segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jaraguá do Sul

Mais quatro livros do Projeto Corrente de Leitura – Passe Adiante começaram a circular pela cidade na quarta-feira (22), por volta das 14 horas, quando as obras foram deixadas pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, em bancos do Terminal Urbano, no Centro. De acordo com a supervisora da biblioteca, Dianne Katie Konell Chiodini, o operador Rogemir Pommerening, de 35 anos, foi o primeiro leitor a pegar um dos livros – “Deserto feliz”, de Charles Zimmermann – nesta sétima edição do projeto.

Das outras obras, “Crônicas de Maria e outras tantas”, de Sônia Pillon, foi levada pelo aposentado Francisco da Silva, 53 anos, e “Fadas de pedra”, de Elyandria Silva, pela agente comunitária de saúde Neuza Martins Fadas de Américo, 37 anos, enquanto que “Um lugar, versos e retalhos”, também de Elyandria Silva, ficou com Fabiano Litka de Freitas, 26 anos (foto).

Dianne Chiodini informa que os três autores dos livros desta edição da Corrente de Leitura são escritores jaraguaenses e tiveram suas obras publicadas com incentivo do Fundo Municipal de Cultura. “Estes livros não pertencem ao acervo da biblioteca, mas, mesmo assim, trata-se de um empréstimo e, por isso, as pessoas precisam preencher a ficha anexa à obra e, quando ela ficar completa, o último leitor deve nos devolver o livro”, solicita a supervisora.

Implantado em outubro de 2009, o projeto objetiva provocar a curiosidade das pessoas e criar uma corrente de leitura. Consiste na distribuição de livros em espaços públicos para que as pessoas os peguem, leiam e os repassem a outros leitores. “Quem encontrar alguma dessas obras, pode levá-la para ler e, depois de concluir a leitura, deixá-la novamente em outro local público ou passá-la a algum amigo ou parente”, orienta Dianne, acrescentando que este “empréstimo informal” é a essência desta iniciativa. Ela lembra que cada exemplar conta com um texto explicando os objetivos do projeto e orientações para fazer o livro circular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário