segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Recursos efetivados pelo Simdec

Joinville

Desde a implantação do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), em 2006, pela primeira vez os recursos destinados a projetos da Fundação Cultural de Joinville e suas unidades serão efetivados. Para 2011, foram disponibilizados R$ 468 mil que serão aplicados prioritariamente em obras de conservação, reforma e restauração das unidades da FCJ.

Em conformidade com a Lei Municipal nº 5.372, que criou o Simdec, 30% dos recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) é destinado aos projetos da instituição. Neste momento, a equipe técnica está trabalhando na elaboração dos projetos que serão analisados pela Comissão de Avaliação de Projetos (CAP). O desenvolvimento destas ações ocorrerá até o final deste ano.

Estes recursos se somam aos demais já divulgados para serem utilizados prioritariamente nas obras de conservação, reforma e restauração da unidades. Em função das obras previstas para o segundo semestre, algumas unidades terão suas atividades administrativas alteradas ou transferidas.

Na sexta-feira (26/08), a FCJ iniciou uma série de visitas às suas unidades, na presença dos fiscais da Vigilância Sanitária. A ação tem como objetivo a avaliação dos locais, visando a adequação imediata e eventuais correções em projetos executivos.

A FCJ prevê a transferência da administração das unidades para locais alternativos, ainda a serem definidos, até que as obras sejam concluídas. A primeira unidade visitada foi o Museu de Arte de Joinville que apresentou o indicativo de transferência de sua administração para outro local Cidadela Cultural, por conta das obras. As exposições organizadas ns Anexos 1 e 2 da Cidadela Cultural permanecem abertas para visitação.

O Museu Casa Fritz Alt e o Museu Arqueológico de Sambaqui já estão fechados para visitação, atendendo somente no setor administrativo, mas também poderão ter suas atividades transferidas em função das obras. Todas as medidas tomadas serão divulgadas à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário