sexta-feira, 12 de agosto de 2011

À Brasileira

São Bento do Sul

Há um ano o diretor Robson Rodrigues, da Cia Teatral Panaceia foi selecionado num teste de elenco da Cia Atos Teatro, de Joinville, e desenvolve o projeto Teatro Musical à brasileira. O projeto é coordenado pelo diretor carioca Rubens Lima Júnior, experiente em musicais, o qual já dirigiu grupos em várias partes do país.

“Eis aí uma experiência realmente enriquecedora, trabalhar com uma linguagem absolutamente diferente das que eu costumo trabalhar e ter a frente um dos mais importantes e premiados diretores contemporâneo nessa área me dá satisfação e sem sombra de dúvidas uma enorme responsabilidade”, destaca Rodrigues. O ator são-bentense faz parte do espetáculo “À Brasileira”, cuja apresentação ocorre na segunda-feira, às 20h30, no Teatro Juarez Machado. Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

O espetáculo faz parte da mostra joinvilense de teatro Cena 8, o qual reúne dez dias de atrações para o público em comemoração aos 10 anos da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote). A programação de teatro se intensifica desde quinta-feira até o dia 20, em oito palcos espalhados por toda a cidade.

Para Robson Rodrigues, o desafio é notório. São nsaios longos todos os finais de semana no espaço Avá Ramim, em Joinville. Ele acredita na força do trabalho e vê no projeto uma oportunidade ímpar de crescimento técnico e artístico próprio. “A equipe que lá encontro é muito dedicada, o que dá a cada ensaio um desafio todo especial”, frisa.

O autor França Júnior relata fatos da vida cotidiana do século XIX, quando era comum ignorar as leis em favor das amizades. As leis não tinham tanto valor quanto a palavra de um bom amigo. Os textos mostram um brasileiro que sabe “dar um jeitinho”, sem ferir a lei, o que nem sempre correspondia a ser ético. Projeto aprovado no Edital 2010 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), o espetáculo é dirigido por Rubens Lima Junior, e conta com um elenco de seis atores para encenar as características do povo brasileiro.

“À Brasileira”, da companhia Atos Teatro é uma comédia musical que reúne dois textos de França Júnior: “O tipo de brasileiro” e “Defeito de família”. A apresentação do espetáculo será na segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário