sexta-feira, 29 de abril de 2011

Panaceia em retorno de Santos

São Bento do Sul

Adaptada para o teatro de rua, a peça Baião de 2, carro chefe do Grupo de Pesquisa Teatral Panaceia, foi apresentada e elogiada no 53º Festival Santista de Teatro (Festa). Os integrantes do grupo, Rafael Rodrigues, Robson Rodrigues e Rafael Padawan, retornaram de Santos realizados. Acompanhou o trio a atriz Alessandra Nascimento, da Cia Caravana do Sonhar.

Conforme o diretor Robson Rodrigues, a crítica foi favorável e a peça fomentou longo debate com especialista no teatro de rua. Entre eles estavam o ator, diretor e professor do Grupo de Teatro Andante, de Belo Horizonte, Marcelo Bones e representantes da Rede Brasileira de Teatro de Rua. “Ficamos surpresos pela massa de artistas de todo o país presentes discutindo, debatendo e se revezando no ofício de fazer e ver o outro fazer sua arte”, observa Robson.

Atriz e diretora brasileira de cinema, teatro e televisão, Imara Reis, viu as duas sessões da peça e apontou alguns caminhos para a Panaceia. Para fechar a discussão, o crítico Darci Figueiredo, dramaturgo, diretor e ator de cinema e teatro, somou com opiniões sobre o trabalho dos são-bentenses.

Além da Mostra Oficial e Paralela, o festival promoveu o intercâmbio para estudantes cênicos e artistas paulistas, de Brasília, Rio de Janeiro e Santa Catarina. "Se na bagagem levamos a responsabilidade de representar São Bento do Sul, Santa Catarina e a Fecate (Federação Catarinense de Teatro), trouxemos na alma a certeza que o horizonte se agiganta", completa Robson. "Baião de 2" conta a história de Cícero e Geraldinho, dois artistas nordestinos que saem pelo Brasil, semeando a cultura com literatura de cordel, trava-língua, poesia, música e todo o tempero do sotaque nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário