quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pretexto Arte Contemporânea

São Bento do Sul

O Sesc promove o projeto Pretexto Arte Contemporânea na cidade nos próximos meses. O objetivo não é apenas identificar os artistas para expor o trabalho de arte deles simplesmente, mas levar conhecimento qualificado sobre o processo criativo, mercadológico e artístico da arte. “É um projeto de longo prazo com resultados no presente e no futuro”, observa Dianalice Lodi Ribeiro, responsável pelo setor cultural do Sesc.

Enquanto cada Pretexto se constrói os resultados são colocados à disposição do público. Daí a característica de organicidade. O Pretexto forma um circuito de arte na cidade. Ao todo são três etapas de oficinas, nas quais o assessor promove a troca de experiências entre os artistas, discute questões relativas ao circuito de arte no país, retoma a importância da feitura do portifólio do artista, e finaliza com orientações que norteiam o processo de curadoria e montagem.

O assessor das oficinas são-bentenses será o artista plástico rio-negrense Charles Narloch. Mestre em biotecnologia pela Ufsc, expôs fez exposições entre as décadas de 1980 e 90, com destaque para o Salão Nacional Victor Meirelles e Mostra Latinoamericana de Arte de Campo Grande. Coordenou a implantação do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (1997 a 1998), em Florianópolis. Coordenou a redação e implantação da nova Lei do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (1997), garantindo a participação de representantes das associações artísticas entre seus membros. Coordenou a redação e implantação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (1998), bem como sua regulamentação. Coordenou a redação e implantação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Joinville (2005 a 2006), bem como sua regulamentação. Os participantes desenvolverão uma obra específica para o projeto e montarão uma exposição na Galeria de arte do Sesc, a qual ficará aberta ao público de 22 de outubro a 30 de novembro.

A partir da abertura, são oferecidas visitas guiadas com monitores capacitados e programação paralela. Desta maneira o projeto mapeia efetivamente a produção de arte catarinense, qualifica a produção dos artistas, instaura circuitos locais de arte, registra a recente produção catarinense e promove o debate com o público.

São 12 vagas apenas e as inscrições são gratuitas até quarta-feira, 31. “Artistas e pessoas interessadas em produções artísticas visuais e abertas a experimentações serão bem vindas ao projeto”, completa Dianalice. Ao telefonar no Sesc, pelo 3633-0658, os interessados devem passar o nome completo, telefone, e-mail e conversar um pouco sobre a base dos trabalhos que já produziu, a proposta artística e o que espera do curso.

O Sesc recebe também a mostra Lugares Imaginários. Trata-se de uma exposição de artes visuais estruturada a partir de três lugares citados no livro “Dicionário de Lugares Imaginários”, cada lugar compõe um núcleo de discussão, problematizado pelo trabalho de três artistas cujas obras compõem a mostra. A exposição é composta por três trabalhos de arte e uma exposição virtual que apresentará o trabalho de nove artistas. Em paralelo à mostra será oferecida oficina ministrada por um dos artistas participantes da exposição, visitas guiadas, debates e oficinas. A mostra inicia dia 5 de setembro e segue até 7 de outubro, aberta das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Escolas podem agendar visitas guiadas e oficinas pelo telefone 3633-0658.

Programação Pretexto
Primeira etapa
03/09 - 14h: Encontro coletivo com abordagem teórica acerca de arte contemporânea.
17h: Encontro individual com os artistas identificando linhas possíveis para a produção proposta.
Segunda etapa
23/09 - 19h: Encontro individual para avaliação das propostas a partir de estudos apresentados.
24/09 - 08h: Encontro coletivo para apresentação das propostas ao grupo.
Terceira etapa
21/10 - 19h: Execução das propostas, entrega de textos para catálogo, montagem da exposição.
22/10 - 08h: Término da montagem.
19h: Abertura da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário