Dia 23 de setembro, o Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff completa 40 anos trabalhando pela preservação da história de São Bento do Sul. Criado pela Lei Municipal 078 de 20 de setembro de 1967, foi oficialmente inaugurado e aberto para visitação em 23 de setembro de 1971. Para comemorar a data, o Museu Municipal está com uma programação especial e com horário diferenciado.
Entre os dias 19 e 25 de setembro, o Museu estará participando da 5ª Primavera de Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que tem o tema Mulheres, Museus e Memória. A 5ª Primavera de Museus contará com 1700 eventos em 310 cidades. No Museu Municipal, entre os dias 20 e 25, vai estar montada a exposição Elas na História de São Bento do Sul, ressaltando as contribuições das mulheres para a história do município.
Um exemplo da participação feminina na construção da cidade e da cultura é a parceria com a acadêmica de moda Rafaela Blödorn, que está restaurando, no laboratório de moda da UDESC, uma sombrinha do acervo do museu. Até o final do ano a peça, que retrata e conta um pouco dos hábitos e costumes, deverá ser novamente exposta.
No dia 21, às 20 horas, com reprise no dia 23, no mesmo horário, será realizada a Noite do Gramofone, com a execução de alguns clássicos em 78 rotações no gramofone Brunswick. O aparelho pertencia a Arlindo Wendt já na década de 40 e foi doado para o Museu Municipal logo após a inauguração.
O Gramofone foi restaurado em agosto pelo relojoeiro Hans Ulrich Walde. Entre as músicas escolhidas estão Brasileirinho, La vie em rose, Lili Marleen, Begin the Beguine, Ninguém tem dó, Que será será, Sôdade meu bem sôdade, Êxtase, É com esse que eu vou, Luzes da Ribalta e alguns outros sucessos dos anos 40, 50 e 60.
Aberto de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Aproveitando a semana de aniversário de São Bento do Sul, comemorado no dia 23, vai abrir também no período noturno, das 18h30 às 21h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário