segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Contaminhações - Linhas de Infância e Lúdico.Cotidiano

Joinville

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e o Museu de Arte (MAJ) apresentam amanhã (16) o lançamento das exposições coletivas "Contaminações - Linhas de Infância" e "Lúdico.Cotidiano". A abertura das mostras será realizada às 20 horas nos Anexos 1 e 2 da Cidadela Cultural. Antes do lançamento, os artistas e curadores das exposições participam de um bate-papo às 19 horas na Sala de Cinema, na Cidadela.

As imagens e os segredos da infância fragmentadas na memória, esse é o gancho da coletiva "Contaminações - Linhas da Infância". Linhas, cores, colagens, fotografias, formas mostram a memória desse tempo. Por outro, esse jogo das formas e do processo de reflexão teórica, instigam a discussão e movimentam uma ação pedagógica.

A mostra apresenta 25 obras desenvolvidas pelos artistas catarinenses Philippe Arruda, Juliana Hoffmann, Susana Bianchini e Dirce Körbes e pelo artista gaúcho radicado em Florianópolis, Carlos Asp, com coordenação e produção cultural de Chris Ramirez - Tí Hervè Produção.

O projeto propõe uma discussão sobre o processo criativo nas áreas de artes plásticas, pintura e fotografia. Serão expostos painéis com textos em versão braile, como provoção e reflexão sobre as ações de acessibilidade em meio às criações artísticas.

As obras foram realizadas durante um ano e meio de encontros e debates. Cada artista manteve uma obra de sua autoria e entregou outras quatro para sofrerem intervenções, resultando em 20 "contaminações" e cinco obras exclusivas.

O projeto é uma realização dos cinco artistas, uma mediadora, produtora da Associação Cultural Alquimídia.org, contando com apoio da Over Digital, Museu de Arte de Joinville, Fundação Cultural e Prefeitura, com incentivo federal da Lei Rouanet e patrocínio da Tractebel Energia. O lançamento da exposição foi realizado no Museu Histórico de Santa Catarina, em 09 de setembro de 2010.

A exposição fica aberta para visitação até o dia 16 de outubro de 2011 no Anexo 2. O horário de visitação é de terça a sexta-feira das 9h às 18h, sábado, domingo e feriado das 12h às 18h. Entrada aberta ao público e gratuito.

"Lúdico.Cotidiano" é uma exposição que apresenta uma proposta de mostra diversificada nos modos de fazer, um jogo com as formas, com as linhas de desenho. A curadora da exposição, Adriane Hernandez indica dois modos dessa busca de diversificação da criação.

"O primeiro aponta para a vontade de jogar - brincar: jogar com as formas, com as linhas do desenho, com as cores e com a inversão dos sentidos comuns, presentes no cotidiano das pessoas. O outro modo traz a energia do trabalho - produção - contida na tenacidade, com a tentativa de equilíbrio, de eterna perda e eterno reformular; mas também aí encontramos a idéia de jogo, desta vez o jogo de construção e desconstrução presentes na nossa vida desde a infância", reflete a curadora da exposição.

A mostra conta com as obras dos artistas André Winn, Carolina Moraes Marchese, Érika Romaniuk, João Genaro, Karen Campos, Luana Alt, Morgana Ávila, Thiago Reis e Vini Albernaz, e coordenação de Fernando Igansi.

Aberta para visitação até o dia 16 de outubro de 2011 no Anexo 1, o horário de visitação da exposição é de terça a sexta-feira das 9 às 18 horas, sábado, domingo e feriado das 12 às 18 horas. Entrada aberta ao público e gratuito.

Carlos Asp (Rio Grande do Sul, 1949)Artista e educador, é formado em Educação Artística pela UDESC, em Florianópolis, onde reside. Participou de cursos e salões, obtendo várias premiações. Fez exposições individuais e coletivas no Brasil e na Itália. Destaca-se MARGS e MAC em POA/RS; Fórum La Sete Nelmondo Firenze/Itália, (2003); Projeto SESC (2005); MASC, Instituto Tomie Ohtake, SP (2007), FUNARTE/MinC RIO/RJ (1987); MARIANTONIA/USP (2006); Fundação Cultural BADESC (2008).

Dirce Körbes (Santa Catarina, 1962)É formada e pós-graduada em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UDESC. Sua trajetória inclui exposições de pintura no Brasil e no Exterior, com exposições coletivas recentes em Florianópolis, Paris, Buenos Aires e Itália. Fez mostras individuais no Museu de Arte de Santa Catarina (1991), no Museu Histórico ? Palácio Cruz e Sousa (2008) e na Alemanha, Akademie Kues, em Bernkastel (2009) e no Parlamento de Mainz (2010).

Juliana N. Hoffmann (Santa Catarina, 1965)A artista desenvolve trabalhos de pintura (acrílica sobre tela) e nos trabalhos mais recentes vem incorporando a fotografia à pintura. Fez várias exposições individuais, entre elas duas no Museu de Arte de Santa Catarina, (1991 e 2004), e uma no Museu Histórico ? Palácio Cruz e Sousa, (2008). Exposições coletivas recentes: 2008: Nova York; 2009: Paris, Florianópolis e Buenos Aires; 2010: Florianópolis, Itália.

Philippe Arruda (Santa Catarina, 1962)Fotógrafo profissional há 20 anos, especializado em fotografia publicitária e com incursão na Fine Art. Idealizador dos grupos ?Fratura Exposta?, ?Buraco Negro? e ?Lestada e a Desconstrução?. Fez várias exposições individuais e coletivas, nas principais capitais brasileiras, França e Alemanha. É diretor de fotografia do longa metragem ?Minhocas? e também um dos dos fotógrafos mais premiados de Santa Catarina.

Susana Bianchini (Santa Catarina, 1958)Pintora, atualmente desenvolve pesquisa com fotografia. Formada em Artes Plásticas pelo centro de Artes da UDESC ? Universidade do Estado de Santa Catarina, vive e trabalha em Florianópolis. Freqüentou cursos, workshops e simpósios no Brasil e no exterior. Participou de exposições coletivas recentes em Florianópolis, Paris, Buenos Aires e Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário