sexta-feira, 1 de abril de 2011

Feira do Livro

Joinville

 As portas do Expocentro Edmundo Doubrawa abrem hoje, 1º de abril, para a 8ª Feira do Livro de Joinville. Nos próximos 10 dias, a comunidade vai poder conferir os lançamentos literários, participar de palestras e oficinas, e conversar com renomados autores brasileiros. O pavilhão do Edmundo Doubrawa estará aberto à visitação gratuita a partir das 9 horas, sendo que a cerimônia de abertura do evento está marcada para às 19 horas, com a participação de Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

À noite a banda da corporação dos Bombeiros Voluntários de Joinville também estará na feira saudando os presentes a partir das 18horas. Após a cerimônia de abertura ocorre a palestra com Galeno Amorim que fala sobre as "Políticas do Livro e da Literatura no Brasil", no palco principal
da feira.

Galeno Amorim assumiu a presidência da Fundação Biblioteca Nacional em fevereiro de 2011. No Ministério da Cultura é responsável pelas políticas públicas do livro e leitura e pelo Plano Na
cional do Livro e Leitura, instituíto em 2006 sob sua coordenação pelo Ministério da Cultura e da Educação. Já escreveu 16 livros, entre ensaios e literatura infanto-juvenil. Entre as obras publicadas, estão Políticas Públicas do Livro e Leitura (OEI/Editora Unesp) e Retratos da Leitura no Brasil (Imprensa Oficial do Estado de SP e Instituto Pró-Livro).

Presidiu o Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe e foi consultor de políticas públicas do livro e leitura da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, Ciências e Cultura, com sede na Espanha. Galeno foi professor de Ética e Legislação no Jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto, diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e tem mais de 30 anos de atuação como jornalista. A presença dele em Joinville reforça a importância da Feira do Livro para Joinville e região e é um momento singular para educadores, escritores e demais profissionais que atuam com literatura e também na cadeia produtiva do livro. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral.

A montagem da Feira do Livro 2011 já está quase pronta e sua programação, além de conversas com escritores e venda de livros a preços especiais, traz uma série de apresentações culturais com atrações para todas as idades. Nesta sexta-feira (1º/4) à tarde a Feira do Livro recebe, também, o médico Jairo Bouer, às 15h30. Bouer é formado em medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Ficou famoso nacionalmente pelos quadros sobre saúde, sexualidade e comportamento jovem em programas como o "Fantástico", da rede Globo, e Canal Futura. É autor dos livros "O Guia dos Curiosos sobre Sexo" e "Sexo e Cia".

Participam como expositores na Feira do Livro: Senai, Fundema, Águas de Joinville, AN Escola, Fundação Cultural de Joinville/Simdec, Prêmio Joinville de Expressão Literária, Editora Letradágua, Editora Escala, Bom Jesus/Ielusc, Lar Abdon Batista, Top Livros, Sebo Cultural, O Sebo, Brechó da Revista, Ciranda Cultural, Revista Isto É, Editora Minuano, Sociedade dos Livros, Revista Caros Amigos, Editora Panini, Emergir, Galeria dos Livros, Livraria Midas, Livrarias Curitiba, Livraria Nobel, Editora SM, Federação Espírita e Editora Cortez. A organização espera repetir o sucesso do evento de 2010 quando 42 mil pessoas passaram pelo evento que comercializou 40 mil livros.

A 8ª edição da Feira do Livro de Joinville - Educação, Cultura e Sustentabilidade - é organizada pelo Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo e tem co-realização/patrocínio da Prefeitura, Fundação Cultural de Joinville, Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e Secretaria da Educação com o apoio da Águas de Joinville, Fundema, Banco Santander, Sesc e AN Escola. A Feira do Livro é um projeto aprovado no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), em 2010. A Feira será realizada entre os dias 1º a 10/04, das 09h às 21 horas no Expocentro Edmundo Doubrawa (anexo ao Centreventos) e tem entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário