quarta-feira, 1 de junho de 2011

Encontro de corais

São Bento do Sul

Mais de 250 cantores participam, nesta sexta-feira, dia 03, do segundo Encontro de Corais de São Bento do Sul. O evento também marca a abertura do Festival de Outono, que conta com trinta dias de intensa programação. O Encontro de Corais será na Sociedade Ginástica, a partir das 19h30 e a entrada é gratuita.

Devido ao sucesso alcançado ano passado, o Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann, organizador do evento, convidou novamente todos os corais de São Bento do Sul para se apresentarem, e demonstrarem seu taleto. Ao todo serão 12 corais, que juntos somam mais de 250 cantores. Corais jovens, como o Infanto Juvenil Edelweiss, bem como um coral que é composto somente por vozes masculinas, que é o caso do Coral da Saengerhale e muitos outros, estarão mostrando seus dotes vocais nesta noite.

Para a cantora Célia Fendrich Batista, a Celinha, o canto é uma maneira de expressar sentimentos. “Canto num coral e espero ansiosa pelo dia do ensaio. Fico atenta à regente, mergulho nas músicas, canto com vontade e saio de lá renovada”, expressa a cantora, descrevendo suas sensações ao participar desta atividade semanal, a primeira vista despretensiosa e divertida.

A prática do canto coral envolve conhecimentos musicais e vocais do regente, o talento de instrumentistas e arranjadores e principalmente o empenho de cantores amadores, que doam parte de sua energia pessoal em busca de um resultado artístico coletivo. De acordo com Márcio Brosowsky, diretor da Escola de Música Donaldo Ritzmann e também cantor de coral há muitos anos, cantar em coro proporciona aos seus integrantes o prazer da produção musical em conjunto, e a consciência de que, como num caleidoscópio, a beleza coletiva desta arte se constrói assim como a união de vidrinhos coloridos, que separados jamais teriam o mesmo brilho.

Corais participantes:
UNIVILLE, Evangélico Luterano Oxford, Infanto Juvenil Edelweiss, Edelweiss, Saengerhalle, Santo Estanislau, Evangélico Luterano Centro, Vocal A4, Infanto Juvenil E. M. Donaldo Ritzmann, Camerata Vocal, Coral da Comunidade Filadélfia, Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário