quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Delícias do Terror

Joinville

A programação dos Ciclos de Cinema traz no mês de setembro o tema "Delícias do Terror". No roteiro estão filmes emblemáticos de terror que pretendem desencadear as emoções ligadas ao susto, suspense, pânico e muito medo. As sessões iniciam nesta sexta-feira (2/9) com a produção "O bebê de Rosemery", o primeiro filme de Roman Polanski.

No sábado (3/9) será exibido o filme "A profecia", de 1976. Um embaixador norte-americano troca o bebê natimorto de sua esposa por outra criança, sem ela saber. Batizado como Damien, o garoto cresce e o pai descobre que ele é a reencarnação do Anti-Cristo. O filme trata da profecia do nascimento do filho de Satanás, na forma de um humano.

Os Ciclos de Cinema são realizados pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) com o apoio do Museu Arqueológico de Sambaqui. As sessões ocorrem todas as sexta-feiras e sábados às 19h15 no auditório do Museu de Sambaqui. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Segundo o Ministério da Cultura, Santa Catarina possui cerca de 60 cineclubes em todo o estado. A maioria deles surgiu com o compromisso de projetar e debater filmes e, aos poucos, adquiriu equipamentos, espaços adequados, catálogos de filmes e, consequentemente, público. A maioria destes clubes surgiram por meio do Programa Cine Mais Cultura, do MinC.

Programa:

2/9, sexta-feira - O bebê de Rosemery (Rosemery´s baby)
Roman Polanski. EUA, 1968. Cores, 136 min. Com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer, Maurice Evans, Ralph Bellamy, Charles Grodin.

Primeiro filme americano de Roman Polanski. Jovem casal muda para prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela engravida, passa a ter alucinações e vê seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxos que quer que ela dê à luz o Filho das Trevas. Baseando-se no best-seller de Ira Levin, Roman Polanski se manteve o mais fiel possível ao livro. Diálogos, esquemas de cores e até mesmo o figurino foi adaptado literalmente do que é descrito pelo autor. O diretor chegou até mesmo a perguntar a Levin qual era o número da revista New Yorker em que Guy Woodhouse vê uma camisa que quer comprar. Levin confessou que inventou esse detalhe.

3/9, sábado - A profecia (Omen)
Richard Doner. EUA, 1976. Cores, 111 min. Com Gregory Peck, Lee Remick, Harvey Stephens, David Warner, Billie Whitelaw.

Ele nasceu às seis horas do sexto dia do sexto mês. A chegada do fim do mundo, confronto final entre as forças do Bem e do Mal, conforme previsto pelo Livro das Revelações, irá começar com o nascimento do filho de Satanás - na forma de um humano. Incapaz de contar à sua esposa Kathrne (Lee Remick) a notícia da morte de seu recém-nascido, o diplomata americano Robert Thorn (Gregory Peck) aceita um órfão desconhecido como seu filho. Detalhes sobre o nascimento da criança permanecem em segredo, mas à medida que o garoto Damien (Harvey Stephens) cresce, fica claro que ele não é uma criança comum. Diante de mortes misteriosas e estranhos avisos, Thorn gradualmente se conscientiza do terrível mal que se esconde atrás do rosto inocente da criança e do significado do número 666, que traz consigo a mais terrível das revelações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário