quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resultado Concurso de Desenho

São Bento do Sul

Cerca de 250 trabalhos de estudantes foram inscritos no Concurso de Desenho promovido pelo departamento de Meio Ambiente. O concurso teve como objetivo escolher um representante da fauna e um da flora, os quais serão nominadas como símbolo da cidade de São Bento do Sul.

Os desenhos elaborados por estudantes sob orientação dos professores passaram pela observação minuciosa das juradas e biólogas Suzana Dreveck, Mônica Airozo e das Pedagogas Márcia Sueli Weiller Pscheidt e Cristiane Machado. “Os trabalhos apresentados foram de alto nível. Os jurados conseguiram conciliar a qualidade do desenho e a justificativa selecionando os melhores desenhos”. Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente.

Segundo Marcelo, com o auxílio de fichas de avaliação, as juradas fizeram um ranking dos trabalhos mais relevantes para definição em conjunto dos melhores, apresentando suas percepções em relação a fidelidade do regulamento, o texto, a escolha das espécies, considerando ainda a representatividade com o município.

Desta forma o desenho escolhido em relação a espécie símbolo da fauna foi o Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), trabalho este de autoria da aluna da Escola São Bento, Maria Eduarda Verbinenn. Na justificativa é apresentada a distribuição da ave, sua beleza, a aproximação com residências e a necessidade de preservação, com percepções do próprio autor. Também é apresentada uma descrição da espécie com citação de fonte.

Em relação a espécie símbolo da flora foi escolhido o Xaxim (Dicksonia sellowiana), desenhado pela aluna da Escola Rodolfo Berti, Kellen Cabral Scheffer Benaci. Na justificativa é referenciada a utilização da planta na ornamentação, ocupação de sub-bosque de florestas e ainda faz menção ao passado quando existia o corte e a fabricação de vasos, sendo hoje protegido por lei.

“As espécies apresentam sua grandeza, o Tucano ocorre na Floresta Ombrófila Mista e Densa, sendo evidente a importância como dissipador de sementes, principalmente do palmito. Já o Xaxim é uma espécie ameaçada de extinção tendo um valor diferenciado” relata o diretor de Meio Ambiente.

A entrega dos prêmios vai ocorrer na abertura da semana do Meio Ambiente na Sociedade Desportiva Bandeirantes no dia 6 de junho, às 19 horas. As professoras que orientaram os primeiros colocados também vão receber premiação. Durante o evento também acontece apresentações culturais da Orquestra Fundação Solidariedade de Curitiba, e da Banda Marcial da Escola Básica Municipal Denise Cristiane Harms. Neste dia também serão conhecidos os vencedores do Concurso de Fotografia APA Rio Vermelho/Humbold, além da entrega da premiação do Passeio Ciclístico e amostra da exposição de fotos “Biodiversidade Urbana” de Ricardo Zig Koch Cavalcanti fornecido pela ONG SPVS de Curitiba.

Marcelo ressalta ainda que na mesma data acontece a assinatura do Termo de Convênio do “Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann” da Universidade com a Prefeitura e a entrega do prêmio “Desempenho Ambiental”, oferecido pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), o qual em sua primeira edição contempla, por reconhecimento, o Prefeito de São Bento do Sul e Presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Magno Bollmann, pelos relevantes trabalhos prestados a sociedade e a preservação do Meio Ambiente, com diferentes vertentes de atuação.

Desenho Fauna
1º prêmio
Aluna: Maria Eduarda Verbinenn
Professora: Vivian H. G. Stotz
Desenho: Tucano-do-bico-verde (Ramphastos dicolorus)
Escola: EEB São Bento

2º prêmio
Aluna: Gabrielle Tamanini
Desenho: Borboleta Azul (Morpho sp)
Escola: EBM Emílio Engel

3º prêmio
Aluna: Ana Carolina Koch
Desenho: Veado Manzana sp
Escola: EBM Osny Vasconcellos

Desenho Flora
1º prêmio
Aluna: Kellen Cabral Scheffer Benaci
Professora: Juliana Cristine Hubl
Desenho: Xaxim ( Dicksonia sellowiana)
Escola: EBM Rodolfo Berti

2º prêmio
Aluna: Stephany Veiga
Desenho: Butiá (Butia sp)
Escola: EB Frederico Frendrich

3º prêmio
Aluna: Rafaela Bayerl de Lima
Desenho: Araucária (Araucaria angustifolia)
Escola: EEB São Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário