quarta-feira, 1 de junho de 2011

Espetáculo Baobá

Joinville

As conhecidas aventuras do "Pequeno Príncipe" serão revividas em meio as características da cultura afro-brasileira no espetáculo "Baobá". O livro de Antoine De Saint-Exupéry serve de base para a peça da Cia.de Dança Cisne Negro que fará apresentação na terça-feira, 7, às 20 horas, no Teatro Juarez Machado. A entrada é aberta ao público e gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com antecedência na sede da Fundação Cultural de Joinville, a partir de hoje, das 8 às 14 horas, com Augusto.

O espetáculo narra a chegada do Pequeno Príncipe ao Norte do Brasil, onde conhece um príncipe afro-brasileiro. Durante os atos, o príncipe afro-brasileiro conversa com o pequeno viajante sobre os problemas que a sua terra enfrenta, as devastações, os crimes ambientais, e a busca pela sustentabilidade. O espetáculo trabalha com a interpretação e o canto, um espaço onde os atores dançam, cantam e declamam poesias em homenagem à cultura afro-brasileira.

A Cia. de Dança Cisne Negro é considerada uma das melhores do país na área contemporânea, se apresentando nas principais cidades do Brasil e no exterior, como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Chile e Tailândia. Entre os espetáculos contemporâneos apresentados pela companhia estão "Abacadá" em 2009, "Revoada" em 2007 e "Reflexo do Espelho" de 2004. O espetáculo "Baobá" vem celebrar os 34 anos da companhia comemorados neste ano.

A apresentação da Cia de Dança Cisne Negro em Joinville é uma realização da Fundação Cultural e Prefeitura. O espetáculo é patrocinado via Lei Rouanet pela empresa Arcelor Mittal. A Fundação fica localizada nos fundos do Centreventos Cau Hansen no 3ª andar. Informações pelo (47) 3433.2190.

Sobre o espetáculo "Baobá":

A partir da ideia apresentada em O Pequeno Príncipe, em que arquétipos são jogados em pequenos planetas habitados por "homens grandes", duas crianças presenciam os absurdos do mundo. No livro, o Pequeno Príncipe precisa sair de seu diminuto planeta por se sentir sozinho depois de perceber que o objeto da sua paixão, uma rosa com apenas quatro espinhos para se defender, mostra-se vaidosa, estrategista e mentirosa. Ele então chega à conclusão de que precisa de um amigo e, talvez aproveitando uma migração de pássaros selvagens, foge. Foge, sobretudo, de uma decepção.

A estrutura da obra de Antoine de Saint-Exupéry servirá de base para a criação de uma outra realidade, também exposta através dos olhos infantis de um príncipe afro-brasileiro. Do encontro desses dois expoentes de mundos opostos, a beleza da visão pueril desses meninos desenhará um quadro alarmante da sustentabilidade de seus mundos. Na cena, o céu é azul profundo e a Esquadrilha da Fumaça escreve no ar: "Hoje à noite os planetas estarão alinhados e se você seguir as aves vai encontrar um amigo".

Saiba mais sobre a Cisne Negro Cia. de Dança:

A Cisne Negro é considera uma das melhores companhias contemporâneas do país apresentando a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas plateias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza. A companhia nasceu de uma circunstância especial: sua diretora artística, Hulda Bittencourt, juntou as alunas do já famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro com alguns atletas da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). A principal característica do grupo é a dança espontânea, energética, viril e de grande qualidade técnica e artística.

Os trabalhos da companhia inserem-se dentro do panorama contemporâneo da dança ocidental com coreógrafos inovadores e jovens. A companhia já se apresentou nas principais cidades do país e no exterior, como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Chile e Tailândia. Mais informações no site http://www.cisnenegro.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário