quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ciclo de Cinema

Joinville

Os Ciclos de Cinema do mês de junho, com o tema "O prazer e a dor de criar", apresentam filmes com o olhar múltiplo e quase vertiginoso da literatura, da música, do teatro, da dança, das artes visuais e da arquitetura, das alegrias e sofrimentos ligados à criação artística. Este fim de semana será voltado para as obras de Peter Greenway, foram eleitos dois exemplares respeitáveis de sua vasta obra que, entre curtas e longas, já chegou aos 63 títulos.

Nesta sexta-feira (24) a sessão exibe o filme "A barriga do arquiteto", onde o personagem é um arquiteto. No sábado (25) é a vez de "A ronda da noite", o qual o personagem é um escritor. Ambos às voltas com as difíceis pontes entre o trabalho e a vida prosaica, nas quais todos estamos mergulhados e cada qual tem de se virar tanto para ser feliz, quanto para criar.

As sessões dos Ciclos estão sendo exibidas às 19h15 no auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui. Os Ciclos de Cinema são gratuitos e abertos à comunidade, sendo realizados pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ).
Sinopse dos filmes:

24, sexta-feira - A barriga do arquiteto (The belly of an architect)
Peter Greenway. Inglaterra / Itália. Drama, 1987, cores, 107 min. Com Brian Dennehy, Chloe Webb, Lambert Wilson, Sergio Fantoni, Stefania Casini, Vanni Corbellini, Alfredo Varelli, Geoffrey Copleston, Francesco Carnelutti, Marino Masé, Marne Maitland.

Um arquiteto norte-americano chega à Itália, para supervisionar uma exposição de Boullée, um arquiteto francês que ele idolatra, e que é famoso por suas construções ovais. Quando fica sabendo que seu ídolo ingere alimentos muito parecidos com seus próprios, fica desconfiado que sua jovem esposa (Chloe Webb), o está envenenando. As barrigas começam a se tornar uma fixação para ele, ao ponto de ficar doente e cada vez mais paranóico. Durante o período de nove meses, ele se torna obcecado por sua própria barriga, e começa a sentir estranhas contrações com dores muito fortes. Uma pérola dentro do gênero do cinema de vanguarda dos anos 80.

25, sábado - A ronda da noite (Nightwatching)

Peter Greenway. Holanda, Canadá, Inglaterra. Drama biográfico, 2007, cores, 134 min. Com Martin Freeman, Emily Holmes, Eva Birthistle, Jodhi May, Toby Jones, Jonathan Holmes, Michael Teigen, Kevin McNulty, Agata Buzek.

O ano de 1642 marca o ponto de virada na vida do famoso pintor holandês Rembrandt, em que ele se converte, de rica e respeitável celebridade, em um miserável desacreditado. Por insistência de sua mulher grávida Saskia, Rembrandt relutantemente concorda em pintar a milícia mosqueteira de Amsterdam, num retrato coletivo que será depois conhecido como "A Ronda da Noite". Logo acaba descobrindo que há uma conspiração em curso na qual comerciantes de Amsterdam envolvem soldados em busca de vantagens financeiras e de poder pessoal naquela que, à época, era a mais rica cidade do mundo ocidental.

Após testemunhar um vil assassinato, Rembrandt se dispõe a pôr a nu os conspiradores, estampando no quadro a sua acusação e desvelando assim o lado hipócrita e feio da época de ouro da sociedade holandesa. E sua vida muda para o lado B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário