sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Espaço outro

Joinville

Às 15 horas de amanhã (13) haverá teatro de rua na Praça Nereu Ramos com a peça "Espaço Outro". Trata-se de um espetáculo teatral de estrutura peculiar, realizado pela Acruel Companhia, de Curitiba. O público é convidado a entrar em uma grande caixa de acrílico transparente onde uma narração em off orienta o olhar. As cenas acontecem fora, espalhadas pela praça. Algumas são pequenas e infiltradas entre as pessoas comuns, outras intervêm no movimento natural do lugar. Assim, enquanto os espectadores da caixa têm uma orientação objetiva e subjetiva sobre as ações, os passantes têm uma percepção espontânea das mesmas. Estes últimos observam, ainda, a grande caixa de acrílico com indivíduos encerrados, que acaba por se transformar em uma obra das artes visuais.

São muitas as possibilidades de se relacionar com a peça, mas Espaço Outro privilegia o público da caixa. A maior característica do trabalho é dar a este o poder de Onisciência. A narração lhe permite saber mais sobre o presente, e até um pouco sobre o passado e futuro, do que as pessoas que observam de fora. Estabelece-se um jogo que permite novas visões sobre o espaço público, mais atentas e sensíveis. Mas, como todo jogo, trata-se de um desafio. O espectador deve ir descobrindo a melhor forma de lidar com a narração.

Ficha técnica:
Criação Cênica: Ana Ferreira, Emanuelle Sotoski e Rubia Romani.
Interpretação: Ana Ferreira, Emanuelle Sotoski, Rubia Romani, Alessandro Ferreira, Cláudia Souza, Eduardo Walger, Elton Krug, Renato Sbardelotto, Roger Batista, Verônica Rodrigues, Vida Santos, Vivian Schmitz.
Texto: Ana Ferreira, Emanuelle Sotoski e Rubia Romani.
Narração: Lui Riveglini, Vivian Schmitz, Ana Ferreira, Luiz Bertazzo, Emanuelle Sotoski e Cleydson Nascimento.
Produção Sonora: Daniel Starck.
Colaboração em dramaturgia: Lígia Oliveira.
Equipe de apoio: Jaqueline Lira, Isadora Terra e Pamela Stival.
Adereços: Saulo de Almeida.
Cenotécnica: Sérgio Richter.
Assessoria de Imprensa: Daniel Starck.
Design Gráfico: Jean Snege.
Produção: Bia Reiner.
Realização: Acruel Companhia e Bia Reiner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário