sexta-feira, 29 de abril de 2011

Interfaces do Patrimônio Cultural com o Ensino Formal

Joinville

Professores da rede pública municipal de ensino realizam neste sábado, 30 de abril, a partir das 8 horas, uma saída de campo à área rural de Joinville. Eles participam do segundo módulo do curso de formação "Interfaces do Patrimônio Cultural com o Ensino Formal", desenvolvido pela Fundação Cultural e pela Secretaria da Educação.

O projeto foi lançado em outubro de 2009 e, ano passado, capacitou 30 professores do primeiro ao nono ano. O objetivo é discutir os usos, sentidos e motivos para a preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial partindo da reflexão sobre as memórias e identidades presentes no território rural do município de Joinville.

A capacitação dos 35 educadores participantes deste segundo módulo do projeto tem início esta noite, das 18h30 às 22h30, quando eles recebem formação teórica no Auditório Ilda Anna Krische, no Museu Arqueológico de Sambaqui (Masj). O módulo é ministrado pelos educadores e técnicos das unidades da Fundação Cultural de Joinville.

O roteiro de sábado (30) inclui visita às 8 horas à escola Germano Lenschow, na Estrada Dona Francisca, onde o grupo ouvirá um relato de experiência realizado pelos educadores do centro de ensino. Na sequência o grupo se desloca até a Estrada Bonita onde visita a propriedade da família Ango Kersten. A partir das 13h30, o grupo visita também a propriedade de Renato Piske, na Estrada do Oeste, seguido de retorno à cidade e continuidade dos trabalhos no Museu Nacional de Imigração e Colonização (Mnic) e Museu Arqueológico de Sambaqui (Masj).

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