quarta-feira, 13 de abril de 2011

Panacéia em Santos

São Bento do Sul

Nesta sexta-feira (15), o diretor Robson Rodrigues, os atores Rafael Rodrigues e Rafael Padawan do Grupo de Pesquisa Teatral Panacéia e atriz Alessandra Nascimento da Cia. Caravana do Sonhar viajarão para Santos.
O Panacéia foi convidado para participar do 53º FESTA - Festival Santista de Teatro, com o já conhecido espetáculo "Baião de 2", que conta a história de Cícero e Geraldinho, dois artistas nordestinos que saem pelo Brasil, semeando sua cultura, através da Literatura de Cordel, Trava-língua, poesia, música e todo o tempero do sotaque nordestino. Agora adaptada para a Rua.
O Panacéia que vem galgando novos territórios, já a algum tempo, encontra neste Festival o coroamento de um trabalho contínuo, e sistematizado. A formação do grupo se mantém a mesma a anos, o que certamente da maturidade para levar o seu trabalho a festivais como o FESTA. "Na bagagem levamos a responsabilidade de representar São Bento do Sul , Santa Catarina isso sem falar na FECATE (federação catarinense de teatro) do qual sou vice-presidente". comenta Robson Rodrigues.

No FESTA os são-bentense terão ainda a oportunidade de fazer oficinas com diversos profissionais premiados e reconhecidos da área teatral.

Oficina: Teatro Musical
Ministrante: Rodrigo Miallaret, (ator e cantor, já atuou em musicais como “Os Miseráveis” e “A Bela e a Fera”).
A oficina apresentará aos participantes conceitos básicos que os conscientizem da importância do estudo para a aquisição de técnicas que os habilitem a atuar no Teatro Musical.

Oficina: Teatro-Dança
Ministrante: Renata Melo (Diretora, preparadora corporal e destacada coreógrafa de dança-teatro. Sem em suas montagens destacam-se os espetáculos, “Bonita Lampião” e “As Domésticas“).
A oficina propõe uma preparação corporal específica para o suporte coreográfico da palavra, do texto e da dramaturgia. Integração da capacidade individual de imaginação, inteligência, estilo e energia, rompendo com padrões de pensamento, de ações e comportamento. Estimula e desenvolve requisitos corporais básicos que potencializam a comunicação.

Oficina: Práticas na Cena
Ministrante: Renato Ferraccini (Graduado em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) também pela UNICAMP, é membro do grupo LUME desde 93 e já realizou seus trabalhos nos seguintes países: Dinamarca, Noruega, Egito, Israel, Equador, Bolívia, México, EUA, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Escócia, Portugal, Coréia do Sul e Polônia).
A oficina oferece uma visão geral do treinamento cotidiano sistematizado por atores do LUME, abordando temas básicos do trabalho de ator: ética (autodisciplina e autonomia); preparação e prontidão (aquecimento do corpo-mente e presença); aspectos energéticos e técnicos do ofício (transformação do peso em energia, dinâmica das ações no espaço e no tempo, articulações e segmentação corporal, modulação da energia, jogo entre atores).
A oficina apresentará aos participantes conceitos básicos que os conscientizem da importância do estudo para a aquisição de to uma pequena viagem através das coxias).
Sobre o Festival:
Criado em 1958, o FESTA é o festival de teatro em atividade mais antigo do País. Sua criação foi encabeçada pela musa do Modernismo, Patrícia Galvão, a Pagu, com apoio do teatrólogo Paschoal Carlos Magno e do dramaturgo Plínio Marcos, entre outros.

“Respeitável Público” é o tema do 53º Festival Santista de Teatro, o FESTA, que será realizado entre os dias 15 e 23 de abril, em Santos, no litoral de São Paulo. O tema desta edição, “Respeitável Público”, foi escolhido justamente para enfatizar a interação popular com as produções teatrais que foram selecionadas. “Queremos que o público santista e da região venha ao FESTA, que sinta o festival como seu, identificando-se com o que queremos acrescentar à cidade”, diz o coordenador geral do FESTA 53, Leandro Taveira.

No total, mas de 50 apresentações artísticas poderão ser conferidas no FESTA, não só em Santos, como em outras cidades da Baixada. Além da apresentação das peças, nas categorias Adulto, Infantil e de Rua, haverá debates sobre cada espetáculo, Mostra Paralela, mesas-redondas, oficinas culturais, exposição de fotos, entre outras atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário