quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sesc narrativa scontemporâneas

São Bento do Sul

Os escritores Joca Reiners Terron (SP) e Carlos Henrique Schroeder (SC) participaram na noite desta terça-feira (07) do debate com pais e estudantes realizado na tenda alternativa da Feira do Livro. Com o tema “Sesc Narrativas Contemporâneas” os escritores detalharam trechos de títulos famosos e falaram sobre a importância do incentivo a leitura dentro de casa.

O escritor catarinense reforçou que a leitura pode ser muito mais prazerosa quando o leitor se entrega à literatura. “Em nosso país o hábito de ler ainda é muito baixo, mas podemos ter de exemplos países como a França, onde as pessoas lêem nas praças, pontos de ônibus, banco, enfim todo lugar dá condição de leitura”, comentou Carlos e como incentivo acrescentou que São Bento do Sul apresenta um clima bastante agradável para a leitura. “Imagina chegar em casa nesse frio, pegar um cobertor e um livro, seria bem agradável”, sugeriu.

Joca revelou aos pais e alunos presentes que as narrativas descritas nos livros geralmente são fruto de alguma experiência vivida por qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta. “Narrativas dão a certeza ao leitor que os medos, as incertezas, as angústias, as alegrias, são sentimentos já vividos por outros. Dessa forma posso afirmar que somos pessoas viciadas em histórias, e acredito que a fábula é um modelo de conhecimento que a humanidade não pode desprezar”, expressou.

Participaram da conversa com os escritores os alunos das escolas Lúcia Tschoeke, Osny Vasconcellos, Hercílio Malinowsky, Sophia Schwedler e Dalmir Pedro Cubas. O evento também contou com a participação dos pais e representantes da comunidade. “Já no primeiro dia da feira contamos com o apoio dos pais que acompanham seus filhos, seja para escolher livros como também podemos constatar sua presença nos eventos da tenda alternativa”, comentou a secretária de educação Salete Bayerl Spitzner.

A Feira do Livro prossegue até o próximo sábado, dia 11 e conta ainda com diversas atrações, como a participação dos escritores, Alcides Buss, Gabriel – O Pensador, Roseana Murray e escritores locais. Diariamente a feira acontece das 9h às 21h na Praça Getúlio Vargas, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário