segunda-feira, 30 de maio de 2011

Artistas expõem na câmara

Rio Negrinho

As artistas plásticas Carmem Castilho Rodrigues e Marivete Almeida da Silva estão expondo suas artes na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho. Para quem quiser visitar as obras, a mostra ficará nas dependências do Legislativo até meados de julho deste ano.
Carmem Castilho Rodrigues exerce a arte de pintar em telas a mais de 10 anos, já participou de vários cursos, sendo o mais recente de escultura e pintura molhada em tecido. “Sempre fui apaixonada pela arte, e tenho orgulho de mostrar o trabalho de nós rionegrinhenses em outros municípios” destaca Carmem.
Marivete Almeida da Silva é natural de Vacaria no Rio Grande do Sul, e mora em Rio Negrinho desde 1989. Cursou de 1998 a 2001 a pintura no ateliê Aline Lang em São Bento do Sul. Ela é uma artista experiente em exposições, participou de várias exposições no País inteiro, lançando-se em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul entre outros estados. Marivete junta a paixão por tudo que faz, com a busca constante de novos conhecimentos na área, para alcançar o resultado positivo nas suas pinturas.
Todo cidadão poderá visitar as obras destas artistas nas dependências da Câmara Municipal de Rio Negrinho no horário de expediente. Informações 3644 2070. http://www.camararn.sc.gov.br/

Show do Programa Bairro Melhor 2010

Porto União

A noite de sexta-feira, 27, vai ficar marcada na vida de 13 talentos do município. Eles, que participaram das edições do Programa Bairro Melhor 2010 e conquistaram a primeira colocação no show de calouros, gravaram músicas no CD Bairro Melhor 2010, e apresentaram o resultado ao público em show no Cine Ópera.  
     
Além das apresentações dos cantores, o espetáculo contou com a participação especial do grupo Clã Suindara e alunos da Escola David Carneiro e ainda dos gaiteiros Henrique Breyer, Lauro Trebien e Bernardo Reinick.
   
“Com este CD coroamos um ano de muita dedicação de todo o grupo da Prefeitura e dos parceiros, que sempre marcam presença do programa Bairro Melhor”, explica o prefeito Renato.
   
Para este ano as edições já estão programadas e o próximo será no bairro Santa Rosa, dia 18 de junho. As pessoas interessadas em participar do show de calouros já podem se preparar. Desta vez, as categorias adulto e infantil foram divididas em dupla e individual, e os cantores que participaram das edições passadas podem marcar presença nas próximas edições.
  
Confira quais são as músicas e os cantores da edição 2010 do CD Bairro Melhor:
Pássaro de fogo – Gabriela Araújo
Coração só vê você – Jéferson Pedroso e Alysson Princ
Poder – Paulo Henrique
De peão a fazendeiro – Vilson Machado
Aleluia – Edson Bussi
Advogado  Fiel – Daiara Damasceno dos Santos
Coração está em pedaços – Marcio Thomas
Medo da Chuva – Marcio Rodrigues
Sinais – Luis Sander
Se você Crer – Gabriely Franco
Os dias vão – Marcieli Thomas
Fugidinha – Luis Felipe Pelepek

Rio Negrinho de Braços Abertos

Rio Negrinho

A terceira edição do projeto Rio Negrinho de Braços Abertos foi domingo (29). A ideia tem o objetivo de movimentar o município uma vez por mês atraindo famílias e turistas para o centro da cidade. Grande público prestigiou o evento.

O início da programação foi às 14 horas com passeio ciclístico promovido pela JCI. As crianças também se divertiram com brinquedos infláveis, como cama-elástica, tobogã e piscina de bolinhas, pintura de rosto, teatro de fantoches e a alegria das estagiárias da UNC. As “palhacinhas” divertiram crianças e adultos.

Na volta do passeio, houve o sorteio de diversos brindes e de uma bicicleta para os participantes. Também aconteceram apresentações culturais e artísticas como dança do ventre, coral e apresentação do grupo Ecoclave. O dia fechou com a apresentação do grupo Lembranças, no Coreto Municipal.

Hora do conto na biblioteca

São Bento do Sul

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Helládio Olsen Veiga recebeu sexta-feira (27) a Hora do Conto. Sessenta e quatro alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Pedro Henrique Berkembrock visitaram a biblioteca e acompanhara o evento. Além de conhecer o acervo infantil, as crianças receberam como lembrança um livro doado pela Fundação Educar Dpaschoal.

Além da Hora do Conto no prédio da biblioteca, também iniciou no mês de abril a Hora do Conto nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A ação acontece em parceria com a Secretaria da Educação. O objetivo de levar a ideia até as escolas é abranger um número maior de crianças, envolvendo-as na leitura e divulgando o acervo de livros da biblioteca. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.

Está chegando o Festival de Outono

São Bento do Sul

Encontros de amigos, Feira do Livro, Festa da Colônia, apresentações Culturais, Semana do Meio Ambiente, Passeio Ciclístico, Concurso de Fotografia, palestras e seminário de prevenção de doenças, exposições, e muito mais eventos fazem parte da programação da edição 2011 do Festival de Outono. Ao todo são 30 dias com atrações direcionadas aos mais variados públicos.

A programação tem início na sexta-feira (3), com o Concerto de Piano na Escola de Música Donaldo Ritzmann. A pianista Loraine Balen Tatto fará apresentação a partir das 15 horas. A abertura oficial do Festival de Outono será às 19h30 com o Encontro de Corais, na Sociedade Ginástica.

No primeiro final de semana do festival, estão programadas a 4ª caminhada cultural, passeio ciclístico, exposição de bicicletas antigas e ainda, fazendo parte da Semana do Meio Ambiente, no domingo (5), ocorre o primeiro pagamento do programa PSA – Produtor de Água do Rio Vermelho. Esse evento tem início às 14 horas no Recanto do Noti. Na ocasião também será firmada parceria com a Fundação O Boticário, para ampliação do projeto e haverá distribuição de 2 mil mudas de árvores nativas.

O calendário com a programação completa está disponível no site do Turismo; http://www.turismoemsaobento.com.br/.

A 4ª edição da Caminhada Cultural acontece no sábado (3), e apresenta algumas novidades. Credenciada pela Instituição Anda Brasil, a caminhada terá um percurso mais extenso, ao todo serão 10 quilômetros de passeio pela Estrada Dona Francisca com trajeto auto guiada, ou seja, os participantes poderão seguir em grupos sem a necessidade da presença do guia. “Todo percurso será sinalizado, além do mapa de localização que será entregue aos participantes”, explica a diretora de Turismo Cristiane Nenevê da Silva.

O início será às 8 horas e segue até às 15 horas, podendo o participante iniciar o percurso a qualquer momento dentro do prazo sugerido. O circuíto tem início na Pousada Ponte de Pedra, divisa do município de São Bento do Sul com Campo Alegre e ao longo do trecho os participantes poderão adquirir produtos caseiros produzidos pelos moradores locais. “No percurso são vários pontos de vendas de produtos caseiros, como pães, doces, entre outros, lembrando que em vários pontos também haverá a distribuição de água”, completa Cristiane. A chegadado circuíto também é na Pousada Ponte de Pedra.

Hip Hop Young Dance Udesc

São Bento do Sul

Projeto de extensão da Udesc envolve um grupo de dança para crianças menos favorecidas do bairro Centenário. O grupo Hip Hop Young Dance Udesc iniciou em março de 2010 e este ano já fez apresentações em Canoinhas, Joinville e ontem esteve na Artefama.

O projeto é coordenado pelo professor Fábio Manuel Cagliari com o objetivo de integração social e combate às drogas. As aulas são semanais e envolvem cerca de 40 crianças. A turma deste ano já está fechada. Quem quiser inscrever o filho pode entrar em contato pelo telefone 8473-4762 e falar com o coordenador Fábio.

Semeador 8

São Bento do Sul

Nascido de uma ideia de Donald Malschitzky ao ler sobre um festival de poesia em Medelin , na Colômbia e que imediatamente foi poiado por Reinaldo Voltolini e Ivana Lampe, o projeto Semeador tomou vulto inesperado para todos os que participaram da primeira edição, em abril de 2004, no Centro Cultural. Uma plateia imensa, educada e participativa apoiou decisivamente cada declamação de poema e cadamúsica tudo apresentado por mais de uma dezena de artistas que aderiram e doaram seus cachês. uma vez que toda a arrecadação foi doada ao Grupo Escoteiro Desbravador.

A segunda edição e a terceira edição ainda em favor do Grupo Escoteiro, também aconteram no Centro Cultural que lotou. Ressalte-se que o início só foi possível graças ao apoio da Fundação Cultural, que cedeu espaço o espaço gratuitamente, e a vários profissionais, além dos artistas, que não cobraram por seus serviços. Decoradoras, J. Montenegro, Tv Portal do Planalto, Búfalo Branco, HB Vídeo, Foto Metzger, Marlisa Fotos, estão entre alguns dos parceiros de primeira hora e decisivos, assim como a imprensa que sempre deu ampla cobertura ao evento. A venda antecipada de ingressos e aí as empresas são-bentenses tiveram papel grandioso, garantiu o sucesso desde o início.

A partir da terceira ediçao, o evento passou a ser ao redor de um tema, assim se sucederam: América Latina, Brasil, Água, amor/Criança, Mundo/ Por uma causa mundial e, neste ano, Mulher. As entidades também se revesaram, sendo beneficiados: CERENE, Gerando Amor, Rede Feminina de Combate ao Câncer e, neste ano, Clube Soroptimista de São Bento do Sul. Em 2009 nenhuma entidade se dispôs a levar a empreitada adiante e Ivana Lampe e Donald Malschitzky, com apoio incondicional dos artistas e da Fundação Cultural, se dedicaram ao evento, e, com seu lucro, mais inesperadas doações surgiram após o Semeador, foram compradas quatro excelentes cadeiras de rodas para pessoas com necessidades especiais e baixo poder aquisitivo.

Com a iterdição do Centro Cultural o Semeador passou a ser realizado na Sociedade Bandeirantes, com o mesmo sucesso de sempre.
 
Após o surgimento do SIMDEC-Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultural, três projetos foram aprovados, facilitando os patrocínios, mas, mesmo assim, exigindo muito mais dos organizadores e dos artistas.

Dezenas de artistas, entre cantores, músicos instrumentistas, poetas, atores teatrais já se apresentaram, sempre doando seu cachê e garantindo um brilho todo próprio. O carinho do público que, somado, já passa de cinco mil assistentes, foi fundamental para o sucesso do Semeador, tudo isso, sempre por duas boas causas: a arte e o fazer o bem.

"Soroptimist" é uma organização voluntáriainternacional para mulheres profissionais e de negócios que trabalham para promover as vidas de mulheres e meninas nas comunidades locais e ao redor do mundo.

O Clube Soroptimista de São Bento do Sul foi fundado em 16 de outubro de 2009 e trabalha para melhorar a qualidade de vida de mulheres e meninas de nossa comunidade. A renda obtida com a venda de ingressos do SEMEADOR 8 será utilizada para a realização de exames de densitometria óssea e de ultrasonografias ginecológicas em mulheres e meninas carentes de São Bento do Sul .

SEMEADOR 8

Local: Soc. Bandeirantes em São Bento do Sul
Dia: 08 de junho
Horário: 20h
Venda de ingressos antecipados, a R$ 10,00 na Fundação Cultural, Sorveteria Mister Du, Cacau Show, Loja Manno´s. Valor do ingresso no dia do envento: R$ 15,00.

Jaraguá em Dança

Jaraguá do Sul

O regulamento o 17º Jaraguá em Dança já se encontra disponível no site da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, onde também as inscrições deverão ser efetuadas, mas das 8 horas do dia 11 de junho às 23h59 do dia 11 de julho. O evento ocorrerá de 22 a 31 de outubro, no Grande Teatro do Centro Cultural/Scar, envolvendo seis categorias: baby (4 a 6 anos), infantil I (7 a 9 anos), infantil II (10 a 12 anos), infantojuvenil (13 a 17 anos), adulto (18 a 39 anos) e sênior (acima de 40 anos). As inscrições serão gratuitas.

Últimos dias para inscrição

Jaraguá do Sul

O prazo de inscrições para o Festival Jaraguaense da Canção encerra amanhã (31). O alerta é da coordenadora do evento, Miriam Meier, informando que 39 concorrentes já estavam inscritos até o final da manhã desta sexta-feira (27), sendo apenas um deles na categoria interpretação de canções inéditas. Ela avisa que, se não houver pelo menos sete candidatos, esta categoria será cancelada, permanecendo somente a de interpretação de canções já existentes. “Esperamos que mais músicos da cidade aproveitem esta oportunidade de mostrar o seu trabalho e possamos atingir o mínimo necessário para a manutenção desta categoria”, acrescenta.

As inscrições devem ser realizadas das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30, na Fundação Cultural/JS, onde os interessados devem entregar a ficha de inscrição (disponível neste site, juntamente com o regulamento) devidamente preenchida e assinada. Também é necessário apresentar três cópias impressas da letra da música (em fonte Times New Roman, corpo 12), um CD contendo somente a gravação original da música a ser interpretada, fotocópias do comprovante de residência e/ou trabalho e da carteira de identidade de cada inscrito. Podem se inscrever intérpretes solo, duplas e trios. A Fundação está situada na Avenida Getúlio Vargas, 405. Mais informações pelo telefone 2106-8700.

Destinado a pessoas que residam ou trabalhem em Jaraguá do Sul há pelo menos 12 meses e tenham idade mínima de 16 anos completos até o início das inscrições (em 9 de maio), este evento foi criado para substituir o Festival da Canção Sertanejo e Popular. A chefe de Eventos da Fundação Cultural, Miriam Meier explica que esta iniciativa tem formato diferente e apresenta novidades, como a realização de apenas uma eliminatória – quando as apresentações serão a capella (sem acompanhamento eletrônico ou instrumental) – e a inclusão da categoria “canções inéditas”, por exemplo.

As duas fases do festival ocorrerão no Centro Cultural da Scar, com a etapa eliminatória programada para o dia 9 de julho, em período e horários a serem definidos após o fechamento das inscrições. A final ocorrerá em 3 de setembro, reunindo os 12 melhores de cada categoria na etapa classificatória.

O julgamento dos candidatos será baseado nos seguintes critérios: melodia (harmonia e ritmo), afinação, dicção e interpretação, além de arranjo (para as inéditas). Os organizadores concederão aos cinco primeiros classificados de cada categoria troféus e uma premiação em dinheiro, sendo R$ 2,5 mil ao campeão, R$ 2 mil ao segundo, R$ 1,5 mil ao terceiro, R$ 1 mil ao quarto e R$ 700,00 ao quinto, totalizando R$ 15,4 mil.

MAJ vai à escola

Joinville

Amanhã (31) ocorre mais uma visita do projeto "O MAJ vai à Escola". Nesta edição, a equipe do Museu de Arte de Joinville (MAJ), formada por uma educadora, uma arte-educadora e o responsável pelo setor de museologia, levará algumas peças do acervo do museu aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Tupy.

Esta segunda etapa tem o objetivo de proporcionar uma vivência e a reflexão sobre a importância do museu e seu acervo, enquanto patrimônio público e artístico. O que os alunos aprendem em sala de aula é colocado em prática durante a visita.

Em 2009, o projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Pastor Hans Müeller e contou com participação de mais de 100 pessoas, entre alunos e equipe pedagógica. Já em 2010, foi a vez da Escola Municipal Karin Barkemeyer (bairro Vila Nova) envolvendo aproximadamente 115 pessoas. Neste ano, no mês de março, a ação ocorreu na Escola Municipal Valentim João da Rocha.

As escolas e professores interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o Setor Educativo do MAJ para mais informações. Não tem nenhum custo para a escola participante.


5o Encontro dos Amigos da Dança Sênior

Rio Negrinho

Quinta-feira a cidade sediou o 5º Encontro dos Amigos da Dança Sênior. Com cerca de 350 participantes, o evento ocorreu na Sociedade Musical Rio Negrinho. Ao todo participaram 14 grupos de oito municípios diferentes, incluindo Joinville, Rio Negro e Rio Negrinho.
Prestigiaram o evento a coordenadora Regional da Associação Dança Sênior, Sueli Karsten de Joinville, os presidentes do Conselho do Idoso de Rio Negrinho e Itaiópolis e a dirigente dos grupos de dança sênior de Rio Negrinho, Gôndulla Muller. 
A dança sênior são danças folclóricas adaptadas para os idosos. O evento é uma parceria da Secretaria da Família e do Clube Anos Dourados.
Dentre os grupos, três eram de Rio Negrinho: Bom Viver, Viva Dança e Caminho do Sol, o qual tem como dirigente Gôndula Muller e 11 grupos de outros oito municípios sendo: um grupo de Itapoá, um de Mafra, um de Blumenau, um de Pomerode, dois de Jaraguá do Sul, quatro de Joinville e um de Presidente Getúlio.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Peti em Major

Major Vieira

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, coordenadora do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, reuniu no início do ano letivo 2011  as professoras que assumiram as atividades do Programa para orientar quanto ao planejamento bimestral.

Todas as professoras realizaram o planejamento e a SME adquiriu o material necessário para execução do mesmo.

O Programa é uma ação do governo federal no qual podem participar crianças e adolescentes, desenvolvendo inúmeras atividades culturais, artesanais e aprimorando seus conhecimentos.

Existe um núcleo do Peti na Escola do Rio Novo, Escola do Rio Claro e na sede do município, no Centro Comunitário.

As professoras Valdete, Suélys e Angélica desenvolvem as atividades e bimestralmente encaminham relatórios para a SME a qual supervisiona o trabalho. 

Expectativa pela feira do livro

São Bento do Sul

É grande a expectativa para o início da Feira do Livro que acontece de 7 a 11 de junho na Praça Getúlio Vargas, no Centro. Numa promoção da Prefeitura de São Bento do Sul por meio da secretaria de Educação e Fundação Cultural e em parceria com o Sesc, a programação conta com diversos atrativos e além da comercialização e exposição de livros também terá momentos de palestras e encontros com escritores, apresentações culturais, contação de histórias e muito mais.

Já na abertura, dia 7, às 9 horas, o público contará com a presença dos escritores locais, os quais receberam das mãos do prefeito Magno Bollmann um espaço fixo para divulgação de suas obras, denominado Cantinho do Escritor e localizado no prédio de Atendimento ao Turista. Para essa data já confirmaram presença os escritores Milton Hurpia da Rocha, Marília Maciel e Luciana Pilz. Os escritores, a partir das 10 horas participam, na tenda alternativa, da conversa com leitores além da distribuição de autógrafos.

Ainda no primeiro dia da feira, os escritores Joca Reiners Terron, de São Paulo e Carlos Henrique Schroeder, aqui de Santa Catarina, farão lançamento de suas obras mais recentes e estarão a disposição do público para sessão de autógrafos e conversas informais. Joca tem publicado seis livros e lança o sétimo “Do fundo do poço se vê a lua”. Já o romancista, dramaturgo e editor catarinense fará lançamento da sua terceira obra, “As certezas e as palavras”.

Para quem é amante da poesia terá oportunidade de prestigiar a palestra de Alcides Buss, considerado maior poeta catarinense vivo. Com o tema “O que é poesia?”, o ex-presidente da União Brasileira de Escritores em Santa Catarina fará sua explanação no dia 9, a partir das 9 horas, na tenda alternativa instalada na praça.

Ainda no dia 9 acontece o encontro com o escritor e compositor Gabriel – O Pensador. Serão duas palestras, sendo a primeira direcionada aos alunos do Ensino Fundamental anos finais, que acontece no período da tarde e a noite o momento é para os professores. Esses encontros, devido a sua magnitude, acontecem na Sociedade 23 de Setembro (a tarde) e Sociedade Ginástica (a noite), para as duas ocasiões todos os ingressos já foram distribuídos.

Segundo a secretária Salete Bayerl Spitzner aproximadamente 350 alunos acompanharam os trabalhos a tarde, e a noite o evento será para aproximadamente 500 pessoas entre professores e convidados, mediante ingressos distribuídos antecipadamente. Ela explicou que o gerenciamento para distribuição dos convites enviados as escolas seguiu critérios definidos pela direção. “Os ingressos foram distribuídos para as unidades municipais, estaduais e também particulares, e acreditamos que será grande a participação nas duas ocasiões”, esclarece a secretaria.

Natural do Rio de Janeiro, e com quase 60 títulos publicados, Roseana Murray conversará com estudantes e professores no dia 10. Esse encontro acontece na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, às 9 horas e no período da tarde o bate papo com a escritora é a partir das 14 horas.

Programado ainda a presença de escritores São-bentenses nos cinco dias da Feira do Livro. Os mesmos além de disponibilizar os títulos no espaço reservado junto ao departamento de Turismo, também marcaram presença na tenda alternativa, esclarecendo dúvidas e dando dicas aos estudantes e público em geral que visitar o evento. Além dos escritores Milton, Marilia e Luciana, que estarão na abertura do evento, o público também terá momentos com os escritores Donald Malchinzky, Cleverson Minikovski e Mariano Soltys, outros escritores foram convidados mas ainda não confirmaram presença.

Agenda de encontro com escritores

7 de junho
9h30min - Inauguração do Cantinho do Escritor São Bentense no Prédio da Antiga Câmara de Vereadores
10h às 10h30min - Conversa e autógrafos com escritores da região na Tenda Alternativa- Praça Getúlio Vargas
19h30min - Debate “SESC Narrativas contemporâneas” com Joca Reiners Terron (SP) e Carlos Henrique Schroeder (SC), na Tenda Alternativa - Praça Getúlio Vargas
20h30min - Lançamento dos livros “Do fundo do poço se vê a lua” de Joca Reiners Terron e “As certezas e as palavras” de Carlos Henrique Schroeder, na Praça Getúlio Vargas

9 de junho
9h -  O que é poesia? Com Alcides Buss, na Tenda Alternativa, na Praça Getúlio Vargas
14h - Conversa e autógrafos com Gabriel – O Pensador, na Sociedade Atiradores 23 de Setembro
19h - Conversa e autógrafos com Gabriel – O Pensador, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento

10 de junho
9h - Conversa e autógrafos com Rosena Murray, na Sociedade Atiradores 23 de Setembro
14h - Conversa e autógrafos com Rosena Murray, na Sociedade Atiradores 23 de Setembro

Vitrine Cultural Marisol

Corupá

Chega segunda-feira (30) a Santa Catarina o caminhão-cinema da 2ª edição do Projeto Vitrine Cultural Marisol. Nas próximas semanas, sete cidades catarinenses poderão assistir gratuitamente a filmes brasileiros de qualidade. As primeiras cidades do Estado contempladas serão Benedito Novo (30 e 31 de maio) e Timbó (1º e 02 de junho), com vários horários disponíveis à comunidade. Corupá e Jaraguá do Sul estão entre as selecionadas.
Até 02 de julho, o Vitrine Cultural Marisol fará 140 sessões em 12 cidades gaúchas, catarinenses e cearenses, exibindo filmes brasileiros de qualidade voltados ao público infanto-juvenil e à comunidade em geral. Na tela, os espectadores assistirão desde temas mágicos até outros bem realistas. E o melhor: toda a comunidade pode entrar, porque a entrada é gratuita.
O roteiro começou em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e terminará em Maracanaú, no Ceará. O projeto pretende aproximar a Sétima Arte das comunidades que freqüentemente não podem ir ao cinema, seja pelo preço dos ingressos ou porque não há sala de cinema em sua cidade. São esperadas ao todo 4,2 mil pessoas.
Ao entrar no caminhão-cinema, os espectadores terão todo o conforto de um cinema: climatização, 30 poltronas (mais dois lugares para portadores de necessidades especiais), tela de 120 polegadas, iluminação especial e isolamento acústico.
Os espectadores poderão acompanhar em "Castelo Rá-Tim-Bum" a saga de Nino, um garoto com 300 anos de idade, em sua tentativa de escrever um livro e acabando precisar salvar seus tios. Já em "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias", ambientado no Brasil de 1970, o garoto Mauro é separado dos pais e acaba vivendo numa “estranha” e divertida comunidade – uma história é de superação e solidariedade. Outra película a ser exibida no cinemóvel é "Orquestra dos Meninos", em que um integrante de 13 anos da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano (Pernambuco) é seqüestrado. Em outra viagem no tempo, os espectadores vão até os anos 50 para ver a famosa história de "O Menino da Porteira", em que o peão Diogo (Daniel) torna-se amigo de um garoto que sonha em ser boiadeiro. E o período da adolescência será retratado no filme "As Melhores Coisas do Mundo", numa história que mistura guitarra, amor, escola, separação de pais e muita diversão.
Ídolos da televisão e do cinema nacionais estarão em cartaz. Sergio Mamberti, Marieta Severo, o cantor Daniel, Paulo Vilhena, Denise Fraga e Fiuk são alguns dos astros e estrelas que estarão na tela do Vitrine Cultural Marisol. Os filmes têm diferentes classificações etárias (livre, 10, 12 e 14 anos).
O Vitrine Cultural Marisol conta com a produção da Magma Cultura, do produtor cultural Jefferson Bevilacqua. A Magma Cultura produz e executa projetos culturais desde 1999. Seu vasto portfólio inclui shows e eventos produzidos em todo o Brasil. O Vitrine Cultural Marisol faz parte do projeto Gira Brasil 2011, aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Prefeituras e Fundações Culturais dos municípios envolvidos.

SERVIÇO

Benedito Novo
Local: Em frente à prefeitura (Rua Celso Ramos, 5070, Centro)
30/05: 10h, 13h30, 15h30 e 19h30.
31/05: 8h, 10h, 13h30 e 15h30.
Informações: Secretaria de Cultura – (47) 3385-0487 (Arrabel)

Timbó
Local: Rua Julio Scheidemantel, Praça do CIC - Próx. à Fundação Cultural.
01/06: 9h30, 13h30, 15h30 e 19h30.
02/06: 8h, 10h, 13h30 e 15h30.
Informações: Fundação Cultural – (47) 3382-4170 / 3382-4171 (Inês)

ROTEIRO

Novo Hamburgo (RS) – 16 a 20 de maio (5 dias)
Campo Bom (RS) – 23 a 27 de maio (5 dias)
Benedito Novo (SC) – 30 e 31 de maio (2 dias) 
Timbó (SC) – 01 e 02 de junho (2 dias)
Massaranduba (SC) – 03 e 04 de junho (2 dias)
Guaramirim (SC) – 06 e 07 de junho (2 dias)
Schroeder (SC) – 08 e 09 de junho (2 dias)
Corupá (SC) – 10 e 11 de junho (2 dias)
Jaraguá do Sul (SC) – 13 a 17 de junho (5 dias)
Guaiúba (CE) – 24 e 25 de junho (2 dias)
Pacatuba (CE) – 27 a 29 de junho (3 dias)
Maracanaú (CE) – 30 de junho a 02 de julho (3 dias)

Filmes em cartaz

Castelo Rá-Tim-Bum (Classificação livre / (Público Infanto-Juvenil)
O aprendiz de feiticeiro Antonino Stradivarius (Diegho Bueno), um menino de 300 anos, vive em um castelo encantado com seus tios e mentores: Morgana (Rosi Campos) e Doutor Victor (Sergio Mamberti). Eles aguardam um momento mágico quando os planetas do Sistema Solar se alinham e seus poderes são renovados. Mas para isso Nino precisa escrever encantamentos em seu livro que, após várias tentativas, continua em branco. Porém, quando a malvada tia Losângela (Marieta Severo) entra em cena, os planos de Nino tomam novo rumo, e agora ele precisa bolar um plano para salvar seus tios da destruição.

O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (Classificação: 10 anos)
Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.

Orquestra dos Meninos (Classificação: 10 anos)
Janeiro de 1995. Um integrante de 13 anos da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano (Pernambuco) é seqüestrado. O principal suspeito é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa), o que coloca o trabalho do músico em risco.

O Menino da Porteira (Classificação: 12 anos)
Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo (Daniel) conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo (João Pedro Carvalho), um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino. O major ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais, de forma que vendam o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes (Eucir de Souza), pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico dr. Almeida (Zedu Neves).

As Melhores Coisas do Mundo (Classificação: 14 anos)
Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.

Audição interna piano, teclado e metais

Rio Negrinho

Na noite de quarta-feira, ocorreu no Centro de Excelência Evaristo Stoeberl, mais uma audição interna da Escola de Musica Professor Valdeci Maia. Alunos piano, teclado e metais  com os professores, Kelly Ramos, Alex Sandro Ramos, encantaram a auditório lotado.
A audição dos alunos da Escola de Música é um conjunto de apresentações organizadas e desenvolvidas com o propósito de incentivar nos alunos e praticantes em geral e cativar a população pelo gosto da diversidade musical. Este evento é muito importante para o fortalecimento da cultura musical no município.
Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento. A próxima audição interna será com alunos de piano e teclado no dia 29 de junho, também no Centro de Excelência.

Consertos matinais

Joinville

A última edição do mês de maio do "Concertos Matinais" apresenta a Banda do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville. A apresentação musical será realizada domingo (29), às 10h30, no auditório do 62º BI. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

O repertório da banda se destaca pela diversidade de gêneros musicais selecionados para o dia. O público poderá conferir músicas clássicas a canções populares, incluindo baladas sertanejas e hits da pop music. A Regência é do 1º Tenente José Carlos da Silva Pinto e do Sub-tenente Givaldo Lira de Carvalho.

Esta edição do Concerto Matinal é realizado pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ), com apoio do 62º Batalhão de Infantaria. A programação de junho inicia com a apresentação da dupla vocal Jacira Forbici e Ricardo Antunes de Souza, no dia 5 de junho, às 10h30 na Casa da Memória.


Programação da Banda do 62º BI:

- Volta Ao Mundo - Charles Spencer Chaplim
- 4 Dias de Viagem - Antônio Manoel do Espírito Santo
- Moliendo Café - Hugo Blanco
- Fugidinha - Thiago Andre Barbosa (Thiaguinho) e Rodrigo Fernando Amaral Silva (Rodriguinho)
- All for Love (Tudo Por Amor) - Michael Bolton
- Meteoro - Fernando Zorzanello Bonifácio (Fernando) e Fernando Fakri de Assis (Sorocaba)
- La Leyenda del Beso (A Lenda do Beijo) - Reveriano Soutullo
- Band Romance - Stefani Joanne Angelina Germanotta (Lady Gaga) e Nadir Khayat (Red One)
- Jubel Klanger - Ernest Robert Uebel
- Jesus, Alegria Dos Homens - Johann Sebastian Bach (1685-1750)
- Abba - Gold - Beny Anderson | Bjorn Ulvaeus | Stig Anderson
- Canção da Infantaria - Letra: Hildo Rangel | Música: Thiers Cardoso

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pré-FAM - cinema

Major Vieira

Domingo (29) tem Pré-FAM 2011 no Centro Comunitário de  Major Vieira

O Pré-FAM2011 é uma mostra itinerante com os filmes premiados no FAM2010 a ser realizado de 24 de maio a 01 de junho de 2011, em diversas cidades de Santa Catarina, simultaneamente. O cineclube será um ponto exibidor do Pré-FAM2011. A participação de todos é importante para o evento e a consolidação da difusão do audiovisual latino Americano. A mostra de cinema iniciará as 14 horas, com filmes infantojuvenis até as 15 horas, depois seguirá com filmes de classificação 14 anos, terminando as 17 horas.

SEGUE A PROGRAMAÇÃO, EM SEQUÊNCIA DE EXIBIÇÃO:
PROGRAMAÇÃO MOSTRA INFANTOJUVENIL

INICIO: 14 horas

Eu queria ser um monstro: Cotidiano de uma criança com bronquite.

A Terra a gastar: "Estava a Terra em seu lugar. E veio o Homem lhe acrescentar. Consumo do Homem. O Homem na Terra. E a Terra a gastar." O homem em sua Terra depara-se com as consequências de seu consumo excessivo e se vê obrigado a adotar medidas que mudarão seu estilo de vida.

Direita é a mão que você escreve: Esquecida pelo pai na saída da aula de balé, Carolina se vê encorajada por um amigo a tentar ir para casa sozinha - uma aventura na qual enfrentará seus medos e encontrará curiosas personagens.

7 voltas: Diferentes crônicas se entrelaçam numa espiral narrativa, poética e quase onírica, sobre o lugar onde o sinuoso rio Tamanduateí descrevia sete voltas, e que hoje compreende a região central de São Paulo.

Os anjos do meio da praça: Uma fábula sobre anjos caídos, sonhos esquecidos e um menino.


PROGRAMAÇÃO CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS

INICIO: 15 horas

Recife Frio: Estranha mudança climática faz Recife, na região Nordeste do Brasil, passar a ser uma cidade fria. O documentário de uma TV estrangeira examina os efeitos dessa mudança em uma cultura que sempre viveu em clima quente.

Azul: Azul narra a necessidade de criar uma fantasia para suportar a solidão.

Groelândia: Franco volta para casa depois de dez anos. Ao atravessar a porta, ele encontra a mãe e um passado indesejado.

O Divino, de repente: Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental. Além do live-action, várias técnicas artesanais de animação, sem uso de computador, compõem o filme: flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion

Karai norte: Um homem, uma mulher. Um encontro casual condiciona-os a reviver momentos que ambos estão tentando esquecer. Baseado no conto "Arribeño del norte", do escritor paraguaio Carlos Villagra Marsal.

Van Gogh para crianças

Rio Negrinho

Com Base na releitura da obra do Artista Van Gogh sua história e valorização da cultura, oportunizou-se aos alunos das turmas de pré escolar do Cento Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tempo Feliz, nas aulas de Artes da Professora Genilze, a confecção com materiais diversos de uma maquete de seu próprio quarto.

O projeto objetiva proporcionar o conhecimento do artista e obra. Destacar a obra “O Quarto de Van Gogh em Arles”. Ampliar o vocabulário, o respeito e a valorização das criações pessoais e coletivas, explorar materiais diversos para compor uma maquete e proporcionar momentos de interação entre a escola e a família.

Esta exposição também é compartilhada com os alunos do CMEI Espaço Criança, onde a professora Genilze leva as maquetes para a apreciação dos alunos, professores e demais funcionários da referida instituição de ensino.

Ações e propostas na cultura

Joinville

Os Fóruns Setoriais de Cultura prosseguem ao logo desta semana. Hoje (26) o setor de Formação em Cultura se reúniu das 9 às 12 horas. Sábadi (28) dois grupos irão debater sobre seus anseios em relação à cultura em Joinville. A área de Livro e Leitura tem encontro marcado das 10h às 13 horas, e o pessoal da Dança das 14h às 17 horas. Todos os fóruns são realizados na Sala de Cinema da Cidadela Cultural. Os encontros são abertos à comunidade.

Mais informações acesse o blog conferenciadeculturadejoinville.blogspot.com

3ª Conferência Municipal de Cultura

Este ano ocorre a 3ª Conferência Municipal de Cultura - CMC em Joinville. Para discutir os temas abordados, o Conselho Municipal de Políticas Culturais - CMPC-Jlle e seus conselheiros civis realizam fóruns setoriais para trocar informações com a sociedade e seus agentes culturais.

Confira o calendário dos próximos Fóruns Setoriais:

Formação em Cultura: 26 - 9h às 12h
Livro e Leitura: 28 - 10h às 13h
Dança: 28 - 14h às 17h

Peça sobre bullying

Rio Negrinho

Na manhã de segunda-feira, 23, a Cia Teatral Arlequim apresentou a peça sobre bullying na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ricardo Hoffmann. O objetivo da peça é diminuir as ocorrências de bullying nas unidades de ensino do município de uma forma didaticamente divertida e de fácil entendimento.

A peça é apresentada desde abril nas escolas. O teatro é sempre apresentado na última semana do mês, segundo definições da Secretaria de Educação.

Número recorde de inscritos no Simdec

Joinville

As inscrições para o Edital e Mecenato 2011 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) encerraram nessa quarta-feira (25/5) com um número recorde de projetos. A equipe do Simdec recebeu no total 461 projetos inscritos. Em 2010, esse número foi de 293 projetos.

O Edital de Apoio à Cultura 2011 irá distribuir o valor de R$ 935.000,00, para 105 projetos, e o Mecenato Municipal no valor de cerca de R$ 1.562.000,00, divididos em 59 projetos. "Além do aumento dos valores dos mecanismos, outros fatores que contribuíram para esse elevado número de projetos inscritos foram as oficinas oferecidas pelo Simdec e o acréscimo de modalidades", conclui o coordenador do Simdec, Luciano da Costa Pereira. As oficinas de capacitação em projetos reuniram cerca de 300 pessoas em nove oficinas, realizadas nos bairros e na região central da cidade.

Em 2011, o mecenato recebeu o acréscimo de cinco modalidades, no edital foram retiradas as submodalidades e acrescentadas oito novas modalidades. Outras contribuições para esse recorde foram a divulgação e a orientação dos coordenadores e gerentes da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e da equipe do Simdec. A procura por parte dos proponentes para o auxílio, orientações e desenvolvimento dos projetos também aumentou esse ano.

Os projetos inscritos serão cadastrados no Simdec, em seguida passam pela Comissão de Licitação da Fundação para a avaliação da documentação legal. Os projetos que estiverem com essa documentação aprovada serão enviados às bancas para avaliação do projeto técnico. Os aprovados recebem ou iniciam a captação dos recursos a partir do resultado final. O resultado dos aprovados no Edital 2011 deverá ser divulgado até o dia 27/6. A lista dos projetos aprovados estará disponível no site www.simdec.com.br e divulgada no meios de comunicação.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Teatro na escola

Jaraguá do Sul

Estudantes do pré-escolar ao terceiro ano da Escola Renato Pradi (São Luís) assistiram, na última sexta-feira (20), à peça “Floresta Encantada”, do escritor e diretor teatral blumenauense Nassau de Souza. A iniciativa faz parte do programa de lazer, cultura e entretenimento promovido anualmente pela instituição. “O teatro constitui-se numa excelente prática educativa. A peça traz à tona sentimentos e valores, como, a amizade, a cooperação, a responsabilidade e a solidariedade, contribuindo, assim, para a formação integral dos alunos”, diz a diretora Mariane Ristow.

Último para se inscrever no Simdec

Joinville

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura informam que as inscrições para o Edital e Mecenato 2011 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) encerram nesta quarta-feira (25/5). Os proponentes dos projetos devem protocolar e entregar os projetos até às 17 horas no Simdec, localizado nos fundos do Centreventos Cau Hansen - 3º andar.

Informações adicionais pelo (47) 3433-2190, com a equipe do Simdec

terça-feira, 24 de maio de 2011

Terminando inscrições para concurso de foto

São Bento do Sul

Destinado a fotógrafos amadores e profissionais, o concurso de fotografia promovido pelo departamento de Meio Ambiente, visa instigar a criatividade de novos olhares sobre a região da Área de Preservação Ambiental (APA). A organização já recebeu várias inscrições e alerta os demais interessados que o prazo para entrega dos trabalhos encerra na próxima semana, dia 31.

Segundo o diretor do departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, são válidas as fotos tiradas na área que corresponde a APA Rio Vermelho/Humbold que compreende uma extensão de aproximadamente 25 mil hectares. “É um espaço grande, que inicia no Rio Vermelho e segue para o interior do município até as localidades de Rio Natal e Ano Bom”, destaca Marcelo que acrescenta ainda que são diversos pontos de belezas naturais onde o fotógrafo poderá explorar, através da lente da câmera, a riqueza da fauna e flora.

As fotos inscritas poderão contemplar imagens relacionadas aos atrativos naturais: fauna, flora, condição climática, formações de relevo, relações sociais , relações econômicas e meio ambiente como um todo. As imagens serão utilizadas na elaboração de uma revista informativa que será publicada no segundo semestre deste ano, após a conclusão do Plano de Manejo, trazendo um resumo dos estudos realizados e resultados alcançados.

A inscrição é gratuita para todos os participantes, sendo que cada participante poderá inscrever no máximo cinco fotografias. A entrega dos prêmios será no dia 06 de junho em evento de abertura da semana de meio ambiente, onde estão previstas várias ações culturais e ambientais.

Para se inscrever ao concurso, o candidato deverá preencher uma ficha de inscrição individual para cada fotografia, descrevendo todos os dados solicitados, e apenas uma declaração de “Cessão de Direitos Autorais”, listando todas as fotografias inscritas. Juntamente com as fichas, deverão ser entregues as devidas fotografias impressas no tamanho solicitado, bem como um arquivo digital ou negativo de cada fotografia.

O material para a inscrição deverá ser encaminhado para o Departamento de Meio Ambiente, sito na SC 301 com esquina Rodovia dos Móveis, s/n, CEP 89.285-450, ou entregue pessoalmente de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. Aos cuidados de Mariane. O regulamento e anexos estão no site da prefeitura http://www.saobentodosul.sc.gov.br/.

Premiação

Serão selecionadas dez fotografias com os respectivos prêmios:
1º prêmio: CANON Rebel XS ; lente 18-55mm
2º prêmio: SONY HX1 resolução 9.1 megapixels; zoom óptico 20x; tela LCD 3 polegadas
3º prêmio: R$ 500,00
4º prêmio: R$ 400,00
5º prêmio: R$ 350,00
6º prêmio: R$ 300,00
7º prêmio: R$ 250,00
8º prêmio: R$ 200,00
9º prêmio: R$ 150,00
10º prêmio: R$ 100,00

Novos livros

Rio Negrinho

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Helládio Veiga recebeu a doação de livros novos, através da (UNESCO) e da Comunidade em geral. São vários exemplares que já estão disponíveis para o empréstimo e pesquisa (entre eles estão O Aleph – Autor Paulo Coelho, Mulheres Inteligentes, mulheres saudáveis – Autor Augusto Cury,  Lago dos Sonhos – Autor Kim Edwards, A hospedeira – Autora Stephenie Meyer, Os dez Mandamentos da ética – Autor Gabriel Chalita, além de oito volumes da Coleção História Geral da África (HGA),entre outros.

Para fazer a carteirinha na biblioteca são necessários documento de identificação, comprovante de residência atual, taxa anual de 2,00 reais e para menores de 14 anos somente acompanhados de responsável.

Mais livros para alunos

Canoinhas

Com slogan "Os livros saúdam Canoinhas", a Secretaria Municipal de Educação realizou solenidade de entrega de livros para as escolas da rede municipal de ensino. Declamação de poesias e apresentações com violinos integraram a programação do evento.

Durante a solenidade, foram premiadas as escolas que apresentaram maior número de leitores, sendo a primeira colocada a Escola Básica Municipal José Grosskopf, que em 2010 teve 8.221 livros lidos por 242 alunos.  No Grupo Escolar Municipal Ney Pacheco de Miranda Lima, 138 alunos leram 8.010 livros no ano passado, o que garantiu à escola a premiação de segundo lugar.

Os índices de leitura na rede municipal de ensino atingiram nos últimos dois anos, aproximadamente 230 mil livros lidos. "Canoinhas está lendo muito, graças ao compromisso de nossos governantes em investir numa educação de qualidade", avalia a coordenadora do projeto "Leia Canoinhas", Sueli Sabatke.

Além de alunos, professores e diretores das escolas municipais, também estiveram presentes no evento o secretário de educação, Hamilton Wendt, prefeito Leoberto Weinert, vice-prefeito, Beto Faria, vereador Bene Carvalho, representante do deputado Antonio Aguiar, Laercio Milke, Secretario de Desenvolvimento Regional, Argos José Burgardt, Presidente do Conselho Municipal de Educação e Pró Reitor da Universidade do Contestado, Argos Gumbowski e demais autoridades do município.

Para melhorar as bibliotecas escolares e possibilitar mais conhecimento aos alunos do município, foram investidos R$ 491.274,00 na aquisição de 15.700 livros. A prefeitura comprou ainda 170 estantes e 100 mesas de biblioteca, aplicando mais de R$ 500 mil na melhoria da estrutura das bibliotecas escolares  e salas de aula de Canoinhas.

As escolas médias, que atendem até 400 alunos, receberam 750 livros, e as escolas menores, com menos de 250 alunos, ganharam 450 livros. Os Centros de Educação Infantil (CEI's)  receberam títulos de literatura infantil.

Aumentam visitas à biblioteca

Mafra

A Biblioteca Pública Municipal Profª. Alzira Maria do Valle tem registrado crescimento no número de pessoas que a visitam para pesquisas ou empréstimos de livros. Em 2007 a média de pessoas que procuravam a biblioteca chegou a aproximadamente 500 por mês, subindo para cerca de 800 pessoas/mês, em 2010.

O acervo atual da biblioteca é de 16.500 livros, para um total de mais de 10 mil leitores inscritos e uma circulação de 4.784 livros no semestre. Para continuar atraindo a atenção dos leitores em épocas de internet, a Biblioteca de Mafra adquire novos títulos sempre que possível. Somente neste ano adquiriu 21 novos títulos, desde best-sellers a livros pedidos em vestibular e coleções procuradas por adolescentes.

Outras formas de movimentar a biblioteca local é a realização de concursos sobre literatura, a exemplo do realizado pela Cultura de Mafra, entre  escolas, de réplicas de Monteiro Lobato,que  levou diversos alunos à biblioteca para pesquisarem sobre o autor e suas obras, conforme informações do responsável pela biblioteca, Hélio João Portela.

Um dos principais problemas levantados foi o da inadimplência, que hoje chega a 250 livros perdidos, ou seja, emprestados e não devolvidos. Somente neste ano, a biblioteca emprestou 55 livros cujos leitores se esqueceram de devolver, gerando prejuízos não só financeiros à biblioteca, como também impedindo que outros usuários possam ler ou  pesquisar. Nesse sentido a coordenação faz um apelo para que as pessoas respeitem as datas de devolução dos livros e que, regularizem a devolução, em caso de atraso.

A Biblioteca Pública de Mafra atende das 7 às 19 horas horário, sem fechar para almoço, facilitando as pesquisas e entregas de livros, para os estudantes e para as pessoas que tem jornada de trabalho de 8 horas.

Muitos dos livros e revistas em quadrinhos que fazem parte do acervo da biblioteca foram doações. E as doações continuam sendo aceitas e bem recebidas, principalmente para a "Gibiteca", cuja procura é grande.

A Biblioteca Pública Municipal Profª Alzira Maria do Valle foi inaugurada em 27 de setembro de 1970. O nome foi uma homenagem à professora que se destacou em Santa Catarina e no Paraná, por incentivar a leitura.

Encerra semana dos museus

Rio Negrinho

Domingo, 22, no palco do Museu Municipal Carlos Lampe, aconteceu o encerramento da Semana Nacional dos Museus. As atividades da Tarde da Família tiveram início às 16 horas.

Se apresentaram os alunos do CAE Elias Graboski com a EcoBanda, grupo Infantil da Academia Boddy Wellnes com a Dança do Ventre e o músico violinista Felipe Stoerberl. Em Rio Negrinho, diversas atividades foram desenvolvidas na semana realizada em todo o país. Foram desenvolvidas atividades como palestra, exposição, oficinas, visita guiada, sarau e fechando com a Tarde da Família. Todos os trabalhos tiveram a coordenação da Diretoria do Museu através da Fundação Municipal de Cultura e da Prefeitura de Rio Negrinho.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sarau no museu

Rio Negrinho

Na noite de sexta-feira (20), em continuidade as comemorações da nona edição da Semana Nacional dos Museus, aconteceu o sarau com os músicos Leandro Araújo e Nicolas Peyerl, que realizaram um verdadeiro espetáculo tocando um repertório bem diversificado.

Leandro Araújo tocou no antigo piano que está exposto no museu e Nicolas Peyerl acompanhou com o violino. Ao final, as músicas ficaram por conta do violão e do violino.

Cápsula do tempo

São Bento do Sul

Baú fechado e cadeado, assim terminou na sexta-feira à noite a primeira parte de uma história que inicia agora e só verá o resultado daqui a 20 anos. O fechamento da cápsula do tempo ocorreu, conforme programado, às 20 horas, sob a presença de poucas testemunhas.

O baú se encontra no Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff. Há algumas semanas se iniciou uma campanha na cidade para a coleta de itens, cartas e tecnologia atual para ser guardada no móvel. Até o início da semana passada, apenas uma carta fora levada ao museu. “O pessoal começou a trazer mesmo depois de quarta-feira”, comenta o curador Carlos Campestrini, idealizador do projeto.

Os últimos envelopes com mensagens chegaram pouco antes do baú ser fechado. Sérgio Sestrein Jr e Patrick Bendt Kock levavam os itens. Patrick fez o depósito em nome da irmã, Kathryn Soraya Kock. Ao todo, 110 doações foram feitas entre cartas, contos, aparelhos celulares de última geração, relógio de dedo e as cinco edições de A Gazeta, contando a história dos museus da região pela comemoração da Semana Nacional dos Museus.

Uma lista com o nome de todos os doadores será colocada em um quadro junto com a chave do cadeado. O quadro ficará pendurado na parede, logo acima do baú. A opção de colocar apenas o nome dos doadores e não o que foi colocado na cápsula do tempo serve para não estragar a surpresa de quando o baú for aberto no dia 20 de maio de 2031. “Assim valorizamos os doadores, mas vamos ver se eles se lembrarão o que doaram daqui 20 anos, isso se a data de abertura não for adiada por mais alguns anos”, opina Campestrini.

Ciranda Literária com Adriana Niétzkar

Jaraguá do Sul

A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa promove a oitava edição da Ciranda Literária a partir das 19 horas de quarta-feira (25). A convidada especial da noite é a escritora Adriana Niétzkar, autora do livro “Códigos e barras de ser”. O evento é aberto ao público.

Iniciativa de escritores jaraguaenses e da Biblioteca Pública Rui Barbosa, a Ciranda Literária tem como objetivo proporcionar um espaço em que as pessoas tenham a oportunidade de comentar sobre suas leituras, escritores e acerca da literatura em geral, tendo, sempre que possível, a participação de um autor convidado. Os interessados, se preferirem, também podem participar apenas como expectadores. O evento é realizado na última quarta-feira de cada mês.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sábado na Estação

Joinville

Amanhã (21) ocorre a 7ª edição do "Sábado na Estação". O evento será das 9 às 17 horas na Estação da Memória. A programação conta com a feira de arte e artesanato, comercialização de produtos coloniais da Fundação 25 de julho, apresentações de dança, música e teatro, além do tradicional Mercado de Pulgas.

As atividades no Palco da Estação iniciam às 10 horas com a apresentação dos alunos da Escola Municipal de Ballet, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. As atrações musicais ocorrem a partir das 12 horas, com a participação da banda de rock Charlatones, o jazz instrumental da Banda Strato Feelings e o sertanejo da dupla Álvaro e Magrão. No final da tarde, os amantes da poesia e música não podem deixar de participar do Sarau Litero-Musical às 19 horas.

Os interessados em participar do Mercado de Pulgas podem se inscrever na Estação da Memória pelo (47) 3422.5222; ou no dia e local do evento. O número de inscritos será limitado de acordo com a disponibilidade de espaço. É recomendável que os expositores também levem tendinhas e barracas de proteção próprias.

A Estação da Memória programou várias atividades para o Sábado na Estação, referentes a 9ª Semana de Museus - museu e memória. A "galerinha" vai se divertir com a oficina de jogos educativos do projeto "Arte Quebra-Cabeças - Jogos Culturais". Os jogos milenares feitos de madeira, recolhidas na beira do mar ou descartadas na cidade, pedras e sementes, são demonstrações de como o lúdico pode contribuir para a educação. A série de jogos foram desenvolvidas dentro do projeto arte-educativo "Vivências Creativas", promovido pelo artista e escritor Jorge Luiz Hoffmann e realizado com alunos do Colégio Bom Jesus e da Aldeia do Sol, na faixa etária dos 3 a 12 anos. A oficina ocorre das 9 às 17 horas na Plataforma da Estação, aberta a comunidade e gratuita.

O grupo Atos Teatro apresenta a peça "Histórias da Estação" às 14 horas na plataforma da unidade. O espetáculo é baseada em três contos de Arthur Azevedo, sendo estes "A Ama Seca", "Poverina" e "A Melhor Amiga". Os personagens, três ciclistas, convidam os transeuntes para testemunhar fatos e histórias do cotidiano. Com humor, a peça conta a chegada da modernidade no Estado de Santa Catarina e o conflito gerado pela construção da estrada de ferro. Direção de Eliane Ramim, com os atores Denis Radun, Helio Costa e Larissa Ramiro. Apresentação aberta ao público e gratuita.

Além do teatro, os visitantes vão conhecer um pouco mais da história da Estação Ferroviária de Joinville na exposição "Encontros com a Memória". A abertura da mostra será realizada às 16 horas na Estação da Memória.

A exposição é resultado do projeto "Encontros com a Memória", elaborado e desenvolvido pelo Setor de Educação da Estação da Memória. Em 2010, o projeto recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O primeiro encontro foi realizado em 22 de maio de 2009 e contou com a participação dos ex-ferroviários, parentes de funcionários da Estação, colecionadores e apreciadores do transporte ferroviário.

Durante os encontros, os participantes contaram suas histórias, fizeram doações de documentos e objetos referentes à história da Estação, demonstrando o sentimento de pertencimento ao lugar que fora no passado um espaço de encontro, amizades, comemorações, namoros e despedidas. Esses relatos, documentos, fotos e peças podem ser apreciadas na exposição "Encontros com a Memória", que estará aberta a visitação até o dia 19 de junho. A horário de visitação é de terça-feira a domingo das 11h às 17 horas. Entrada gratuita.

O "Sábado na Estação" é uma realização da Estação da Memória, Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e Prefeitura, tem o apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e Fundação 25 de Julho. Toda programação é aberta ao público e gratuita.

Programação:
* 9 horas - Abertura da programação
* 10h às 12h - Apresentação da Escola Municipal de Ballet
* 12h - Banda Charlatones - Rock
* 13h - Banda Strato Feelings - Jazz instrumental
* 14h - Peça "Histórias da Estação" - Grupo Atos Teatro
* 14h30 - Dupla Alvaro e Magrão
* 16h - Abertura da exposição "Encontros com a Memória"
* 19h - Sarau Litero-Musical

Concertos matinais com Bela Infanta

Joinville

O projeto "Concertos Matinais" apresenta neste domingo (22) a banda joinvilense Bela Infanta. A apresentação será realizada às 10h30 em frente à Câmara de Vereadores, sendo uma das atividades do projeto "Joinville em Movimento".

A banda, que iniciou seus trabalhos em 2008, traz influências da década de 80, pitadas de dream pop e shoegaze. O som da Bela Infanta apresenta teclados sutis e climáticos, levadas simples de bateria, o baixo em uma linha melódica moldando-se com a guitarra à efeitos analógicos. Formam a banda: Davis no teclado, Stenio no baixo, Israel na guitarra e Marcelo na bateria. Em 2009, a banda gravou seu primeiro EP auto intitulado, com quatro canções: Refratário, Descontentamento, Honk Tonk Piano e Radar. Essas e outras músicas serão apresentadas no Concerto Matinal. Conheça o som da Bela Infanta no site www.myspace.com/belainfanta.

A apresentação será aberta ao público e gratuita. Esta edição dos Concertos Matinais é promovido pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ), com o apoio projeto "Joinville em Movimento". Em caso de chuva, a apresentação será cancelada. A próxima edição dos Concertos Matinais será realizada no 62º Batalhão de Infantaria no dia 29/05 às 10h30.

Programa - Composições autorais
- Deus pagão
- Descontentamento
- O último dia do ano
- Refratário
- Outono de 1987
- Maio
- Honk tonk piano
- Radar
- Quando os muros se tornam estradas
- Planícies

Lançamento do "Shwanke: Rastros"

Joinville

A programação da 9ª Semana de Museus - museu e memória promove logo mais o lançamento de livro e apresentação da maquete virtual do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke. O evento será realizado no Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) às 19h30.

O livro de Arte "Schwanke: Rastros", já foi lançado em Belo Horizonte, em 29 de abril de 2011, na Escola de Belas Artes da UFMG durante uma mesa-redonda que discutiu o processo de pesquisa da obra. A publicação, uma coletânea de textos e imagens do artista Luiz Henrique Schwanke, é organizado por Walter de Queiroz Guerreiro e patrocinado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Na ocasião, o Instituto Schwanke apresenta a maquete virtual do Museu de Arte Contemporânea, desenvolvidada por Julio de Abreu e com o projeto arquitetônico de Reinhard Conrads.

Interessados em adquirir o livro podem solicitar pelo site da Editora C/Arte: www.comarte.com, no telefone (31) 3491.2001 e nas principais livrarias do país.

Luiz Henrique Shwanke (1951-1992) é artista plástico natural de Joinville (SC). Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná, trabalhou com teatro onde foi escritor, ator e cenógrafo. Nas artes plásticas, sua intensa atividade produziu mais de cinco mil obras, entre desenhos, esculturas, pinturas, livros de artista e instalações. Recebeu cerca de 30 premiações nas inúmeras exposições em que participou pelo país

Homenagem a doadores do museu

São Bento do Sul

A Fundação Cultural, promoveu na noite de quarta-feira, 18, um evento para homenagear as pessoas que fizeram doação de peças para o museu.  Os doadores receberam cada um certificado de “Amigo do Museu”. O ato faz parte da programação da Semana do Museu.

No ano passado 16 pessoas fizeram doações para o acervo do museu. Para o prefeito Magno Bollmann, é de extrema importância esse tipo de ação por parte da comunidade. “Muitas vezes temos em casa peças que com o tempo vão se deteriorando, se perdendo. Doando ao museu elas se manterão vivas por muitos anos e irão ajudar a contar a história da nossa cidade”, disse o prefeito.

Magno ainda aproveitou para informar aos presentes os andamentos para a criação do Museu Natural Entomológico. “Esse museu irá funcionar no prédio próximo ao Trevo do Mato Preto, e além de contar a história da nossa cidade, irá auxiliar as universidades da região na realização de pesquisas na área biológica”, falou.

A vereadora Nilva Marli Larsen Holz participou do evento como doadora. Nilva doou a sua primeira câmera fotográfica, que a acompanhou por diversos anos. “Essa câmera registrou vários momentos da minha história, e agora no museu ela irá ajudar a contar a história da nossa cidade”, disse a vereadora.

O coordenador do museu Carlos Campestrini agradeceu a todos que doaram peças para o acervo do museu, e ressaltou a importância destas ações para a cultura da cidade. Campestrini ainda deixa aberto o convite para as pessoas que tiverem alguma peça antiga em casa que a traga para o museu como forma de doação. Quem tiver interesse em doar pode entrar em contato pelo email museu@saobentodosul.sc.gov ou pelo telefone (47) 3633-5924.

Quem doou em 2010: Demitry A Weber, Turenne Fóz Cunha, Emilia Bianchini, Gerson Borges, Dr. Clóvis Tomelin, Nilva Marli Larsen Holz, Jonas Maicon Alves, Adrian Marcel Kobs, Ehster Maas Paganelli, Othon Ricardo Fritz, Francisco Daniel Hirt, Tiago Rogério Hilgenstieler, Ernani Froehner, Ilson Knop, Ignatz Rohrbacher, Carlos Rohrbacher.

Workshop básico de cinema

São Bento do Sul

Quer aprender um pouco sobre o cinema? No mês de junho, com o apoio da Fundação Cultural, acontece o curso Básico de Cinema, história e técnicas de montagem. O curso terá duração de dois meses, todas as terças-feiras, das 19h às 21h. A idade mínima para freqüentar as aulas é de 16 anos.

No primeiro mês serão abordadas a história do cinema e suas escolas, como um embasamento (ministrado pela jornalista Juana Dobro). O restante do curso se direcionará à prática do roteiro à edição (ministrado pelo diretor de cinema Christian Targa Pessoa). O valor total do workshop é de R$ 160,00 pagos na inscrição. As aulas só serão realizadas com o número mínimo de 15 alunos. Mais informações e inscrições no e-mail cinemasbs@gmail.com ou pelos fones 3633-6206 e 8454-1558.

Agenda cultural

São Bento do Sul

Agenda Cultural - FESTIVAL DE OUTONO

No dia 18 de junho, São Bento do Sul terá a oportunidade de assistir ao filme "Heróis", durante o 8º Encontro de Veículos Antigos e 2º Encontro dos Entusiastas da História da Segunda Guerra Mundial.
Às 11 horas, o historiador e ator  Zé Roberto, fará uma palestra e às 13h30 será a exibição do filme. Tudo isso acontece na Promosul.

Para saber mais sobre o filme acesse:


 José Roberto Pereira - Ator e Historiador - 
Formado em Letras pela Fapam – Faculdade de Pará de Minas e em artes cênicas pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Minas Gerais. 
 Em 1993 ajudou a fundar do Grupo de Teatro Maracutaia. Dirigiu diversos espetáculos de sua própria companhia e de outros grupos da região Centro-oeste de Minas.    
É dramaturgo, escreve para jornais e revistas da cidade e região. Publicou dois livros infanto-juvenis, A Joaninha e Margarida (Mosaico Negócios Editoriais) e As Aventuras do Formiguinha Tonhonhõe (Mazza Edições), e é co-autor do livro Pará de Minas, meu amor - 150 anos de histórias e estórias. Já escreveu roteiros para comerciais de tevê e para cinema.  
Foi responsável pela pesquisa histórica e montagem do Museu Histórico e Fono Irmã Rosalina da Rede Belaar de Educação – Núcleo Pará de Minas, inaugurado em 2004.
É membro da Academia de Letras de Pará de Minas e, desde 2009, é o Diretor do Departamento de Ação e Difusão Cultural de Pará de Minas, da secretaria de Cultura.  
Possui prêmios em literatura, teatro, como educador e como produtor cultural.

-----
Diretor - Guto Aeraphe

Formado em Comunicação Social e com especialização em Criação e Produção em Mídia Eletrônica pelo UNI-BH, Guto Aeraphe já dirigiu e editou dezenas de comerciais para TV, produziu 3 documentários e 4 curtametragens, além de ter atuado como editor e diretor de imagens do Jornal da Altersa/Divinópolis. Atualmente possui sua própria produtora de vídeo e é Professor de Rádio e TV da FUNEDI/UEMG, além de coordenador dos laboratórios do curso de Comunicação. Com 10 anos de experiência em audiovisual (publicidade e jornalismo), produz e dirige dois programas exibidos na TV Educativa da região sendo um voltado para a área de saúde e outro na área de cultura e meio ambiente.

Mais informações pelo blog www.gutoaeraphe.blogspot.com

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Festival de Dança da Festa do Tropeiro

Monte Castelo

O evento aconteceu no Ginásio Municipal Marco Antonio Rauem Ribas, onde as apresentações foram um espetáculo.

Encontros com a Memória

Joinville

A Estação da Memória faz uma viagem no tempo e volta aos anos glórios da antiga Estação Ferroviária de Joinville hoje (19). Em decorrência da programação da 9ª Semana de Museus - Museu e memória, o projeto "Encontros com a Memória" promove uma homenagem aos ex-ferroviários. Além do café e do bate-papo, o evento marca o pré-lançamento da exposição e do vídeo que levam o mesmo nome do projeto. O encontro ocorre às 15 horas na plataforma da Estação da Memória.

O "Encontros com a Memória" é um projeto elaborado e desenvolvido pelo Setor de Educação da Estação da Memória. Em 2010, o projeto recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O primeiro encontro foi no dia 22 de maio de 2009 e contou com a participação dos ex-ferroviários, parentes de funcionários da Estação, colecionadores e apreciadores do transporte ferroviário.

Durante os encontros, os participantes contaram suas histórias, fizeram doações de documentos e objetos referentes à história da Estação, demonstrando o sentimento de pertencimento ao lugar que fora no passado um espaço de encontro, amizades, comemorações, namoros e despedidas. Esses relatos, documentos, fotos e peças podem ser apreciadas na exposição "Encontros com a Memória", que estará aberta à visitação neste sábado (21), a partir das 16 horas, até domingo (22) às 17 horas.

Além dos cafés e conversas, os ex-ferroviários e demais interessados participaram de atividades pedagógicas com a equipe de educação patrimonial da Estação. Essa interação a partir de jogos, vídeos, brincadeiras tem o intuito de estimular a memória, trazendo a tona as lembranças. Outra atividade interessante do projeto, foi a interação dos participantes do "Encontros com a Memória" com os jovens da Escola Municipal Germano Lenschow, em 2010. Na oportunidade, os ex-ferroviários dividiram suas histórias com os alunos, utilizando de documentos, fotos e objetos para
ilustrar essas falas.