quinta-feira, 2 de junho de 2011

Guaramirim

A Orquestra Filarmônica SCAR Jaraguá do Sul volta a se apresentar para a comunidade regional na próxima semana: A maratona de cinco concertos ocorre em dois dias diferentes e envolverá o Quinteto de Cordas formado por integrantes do grupo principal.

Os instrumentistas dão início à temporada 2011 da Filarmônica na quinta-feira, 9, às 18h30, com uma visita musical à casa da Juventude, em Massaranduba. Na sequência, às 20 horas, seguem para o salão da Igreja da Paz, no Centro de Schroeder.

Já no sábado, 11, o mesmo quinteto embala a manhã dos idosos que residem no Lar das Flores, em Jaraguá do Sul. Logo depois, às 11h30, é a vez de a plateia da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos, também em Jaraguá do Sul, assistir os representantes da Orquestra. Por fim, às 14 horas, eles oferecem música de qualidade ao público de Guaramirim. O grupo se apresenta durante o Sábado Cidadão, em meio à Rua Ervino Hanemann, no Bairro Avaí.

Todos os concertos são gratuitos, abertos a qualquer espectador interessado e não exigem a retirada antecipada de ingressos. A exceção fica por conta da apresentação marcada para ocorrer no Lar das Flores. Este é exclusivo aos moradores do asilo.
  
A segunda edição da temporada “Caminhos da Música” foi iniciada em 2010. Patrocinada pela WEG e apoiada pelo Ministério da Cultura, ela levou a Orquestra Filarmônica a municípios como Joaçaba, Blumenau, Curitiba, Itajaí e também à microrregião de Jaraguá do Sul.

Entre 2008 e 2009, a série foi responsável por oferecer 13 concertos gratuitos assistido por mais de cinco mil espectadores. Para isso, envolveu diretamente 75 profissionais e outros 50 de maneira indireta, servindo assim como multiplicadora da economia local.

A Orquestra Filarmônica SCAR Jaraguá do Sul foi criada em 2000 e sempre teve o maestro Daniel Bortholossi como diretor-artístico. Com dez anos de existência, o grupo possui uma trajetória respeitável. Na biografia, estão concertos com o violista brasileiro Daniel Guedes e também com o maestro inglês John Traill.

Natural de Curitiba, no Paraná, Daniel Bortholossi coordena os trabalhos da Orquestra Filarmônica SCAR Jaraguá do Sul e também ocupa o cargo de maestro titular da Orquestra de Câmara de Blumenau. Ele é mestre em Artes pela USP (Universidade de São Paulo) e possui no currículo a regência de diversos concertos no exterior. Na lista estão apresentações na Ucrânia, Inglaterra, Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Rússia, República Tcheca e Romênia. Recentemente, Bortholossi ainda esteve em Omã, na Península Arábica e na Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário