quarta-feira, 8 de junho de 2011

Caminhada Cultural Dona Francisca

São Bento do Sul

A quarta edição da Caminhada Cultural Dona Francisca, promovida pela Prefeitura de São Bento do Sul\W em parceria com o clube Cabeça de Pedra apresentou diversas novidades e atraiu amantes da prática de diversas cidades de Santa Catarina e Paraná. O trajeto de 10km foi percorrido ao longo da Estrada Dona Francisca com extensão por uma trilha ecológica passando por um conjunto de árvores centenárias, floresta de pinus e lavoura.

Credenciado pela Anda Brasil, o roteiro de São Bento do Sul faz parte da programação nacional de caminhadas e com isso recebe praticantes de vários locais. “Algumas mudanças aconteceram no trajeto, o qual ficou mais longo e mais atraente. Outra novidade é que a caminhada partiu de um ponto e a chegada foi no mesmo local, facilitando a participação”, disse Joel Machado do clube Cabeça de Pedra. Ao todo cerca de quarenta pessoas, divididas em pequenos grupos, fizeram a caminhada no último sábado, dia 04.

Mesmo com tantas novidades o objetivo inicial do projeto sempre foi evidenciar a colonização da Estrada Dona Francisca e sendo assim durante o passeio as pessoas tiveram a oportunidade de visitar residências antigas construídas pelos colonizadores. “Essas construções são pontos turísticos de São Bento do Sul, e na caminhada os participantes puderam conhecer a estrutura por dentro, seus detalhes e particularidades”, relata a diretora de Turismo Cristiane Nenevê da Silva.

Cada participante recebeu uma carteirinha da Anda Brasil onde devem ser cadastrados dez percursos de caminhadas, sem repetir o trajeto. “O objetivo da Anda Brasil é incentivar a prática da caminhada conhecendo diversas cidades”, comenta Joel. Para acompanhar o calendário de caminhadas basta visitar o site da Anda Brasil. “Essa foi a primeira vez que a Caminhada Dona Francisca estava registrada na Anda Brasil e já recebemos participantes de Curitiba, São José dos Pinhais e Jaraguá do Sul, e todos já vieram com suas carteirinhas, pois já haviam participado de outras caminhadas espalhadas pelo Brasil”, explica.

O departamento de Turismo e o clube Cabeça de Pedra trabalham na organização da próxima caminhada. Desta vez um circuíto inédito será registrado. O passeio está programado para acontecer na região de Rio Natal no mês de setembro, em comemoração ao aniversário de São Bento do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário