quinta-feira, 28 de abril de 2011

Feira do Livro

São Bento do Sul

Este ano a Feira do Livro de São Bento do Sul não será feita no ginásio de esportes Annes Gualberto, como em 2010, mas na Praça Getúlio Vargas. Conforme a secretária de Educação, Salete Spitzner, a abertura será às 9 horas do dia 7 de junho, uma terça-feira. O evento segue até sábado, dia 11. Entre os nomes confirmados para este ano está o rapper, músico, compositor e escritor Gabriel, o Pensador. Até o momento, é considerado a atração de maior peso, ao lado da escritora Roseana Murray.

Nos moldes do ano passado, a feira objetiva trabalhar com professores e alunos das escolas são-bentenses. Além do bônus para a compra de livros por parte dos alunos, professores também terão bônus. Os estudantes serão motivados a dramatizar as algumas obras literárias.

Além de dramatizar, eles também acompanharão a apresentação da peça teatral “Era tudo uma brincadeira”, da Associação Teatral Arlequim. O espetáculo trata sobre a prática do bullying e suas consequências para quem sofre e quem pratica. Muitos superaram isso e hoje são homens bem sucedidos.

Em parceria com a Fundação Cultural e o Sesc, a feira terá ainda uma tenda alternativa para conversação entre palestrantes e artistas com professores e crianças. A secretaria agora monta um cronograma de visitação para as instituições de ensino. “Traremos turmas que trabalham com a literatura porque não há como transportar todos os alunos”, diz Salete.

Escritores da região também participam do evento com exposições, e das conversações. Nas escolas, a preparação é feita agora. Os estudantes se dedicam a trabalhar os livros dos artistas que palestrarão no evento e participarão das conversações. Agora a secretaria acerta os últimos detalhes da programação.

Rosena Murray nasceu no Rio de Janeiro, graduou-se em literatura e língua francesa pela Universidade de Nancy/ Aliança Francesa e publicou o primeiro livro infantil em 1980 – Fardo de Carinho. Este ano contabiliza cerca de 60 livros publicados, dois deles traduzidos no México (“Casas” e “Três Velhinhas tão velhinhas”. Os poemas da artista estão em antologias na Espanha e muitos são traduzidos em seis línguas.

Em 1986, 1994 e 1997 recebeu o prêmio de melhor poesia da FNLIJ. Outro premio da Associação Paulista de Críticos de Arte foi concedido em 1990. O auge veio em 2002, com o prêmio da Academia Brasileira de Letras para o livro Jardins, como a melhor obra literária infantil daquele ano.

O rapper Gabriel, O Pensador, não é apenas músico ele também fez a sua contribuição para com a literatura brasileira. O livro “Diário Noturno” foi escrito em madrugadas insones e criativas. A obra revela talentos e angústias deste jovem rapper brasileiro. "Quem sou eu?" sempre foi uma das perguntas fatais, como demonstram os primeiros textos do menino que se sentia desafiado e feliz, ao escrever suas redações escolares. Muitos anos e textos depois, ele se revê maduro, homem feito, profissão escolhida - mas ainda assim a chama acesa, a sensibilidade apurada, a indignação, o sonho.

Gravou o primeiro CD em 1993. De lá para cá reúne seis obras, sendo a última “Cavaleiro Andante”, de 2005. A escolha pelo rapper se deu pelos próprios professores que já fizeram formação com o artista, conforme informa a secretária de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário