quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Centro de Referência em Tecelagem Artesanal

Joinville

Os trabalhos artesanais dos teares formam um novo cenário em meio à história da colonização da Estrada Dona Francisca. A comunidade pode conhecer a arte de tecer e, também, participar visitando o Centro de Referência em Tecelagem Artesanal na Casa Krüger. O centro pretende promover um programa comunitário articulando o conhecimento técnico para a produção artesanal, por meio de oficinas e pesquisa artística nas linguagens da tapeçaria e da tecelagem.

Participantes do centro vão passar por programas de formação, pesquisa, produção e comercialização das peças produzidas. O objetivo do programa é o desenvolvimento da economia solidária e criativa, se tornando um campo alternativo para atuação de adultos de ambos os sexos, mas principalmente para as mulheres trabalhadoras.

O projeto do Centro de Referência em Tecelagem Artesanal foi criado a partir de uma parceria entre a Fundação Cultural de Joinville, por meio da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e da Escola de Artes Fritz Alt, a Secretaria de Assistência Social e a Fundação Turística de Joinville. Além dessa parceria, o projeto teve a concessão de uso do conjunto de teares da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, adquiridos para o Projeto de Organização e Gestão Comunitária - Desenvolvimento de Postos de Ocupação Produtiva (2007) com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego e do Comitê Fome Zero Joinville.

Um espaço de referência para a tecelagem artesanal com programas de formação, pesquisa, produção e comercialização de manufaturados, como toalhas, panos, tapetes, adornos, guarnições, bolsas e outros artefatos. Estes produtos são feitos a partir de fios industriais ou urdidos de fibras naturais, bem como o reaproveitamento de tecidos e outros materiais.

Para formalizar o lançamento do Centro de Referência em Tecelagem Artesanal na Casa Krüger, hoje (31) houve uma aula especial com a professora e artista plástica Clara Fernandes. Representantes das secretarias e instituições participantes do Centro conheceram as oficinas e o espaço do programa durante a tarde.

O programa de formação do CRTA compreende duas oficinas permanentes, sendo uma integrada ao Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura por meio da Escola de Artes Fritz Alt, e outra oficina ligada ao Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas da Secretaria de Assistência Social. A Oficina de Tecelagem visa oferecer formação em tecelagem compreendendo conhecimentos de técnicas em teares manuais voltadas para a manufatura de artefatos que possam ser comercializados. A Oficina de Economia Solidária é voltada para a formação da economia e do empreendedorismo social, mediante a capacitação dos grupos para produção e a comercialização dos produtos gerados na oficina de tecelagem.

Na Oficina de Tecelagem os participantes terão um breve histórico e a contextualização da tecelagem, aprendem a reconhecer os materiais que envolvem o tear e o modo de manuseio do tear de pente liço e pedal. A pesquisa identitária de materiais e suportes, e a aplicação das técnicas em produtos também serão apresentadas durante as aulas. Os conceitos e os princípios da economia solidária, do empreendedorismo social e do comércio justo serão ensinados na Oficina de Economia Solidária. Além disso, os participantes terão orientações sobre autogestão e organização em economia, práticas de qualificação e comercialização de produtos artesanais.

As aulas de tecelagem na Casa Krüger são oferecidas desde o ano passado, por meio do Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura. As aulas são ministradas pela professora Luciane Sell da Silva, da Escola de Artes Fritz Alt. Atualmente, participam da Oficina de Tecelagem cerca de 20 alunos, que estavam cadastrados na Secretaria de Assistência Social. Os interessados em participar dos programas do Centro de Referência em Tecelagem podem se cadastrar na Casa Krüger. As aulas são gratuitas e abertas a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário