sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ciclos de Cinema - Joias dos anos 70

Joinville

Os Ciclos de Cinema "Joias dos anos 70" encerram sua programação nesta semana. Na lista dos filmes selecionados para o mês de agosto, constaram produções vindas do México, Estados Unidos, Suécia e do Japão, entre comédias, policiais e dramas. As sessões dos ciclos ocorrem todas as sextas-feiras e sábados, às 19h15, no auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Na sessão de sábado (27) será exibido o filme "Manhattan", de Woody Allen. O escritor de meia-idade divorciado, protagonizado pelo próprio Woody Allen, está vivendo uma confusão entre as mulheres de sua vida. Sua ex-esposa decide viver com uma amiga e escrever um livro sobre o relacionamento deles. Neste período ele está apaixonado por uma jovem de 17 anos, que corresponde a este amor. Mas, quando ele conhece a sexy e intelectual Mary, amante de seu melhor amigo, o frustado escritor apaixona-se perdidamente.

Os Ciclos de Cinema são realizados pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) com o apoio do Museu Arqueológico de Sambaqui. A entrada é aberta ao público e gratuito.

Sinopse dos filme:

Woody Allen. EUA. Comédia romântica em p&b, 1979, 96min. Com Woody Allen (Isaac Davis), Diane Keaton (Mary Wilke), Michael Murphy (Yale), Mariel Hemingway (Tracy), Meryl Streep (Jill), Anne Byrne (Emily), Karen Ludwig (Connie), Michael O"Donoghue (Dennis).

Um escritor de meia-idade divorciado (Woody Allen) se vê em situação constrangedora quando sua ex-mulher decide viver com uma amiga e publicar um livro em que revela assuntos muito particulares do relacionamento deles. Neste período ele está apaixonado por uma jovem de 17 anos (Mariel Hemingway), que corresponde a este amor. No entanto, ele se sente atraído por uma pessoa mais madura, a amante do seu melhor amigo, que é casado. A música é de George Gershwin, executada pela New York Philharmonic sob a regência de Zubin Mehta e pela Buffalo Philharmonic, regida por Michael Tilson Thomas. "Manhattan" é um obra antológico de Woody Allen, merecedora de numerosos prêmios e indicações: duas indicações ao Oscar (melhor atriz coadjuvante para Mariel Hemingway e melhor roteiro original), uma indicação para o Globo de Ouro (melhor filme - drama), dois prêmios no BAFTA (melhor filme e melhor roteiro), além de outras oito indicações (melhor diretor, melhor ator - Woody Allen, melhor atriz - Diane Keaton, melhor atriz coadjuvante - Mariel Hemingway e Meryl Streep), melhor fotografia, melhor edição e melhor som; ganhou também o César de melhor filme estrangeiro e o Prêmio Bodil de melhor filme americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário