deste ano.
O autor já possui dois livros publicados. A iniciativa de resgatar a história de Major Vieira, surgiu há 17 anos quando foi professor substituto na cidade e lecionou a disciplina de história. “Desde então me interessei por história, em especial sobre a fundação do município. Hoje possuo um acervo com fotos e vídeos sobre a cidade”, conta.
Pazda explica que o título que leva o nome do salto do rio Canoinhas, se deve a importância do rio para a fundação do município. “O rio era o primeiro ponto de referencia do município na passagem dos tropeiros.” Para a publicação contou com o apoio da prefeitura de Major Vieira e do governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário