terça-feira, 16 de agosto de 2011

Major Vieira, breve história de sua formação étnica

Canoinhas

Ocorreu quarta-feira (10), na Livraria Vocábulos, o lançamento do livro “Major Vieira, breve história de sua formação étnica” de autoria do major-vieirense Eloi Giovane Muchalovski, funcionário da Epagri e historiador. Em tese, a obra caracteriza-se por ser uma proposta conciliatória entre três campos científicos: a Antropologia, a Geografia e com mais volume a História.

Com o uso destes campos do conhecimento o autor busca compreender a estruturação de um povo local sob a esfera da regionalização, entender a ocupação humana do espaço, especificamente da região do atual município de Major Vieira. Dentro dessa conciliação procura analisar historicamente as características culturais dos diferentes grupos que primitivamente habitaram, lavraram e colonizaram o espaço do município e região em diferentes momentos históricos, estabelecendo, sob a análise das interações étnicas com o meio e com as diferentes culturas, um mecanismo de conceituação da etnicidade e da regionalidade, como também pontuar a mescla de possibilidades metodológicas que este tipo de interação poderá propiciar na observância dos grupos étnicos.

Sendo assim, o livro não se caracteriza por um levantamento de dados e fatos político-administrativos, ou exaltador de um determinado grupo étnico; refere-se essencialmente em estudar a formação imaginária do espaço majorvieirense dentro de um processo histórico. Essa busca se faz na abordagem das minorias, dos vencidos; característico do seu modelo historiográfico: a Etno-História. Dentro dessa perspectiva o autor procura contar e reconstituir a História focando o habitante, desde o primitivo indígena, o tropeiro, o caboclo até a chegada do emigrante europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário