terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mulheres, museus e memórias

Joinville

Os museus e espaços de memória de Joinville participam nesta semana da 5ª edição da Primavera dos Museus. Em meio as atividades museológicas e culturais, a comunidade é convidada a participar do debate sobre a temática "Mulheres, Museus e Memórias". A programação prossegue até domingo (25/9) no Museu Arqueológico de Sambaqui, Estação da Memória, Museu de Arte de Joinville e Museu Casa Fritz Alt.

Nesta quinta-feira (22/9) o Museu de Sambaqui realiza a 14ª edição dos Colóquios Patrimoniais com a temática "Mulheres Indígenas e Cultura Material". Participam da palestra a arqueóloga MSc. Mirian Baptista Carle, da Empresa Carle e Carle Pesquisas e Arqueologia, e a MSc. Barbara Maisonnave Arisi, doutoranda em Antropologia pela UFSC e Universidade de Oxford (UK). A mediação do colóquio será realizada pela arqueóloga Dione da Rocha Bandeira. O encontro ocorre às 19h30, no Auditório Hilda Anna Krisch, no Museu de Sambaqui. A entrada é aberta à comunidade e gratuita.

O Museu Casa Fritz Alt promove nesta sexta-feira (23/9) a oficina "Apropriação do feminino da obra de Fritz Alt: desenho do início ao fim". Os alunos da Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral irão participar da aula, que pretende apresentar as obras de características femininas do artista e analisar as suas linhas. A oficina será realizada às 8h30 na sala de restauro do museu.

Na mesma data, o museu realiza uma solenidade de inauguração do busto de Fritz Alt. A peça criada em 1974 por Edith Wetzel, única aluna do artista, retorna a casa de seu mestre. O busto modelado em gesso, recebeu a fundição em bronze no Atelier Pita Camargo, em Blumenau, por meio do patrocínio da Empresa Wetzel. O busto do artista foi doado ao Museu Casa Fritz Alt no ano de 1983, na época a peça ainda era em gesso. Aos 81 anos de idade, Edith Wetzel é artista, ceramista e personalidade influente nos movimento culturais da cidade. A solenidade está marcada para as 11h30 no jardim do museu.

O sistema virtual do acervo do Museu Casa Fritz Alt, desenvolvido pelo Departamento de Informática, do curso de Sistemas de Informação, será apresentado na sexta-feira (23/09) no museu. O acervo digital ficará disponível em um totem com interface touch-screen para que a comunidade possa conhecer o programa.

A ideia da informatização das obras, itens pessoais e livros surgiu em 2010, a partir da necessidade de organizar o acervo do Museu. O processo, que ainda está em desenvolvimento, possibilita o armazenamento de informações históricas e de fotos das obras, preservando a memória do trabalho do artista. O totem do projeto ficará disponível para consultas somente neste dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário