segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os desejos de Pedro

Corupá

Os alunos de 1º ao 5º ano da Escola Municipal José Pasqualini de Corupá tiveram um momento diferente e de reflexão na manhã de quarta-feira (24), quando assistiram a peça teatral “Os desejos de Pedro”, encenada pela Cia. Teatral Alma Livre, de Jaraguá, por meio de fantoches.   A escolha da escola foi sugerida pela Apae de Jaraguá do Sul, que realiza anualmente, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e  Múltipla. O tema deste ano é “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha a coragem de ser diferente”.

O objetivo da semana é lembrar a sociedade da importância de conviver com pessoas portadoras de limitações intelectuais. Diversos eventos estão sendo promovidos na unidade de Jaraguá, e em escolas de Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder.    A peça “Os desejos de Pedro”, escrita pelas atrizes Mery Petty e Nicoli Pereira, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Jaraguá do Sul e Apae, está baseada nas dificuldades, que Pedro, um aluno da instituição enfrenta em casa e na escola. As atrizes conseguiram retratar por meio de fantoches, as situações pelas quais o aluno passa no dia-a-dia.
     
Na peça, o menino pede ao mago que lhe atenda três desejos: ser respeitado, valorizado e autogestor. Como mensagem, o teatro nos ensina que “somos todos diferentes, mas no fim somos todos iguais”, destaca Rosane Teresinha Jahnke Vailatti, Assistente Social da Apae.       A peça agradou aos alunos pela forma dinâmica e divertida, levando os alunos a interagir com o tema, para que compreendam a mensagem com facilidade e criticidade. O aluno Pedro da Apae esteve presente na apresentação, acompanhado da assistente Rosane e conversou com a turma.

A Cia. Alma Livre foi fundada em 10 de outubro de 2007 pelas atrizes Mery Petty e Nicoli Pereira, ambas bacharéis em artes cênicas pela FURB - Blumenau, juntamente com a musicista Beth Mueller, graduada em Regência Coral pela UNICAMP - Campinas e Eduardo Alves, compositor,  premiado como Melhor Trilha Sonora (Espetáculo Patinho Feio) no 1º Festival de Teatro de Campos de Goytacazes – RJ – 2006.   A Cia. Alma Livre produz espetáculos e apresentações em diversas áreas:

Teatro: Espetáculos  de bonecos, contação de histórias,   teatro empresarial, teatro didático e intervenções urbanas. Música: Apresentações em bares, casamentos e festas. Produções de jingles e trilhas sonoras.

Além disso, oferece cursos livres de teatro e de teatro de bonecos, workshops de contação de histórias, confecção de bonecos, teatro de lambe-lambe e direção cênica,  cursos livres de música (violão, canto e harmonia popular), workshops de regência coral,  técnica vocal e harmonia popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário