terça-feira, 7 de junho de 2011

Digitalização do Acervo Histórico

São Bento do Sul

A Prefeitura de São Bento do Sul, através da Fundação Cultural, foi selecionada para receber patrocínio da Caixa Econômica Federal para a digitalização de dez mil documentos do Arquivo Histórico. O projeto foi contemplado a partir do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

Assinatura do contrato aconteceu no gabinete do Prefeito Magno Bollmann, e contou com o representante da Caixa, com a diretora de eventos e patrimônio histórico Ivana Lampe e o diretor presidente da Fundação Cultural Pedro Bitencourt. Com o acordo a caixa entra com R$ 80.000,00 e a Fundação Cultural com R$ 14.166,00. O prazo de execução é até dezembro deste ano.

O objetivo deste projeto, é a digitalização de dez mil documentos que compõe o acervo do Arquivo Histórico Municipal de São Bento do Sul, visando atender melhor alunos, pesquisadores e demais usuários, que poderão contar com um serviço mais ágil confiável e flexível de consultas informatizado. Através da disponibilização em formato digital de documentos e fotografias, que materializaram fragmentos da história do Município, possibilitará a diminuição do manuseio destes documentos garantindo uma melhor conservação dos mesmos.

Prefeito Magno Bollmann destacou a importância deste convênio, uma vez que irá garantir que a história da cidade se mantenha preservada por longos anos. “Com esses documentos digitalizados iremos evitar o manuseio constante destes documentos, o que certamente irá manter eles intactos por muito mais tempo”, disse o prefeito.

O processo de digitalização do acervo iniciou-se em 2007 quando, através da Lei de Incetivo à Cultura nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, a Fundação Cultural de São Bento do Sul conseguiu patrocino das Empresas SC-gás e Buddemeyer S/A para a digitalização de aproximadamente 10% do acervo. Apoiando-se em um plano de ações continuadas criou-se o Programa de Modernização do Arquivo Histórico de São Bento do Sul que vem sendo desenvolvido a cada ano, apenas com apoio de seus parceiros e patrocinadores.

Documentos, jornais, fotos e livros de registros, alguns documentos da época da colonização integram o acervo. A região ainda foi palco da Revolução Federalista e da Guerra do Contestado, muitos documentos e fotos da época encontram-se cuidadosamente acondicionados no acervo. Sendo assim a importância desse projeto está diretamente ligada a conservação das memórias que reconstitui a história nessa região do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário