segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Poesia do meio ambiente

Corupá

Os alunos de 7º ano do ensino fundamental declamaram poesias de educação ambiental, à comissão julgadora, na última terça-feira (23), no auditório da Escola de Educação Básica São José. Os alunos participantes foram:

·                        Alex Lawin e Aline Carreño: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira
·                        Isaías Felix de Carvalho e Anderson Mateus da Silva: Escola Municipal Francisco Mees
·                        Otávio José Rosá e Dianis Kelli Martinello: Escola Municipal José Pasqualini
·                        Tiffany Mayandra da Rocha: Escola de Educação Básica São José
    
A atividade refere-se ao Programa de Educação Ambiental Relação do Homem com a Natureza, com o slogan “Mostre suas garras pela natureza”. A modalidade 7º ano como tarefa deveria elaborar uma poesia, envolvendo os seis elementos que compõem o meio ambiente: água, ar, fauna, flora, solo e ser humano. A melhor poesia da turma participou do concurso, que avaliou a criatividade, coerência ao tema, gramática, ortografia, organização e apresentação (desenvoltura e ritmo). A premiação do primeiro lugar será no encerramento do programa. 
 
O programa ocorre anualmente desde 1997, no período de março a agosto, na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), Rota das Cachoeiras, objetivando promover aulas de educação ambiental para professores e  alunos da educação básica, buscando sua compreensão acerca da importância e dependência de sua relação com a natureza.

Atualmente envolve 900 alunos de educação infantil (maternal III e jardim), ensino fundamental (3º e 7º ano e 6ª série da rede estadual), alunos do Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos)  e 2º ano do ensino médio das redes municipal, estadual e particular de ensino. Neste ano, as aulas acontecem todas às quintas-feiras, Durante as aulas há três oficinas: trilha ecológica, palestras e atividades dinâmicas, planejadas de acordo com faixa etária dos alunos.

Após as aulas ministradas na RPPN, cada turma é responsável em desenvolver uma atividade referente ao tema "Relação do homem com a natureza" e apresentar em data definida pela coordenação do programa. O programa é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá, Battistella Florestal, Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Joinville e Associação de Ecoturismo "Rota das Cachoeiras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário