Cinco jovens músicos se reuniram há três anos para montar um grupo voltado ao estilo do choro. Como a primeira banda da cidade desse estilo, agora o “Primeiro choro” surgiu quando o professor Edson Figueiredo reuniu alguns alunos para dar início ao projeto. Hoje, Figueiredo deixou a cidade e deixou a responsabilidade para o recém-integrante Willian Pscheidt, saxofonista que ingressou na banda ao final do ano passado.
Músico formado pela faculdade Bellas Artes, de Curitiba, Pscheidt assumiu a coordenação após sugestão dos próprios integrantes, devido a saída de Edson. Ele coordena o grupo e os ensaios. O “Primeiro choro” conta com novo repertório. Por enquanto, as apresentações se restringem ao Bar da Brahma. “Queremos expandir para tocar em outros lugares, casamentos, mas esperamos convites”, diz o violonista Aparecido Vasconcellos.
O grupo teve aprovado projeto de mecenato pela Fundação Cultural e conta com o apoio financeiro das empresas Buddemayer e Rudnick. A primeira banda de choro da cidade pretende levar a música aos alunos das escolas públicas como forma de incentivar as crianças a tocarem um instrumento e se interessarem pela arte.
Projeto cultural apresentado e aprovado pelo Simdec. A contrapartida social são as apresentações em escolas. “Até na Apae faremos um show”, conta Vasconcellos. O objetivo é aproximar os pais da escola e incentivar os filhos na música. Os ensaios ocorrem todo sábado, na Escola de Música Donaldo Ritzmann.
Depois de duas apresentações este ano nas escolas Sofia Schwendner e Denise Harms, o grupo fará show especial na escola Milton Mendes, sábado, a partir das 15h30. “Queremos aproximar a família da escola. Geralmente os pais só vão para ouvir reclamação dos filhos”, brinca o violonista do grupo. Haverá outras atividades, mas o foco é o choro. Segundo ele, alguns pais que acompanharam o trabalho do “Primeiro choro” já se mostraram interessados em incentivar os filhos a aprenderem a tocar instrumentos e entrarem no mundo da música.
O quinteto prepara ainda a 3ª Noite do Choro, para o dia 28 de julho, no salão comunitário da igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. Eles convidarão músicos conhecidos da cidade para interpretar o choro.
Primeiro Choro é:
Aparecido Vasconcellos – violão 6 cordas
Robson Cabral – violão 7 cordas
Givanildo Souza – cavaquinho
Maick Werneck – pandeiro
Willian Pscheidt - saxofone
Que projeto maravilhoso. Parabéns a todos!!!!!!!!!!
ResponderExcluirElisa - RJ