Três dias marcam a programação da Feira do Livro das 9 às 21 horas (quinta, 12, sexta, 13, e hoje). Organizada pela Biblioteca Pública Municipal, a feira reúne cinco livrarias de São Bento do Sul e Curitiba, além de várias atrações.
Alunos das escolas municipais comparecem em peso e os preços módicos, próprios para esse tipo de evento, facilitam muitos a adquirirem produtos para lerem em casa e aumentarem a biblioteca particular. Entre as apresentações artísticas de ontem estava o grupo de dança Hip-Hop Filadélfia, Hora do conto da Biblioteca, teatro “Tá chovendo história” do projeto Baú de Histórias, do Sesc de São Bento, música com Leandro Araújo e Elcio Vier, da escola de música Professor Valdeci Maia, Banda Concerto, declamação com a são-bentense Rosemari Urbanski, e o grupo The Olws Beatles Couver.
No primeiro dia, a oficina que mais chamou a atenção foi “Desenhando com a Miche”, da professora Micheline. Ela ministra oficina de desenho também em São Bento do Sul, pela Fundação Cultural. Lá o trabalho é feito com mais tempo e a observação de objetos. “Tivemos de preparar algo mais simples para a oficina, por causa do tempo”, observa.
O desenho simples começa com dois círculos e um quadrado. Em cada um é desenhado a princesa, o príncipe e um guarda real. O tema é contemporâneo, pois trata do casamento real entre o príncipe William, da Inglaterra, com Kate Middleton. Apesar de ser um tema atual, também é algo comum nos contos de fada e remete à literatura infantil. Como não são difíceis, as obras agradam crianças desde os 5 anos, até adultos, como a diretora da biblioteca, Elaine Tekla, flagrada tentando acompanhar o ritmo da criançada ontem de manhã.
Ao lado do palco onde ocorrem as palestras está uma mesa dedicada aos escritores rio-negrinhenses. A organização do evento selecionou uma dúzia de artistas a comparecerem à Feira do Livro para um encontro entre eles ontem à noite.
O evento terá até o lançamento do livro “Buscar é preciso”, amanhã à noite. A obra é de autoria do escritor Dr. Luís Felipe Tavares. “Conseguimos marcar também o lançamento na cidade do livro da Usbe (União São-bentense de Escritores) que teve a participação da rio-negrinhense Kamilla Schapievski”, conta o presidente da Fundação de Cultura, Abel Hacke. Kamilla foi convidada a participar da obra “Crônicas e poesias com Rubens da Cunha – Usbe 10 anos”, já lançado em São Bento.
Hoje quem comparecer à feira poderá aprender “Como fazer um livro”, tema da palestra homônima do psicólogo Gian Carlos Mozzato. Nas oficinas aprenderam dobradura, poesia e pintura de rosto. Entre as apresentações artísticas estão também a apresentação da peça “Era tudo uma brincadeira”, da Associação Teatral Arlequim, e o Coral Elias Graboski. Adultos têm a chance de participar da feira à noite. O evento segue até as 21 horas. Amanhã, a feira abre às 9 horas e segue até as 12 horas. A Feira do Livro ocorre no salão de festas da igreja Matriz Santo Antônio de Pádua e tem ainda a exposição da Arnap e da mostra literária “Machado de Assis”, do Sesc são-bentense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário