Na terça-feira (14) os engenheiros responsáveis pela estrutura metálica que irá compor a nova cobertura do Centro Cultural estiveram em São José dos Pinhais-PR. A visita na empresa que está construindo as tesouras que serão instaladas no telhado foi para vistoriar a qualidade das peças já produzidas.
Segundo o engenheiro civil Gerson Evers Mendes, que atua no departamento de programas e projetos da Prefeitura de São Bento do Sul, o objetivo desta visita com os demais engenheiros da empresa responsável pelo projeto, foi verificar se os materiais que estão sendo utilizados estão de acordo com as especificações técnicas do projeto.
Além de fiscalizar se o aço utilizado na montagem das tesouras está de acordo com o exigido, as soldas foram inspecionadas, e as medidas também foram conferidas. Como serão um total de sete tesouras na cobertura do Centro Cultural, e cada uma é montada em duas partes, das 14 partes exigidas, 10 já estão montadas, faltando apenas a conclusão de alguns reforços e das soldas em sua totalidade. A previsão é de que no próximo dia 24 as tesouras estejam prontas e já estejam em São Bento do Sul, onde serão instaladas.
Enquanto uma parte das obras são realizadas em São José dos Pinhais, uma equipe já trabalha no Centro Cultural, onde todas as telhas foram removidas, e detalhes como manejo da fiação elétrica e acabamento para o encaixe das novas tesouras já estão sendo providenciados.
A ideia é deixar tudo preparado para quando as tesouras em estrutura metálicas chegarem, rapidamente instalá-las, substituindo as atuais tesouras em madeira, já totalmente danificadas pela ação do tempo.
Para quem conheceu o Centro Cultural e prestigiou grandes eventos ali realizados, a imagem hoje do lugar assusta. Com as telhas totalmente removidas, a estrutura de madeira do telhado totalmente escorada, e o piso repleto de telhas quebradas, o Centro Cultural transformou-se em um grande canteiro de obras.
Na próxima semana já será entregue a primeira remessa de 5.000 telhas de um total de 15.000. A entrega sofreu um atraso de uma semana devido às chuvas, pois a empresa fornecedora das telhas, localizada no município de Canelinha, ficou ilhada em meio às enchentes que assolaram o Estado.
Devido às dimensões das tesouras, onde algumas peças chegam a 16,5 metros de comprimento e outras chegam à mais de 5,5 metros de altura, uma operação especial de transporte está sendo elaborada para trazer todas as peças de São José dos Pinhais até o centro de São Bento do Sul.
Este transporte deverá ser realizado no sábado, dia 24, pois o trânsito aos arredores do Centro Cultural terá de ser interditado parcialmente. Uma carreta terá que estacionar em frente ao Centro Cultural e um guindaste irá colocar as tesouras por sobre a fachada do prédio até o telhado. “Estamos iniciando os preparativos para esta operação de logística agora mesmo, para que previamente todos sejam informados dos procedimentos a serem tomados. Mas será uma grande operação”, concluiu Gerson.
Após a instalação das tesouras, todo o ripamento das telhas será fixado, sendo esta etapa com madeira nova. O que poderá ser reaproveitado para a estrutura em madeira do telhado será aproximadamente 20% das escoras que estão sendo utilizadas no Centro Cultural.
Na manhã desta quarta-feira o Assessor de Governo Luiz Claudio Gayer Schuves, juntamente com a diretora departamento histórico cultural da Fundação de Cultura, Ivana Maria Lampe, e o engenheiro civil Gerson Evers Mendes, do departamento de programas e projetos do município, estiveram realizando uma visita para verificar o andamento das obras no Centro Cultural.
Na ocasião Luiz Claudio destacou a importância da obra para o município, mencionando que há mais de cinco anos a comunidade aguarda pela reforma do Centro Cultural. Ivana Lampe mencionou o significado cultural desta obra, segundo ela o Centro é um espaço histórico no município. “Desde os anos 40 quando o antigo Cine Brasil entrou em operação este vem sendo um espaço para grandes espetáculos culturais de São Bento do Sul e região, e será de grande importância o retorno deste auditório para toda a cultura de São Bento do Sul”, destacou.
O custo da reforma do telhado do Centro Cultural totalizará R$ 261.619,50, com recursos próprios da Prefeitura são-bentense. Após concluído, uma segunda etapa inicialmente orçada em R$ 300.000,00 será realizada no próximo ano, para a reforma geral do Centro Cultural, quando o mesmo será reinaugurado e destinado, enfim, para os grandes espetáculos culturais de São Bento do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário